• São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?
  • Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis
  • Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:41h • 20 de maio de 2025

Praias de água doce de SP são opção de aventura, lazer, esportes aquáticos, pesca esportiva e sossego

Estado de São Paulo dispõe de 99 municípios do interior prontos para bem receber turistas à beira de volumosos e atraentes rios com areia e tudo

Agência SP | Foto: Prefeitura de Rubineia

Pier de Rubineia
Pier de Rubineia

Há tempos deixou de ser um privilégio colocar os pés na areia à frente somente do Atlântico. É certo que praias são locais para diversão, prática de esportes, banhos de sol, descanso, reunião de amigos e família. Só no litoral paulista são 293 praias pelos 622 km de extensão. Mas hoje, o estado de São Paulo dispõe ainda de 99 municípios do interior prontos para bem receber turistas à beira de volumosos e atraentes rios. Com areia e tudo.

“As praias de água doce oferecem estrutura suficiente para quem quiser aproveitar as águas de um rio em meio a bonitos cenários para se refrescar, com tranquilidade e até com belo verde ao redor”, diz Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Vale lembrar que se chama água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençois subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar.

As paisagens dessas praias do interior do estado de São Paulo chegam a parecer com as do litoral não fosse a distância de mais de 700 km do oceano. Pelo sossego encontrado no interior, muitos turistas têm trocado as férias no mar pelos rios, sem estradas lotadas e que se apresentam como uma boa opção de lazer aos moradores da região que têm a vantagem de dispor dessas prainhas.

Muitos desses locais são bem estruturados até com palmeiras na decoração. É o caso da praia da cidade de Rifaina, por exemplo, que fica na região de Franca, concorrida por sua natureza, belas paisagens, boa gastronomia, muitas aves, onde os visitantes podem desfrutar de um banho nas águas represadas do Rio Grande.

Mergulho em Rifaina (Foto -Prefeitura de Rifaina)

Rifaina, através do Rio Grande e da Represa de Jaguara, está entre um dos principais locais de mergulho de água doce do país. A região possui muitos cânions e oferece mergulhos para todos os níveis, onde a profundidade varia conforme o ponto de mergulho e pode alcançar os 50 metros. Destaque para grandes formações submersas, onde em alguns momentos passa-se grandes cardumes, resquícios da antiga cidade, cachoeiras submersas, entre outras. Com uma população de pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade sempre teve vocação turística. Distante 475 km da capital, o destino recebe nos feriados e finais de semana mais de 150 mil turistas a cada ano.

Este mar de água doce em São Paulo é benéfico para o turismo de lazer, com foco na função recreativa, relacionado com o descanso psicológico e físico. As prainhas que se formam, por exemplo, na beira do famoso Rio Tietê, na região do município de Bauru, são uma boa opção de entretenimento, divertimento e a prática desportiva para os moradores e visitantes. Cidades como Arealva, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Pederneiras oferecem uma boa estrutura para quem quer aproveitar as águas do rio e ainda colocar o pé na areia, sem precisar ir muito longe.

Um bom exemplo do turismo fluvial é o município de Sabino, distante 474 km da capital e com pouco mais de 5.550 habitantes, oferece um disputado ponto turístico: a Praia Municipal, considerada uma das mais belas praias de água doce do interior paulista. Esta prainha oferece em sua estrutura quiosque, banheiros, área de camping, estacionamento, academia ao ar livre para pessoas com deficiência, local para pesca, palco para realização de grandes eventos, embarcadouro, quadra de areia e outros, além da sua bela paisagem. É muito procurada.

Balneário Municipal de Rosana (Foto: Prefeitura de Rosana)

Outra praia paulista famosa é a de Rosana, cidade que, com 17.440 habitantes, está localizada no extremo oeste do estado de São Paulo, distante 749 km da capital, e que vem se evidenciando perante o cenário regional devido à grande procura pela pesca, pois é cortada por dois grandes rios do país, o Paraná e o Paranapanema. E chama a atenção e vislumbra quem avista a fusão dessas águas de diferentes cores. É essa abundância de água que movimenta notoriamente a pesca, levando turistas do país inteiro à região atrás dos peixes típicos como o tucunaré, pintado, jaú, dourado, tilápia, entre outros. Destaque também para a procura dos esportes náuticos como esqui, caiaque e mergulho nas águas claras do Rio Paraná, onde, em sua proximidade, encontra-se uma embarcação submersa da década de 30, utilizada na Revolução Paulista dos Tenentes.

Com grande notoriedade na região, a prainha de Rosana, como é conhecida, concentra alguns tipos de oferta turística como a gastronomia e o lazer, além de ser ponto de partida para passeios no rio Paraná. Por isso o Balneário Municipal é lugar ideal para se divertir com a família e amigos, com fácil acesso, pois possui sinalização por todo o trajeto. Construído às margens do Rio Paraná, conta com infraestrutura com banheiros, duchas, estacionamento, quadras de areia, campo de futebol de areia, playground para as crianças, policiamento e Corpo de Bombeiros.

Paranapanema – Praia às margens da Represa Jurumirim (Foto – Prefeitura de Paranapanema)

Na Estância Turística de Paranapanema o famoso rio, também denominado Paranapanema, tem 46 quilômetros de extensão dentro do município. Neste curso de água doce os moradores encontram muito entretenimento e os turistas podem recarregar suas energias nos diversos balneários existentes. Com 20 mil habitantes, este destino fica a 268 km de distância da capital. Algumas atrações de Paranapanema ficam nos arredores, como a Represa Jurumirim, cerca de 6 quilômetros do centro. O local é perfeito para a prática de esportes náuticos como windsurf e jet-ski, além de oferecer excelentes pontos para a pesca. Esta represa é formada pelo represamento da Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema, e banha 10 municípios no centro-sul do estado.

Importante lembrar que um quinto de toda a área da represa fica nesta cidade, propiciando diversas áreas com infraestrutura como a Praia dos Holandeses, a Praia Branca, Enseada Azul e a Praia Fluvial Ilha do Sol. Local muito procurado na região, a Ilha do Sol, com uma praia de água doce, fica a sete quilômetros do centro e tem acesso livre para banhistas, pesqueiro, com rampa para embarcações, banheiros, campo de futebol e uma vista privilegiada para o pôr do sol. Outro atrativo é a Vila dos Pescadores, instituída na década de 60, conhecida como Bairro da Ponte, que está localizada às margens do rio Paranapanema, com bons pontos de pesca e seu destaque é o tucunaré.

Pier de Rubineia – (Foto – Prefeitura de Rubineia)

Outra cidade marcante pelo turismo fluvial é a pequena Rubinéia – com 3.833 habitantes e distante 632 km da capital, localizada às margens do Rio Paraná, na região que faz divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Suas praias de água doce são o destaque, como Praia do Sol, Praia da Esmeralda e Praia do Pedregulho Cor de Rosa. Com uma forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para quem gosta de esportes aquáticos e pesca esportiva. As praias deste Município de Interesse Turístico contam com uma infraestrutura que atende bem o visitante e a gastronomia à base de peixe já virou marca registrada. Em tempo: um dos grandes atrativos da cidade é a Ponte Rodoferroviária que liga os estados de Mato Grosso do Sul a São Paulo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:23h • 04 de agosto de 2025

Maquiagem em crianças pode causar puberdade precoce, alerta especialista

Endocrinologista pediátrico explica como substâncias químicas presentes em cosméticos podem afetar o desenvolvimento hormonal e causar efeitos a longo prazo

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025

Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda

Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio

Descrição da imagem

Mundo • 18:33h • 04 de agosto de 2025

CPI das Bets aponta jogo compulsivo como crise silenciosa de saúde pública no Brasil

Audiência no Congresso reúne especialistas e propõe regulação mais rígida das apostas online, diante do aumento de transtornos mentais associados ao vício em jogos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?