• O que muda no corpo ao consumir azeite de oliva todos os dias
  • Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação
  • Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:40h • 15 de julho de 2024

Preço da carne continua em queda, acumulando -6,48% em um ano

Redução nos preços das carnes frescas e industrializadas anima consumidores

Da redação | Com informação da Agência Gov | Foto: Divulgação

Picanha é uma das carnes preferidas em churrascos por brasileiros
Picanha é uma das carnes preferidas em churrascos por brasileiros

Os preços da carne estão em queda constante, trazendo alívio para os consumidores brasileiros. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC-A), divulgado pelo IBGE, a inflação das carnes frescas foi negativa em 2,89% nos últimos seis meses, tornando a carne 2,89% mais barata em comparação com o final de 2023.

Em um período de 12 meses, a redução acumulada é ainda maior, chegando a -6,48%. Apenas em junho deste ano, houve uma queda de 0,47% em relação a maio. Além das carnes frescas, a carne industrializada também apresentou uma diminuição nos preços, com uma queda acumulada de 2,84% nos últimos 12 meses.

Essa tendência de queda nos preços está beneficiando os consumidores que planejam um churrasco, tornando mais acessíveis tanto as carnes frescas quanto as industrializadas.

Redução de preços e consumo de pescados

A tendência de queda nos preços não se limita às carnes. Em junho, o preço dos pescados caiu 0,80% no Brasil, oferecendo uma alternativa mais econômica para quem deseja variar no churrasco.

Isso significa que, mesmo sem um planejamento prévio, os consumidores não enfrentarão grandes aumentos nos preços ao optar por incluir pescados na refeição.

Bebidas e infusões

Embora os preços das bebidas não estejam em queda, a inflação desse grupo foi relativamente baixa em junho, com um índice de 0,67%.

No acumulado dos seis meses, o índice foi de 6,09%, e no acumulado de 12 meses, 5,74%. Esses números sugerem que, apesar de uma ligeira alta, os preços das bebidas estão sob controle.

Desempenho regional

Entre as cidades brasileiras, Belém registrou a maior queda nos preços das carnes frescas em junho deste ano, com -2,69%.

No acumulado dos seis meses, o Rio de Janeiro liderou com uma redução de -5,11%. No período de 12 meses, Salvador destacou-se com a maior queda, registrando -10,83%.

Fatores que influenciam a queda de preços

Uma das principais razões para a queda nos preços das carnes é a alta oferta. Em 2023, foram produzidas 8,91 milhões de toneladas de carne bovina, um aumento de 11,2% em relação a 2022 e 8,6% acima do recorde anterior, de 2019. Esse aumento na produção resultou em um excedente direcionado para o consumo interno, contribuindo para a redução dos preços.

Segundo uma pesquisa da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da Universidade de São Paulo, o volume de carne aumentou em 900 mil toneladas em 2023, enquanto a exportação cresceu apenas 22,8 mil toneladas, totalizando 2,29 milhões de toneladas. Esse aumento na capacidade de consumo interno, impulsionado pela geração de empregos e melhoria de renda, ajudou a controlar os preços.

Impacto da reforma tributária

Com a inclusão das carnes na lista de itens da cesta básica isentos de impostos, conforme decidido pela Câmara dos Deputados na regulamentação da Reforma Tributária, espera-se que a pressão sobre os preços devido aos tributos diminua no longo prazo. Essa medida deve contribuir para a continuidade da queda nos preços das carnes, beneficiando ainda mais os consumidores.

Essas mudanças indicam um cenário positivo para os consumidores brasileiros, que podem aproveitar a queda nos preços das carnes e outras proteínas, mantendo o churrasco acessível e saboroso.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 13:49h • 29 de janeiro de 2026

Venda casada, garantia e arrependimento estão entre temas do quiz do Procon-SP

Consulta avalia temas centrais do Código de Defesa do Consumidor e ajuda a orientar ações educativas do órgão

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:13h • 29 de janeiro de 2026

Estudo revela ligação profunda entre cérebro e sistema imunológico em casos de depressão

Pesquisa da USP com Harvard mostra que genes típicos do cérebro podem ser ativados em células de defesa durante estresse e depressão

Descrição da imagem

Educação • 12:32h • 29 de janeiro de 2026

Nova resolução do Cofen reforça papel do enfermeiro e valoriza formação superior

Norma amplia segurança jurídica na prescrição de medicamentos e impulsiona demanda por cursos de Enfermagem

Descrição da imagem

Saúde • 12:05h • 29 de janeiro de 2026

O que muda no corpo ao consumir azeite de oliva todos os dias

Ingrediente-chave da dieta mediterrânea, o azeite extravirgem está associado a ganhos cardiovasculares, metabólicos e anti-inflamatórios quando usado com regularidade

Descrição da imagem

Saúde • 11:29h • 29 de janeiro de 2026

Estudo da Fiocruz confirma eficácia da vacina contra gripe no Brasil em 2025

Pesquisa analisou a circulação do vírus influenza no país e reforça a importância da vacinação, apesar da baixa adesão entre grupos prioritários

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 29 de janeiro de 2026

Feira da Família de Tarumã recebe show de Giovanna Ferreira nesta quinta-feira

Apresentação musical acontece dia 29 de janeiro, a partir das 18h, no Espaço Múltiplo Teolindo Toni, com entrada gratuita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:46h • 29 de janeiro de 2026

O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos são indicados ao Bafta

Brasil tem três indicações ao prêmio conhecido como Oscar inglês

Descrição da imagem

Educação • 10:24h • 29 de janeiro de 2026

Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação

Estão previstas 850 vagas em cinco cursos de pós-graduação lato sensu, de âmbito nacional ou estadual, oferecidos na modalidade Educação à Distância

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar