• Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
  • OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:24h • 06 de setembro de 2025

Poucos recebem cuidado adequado contra depressão, aponta OMS

Segundo a organização, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com problemas de saúde mental em todo o mundo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: Arquivo Âncora1

Entre os problemas, ansiedade e depressão surgiram como os mais prevalentes em todo o mundo, com 4,4% e 4%, respectivamente.
Entre os problemas, ansiedade e depressão surgiram como os mais prevalentes em todo o mundo, com 4,4% e 4%, respectivamente.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com problemas de saúde mental. Isso é o que mostram dois novos relatórios divulgados nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a organização, ansiedade e depressão são muito prevalentes em todos os países e afetam pessoas de todas as idades e faixas de renda – e poucas recebem o cuidado adequado. "Estima-se que menos de uma em cada dez pessoas (9%) com depressão receba tratamento minimamente adequado em todo o mundo", alerta o relatório.Os documentos também alertam que esses problemas representam a segunda maior causa de incapacidade de longo prazo, contribuindo para a perda de anos de vida saudável.

Além do prejuízo para as famílias envolvidas, a entidade ainda destaca que os transtornos mentais elevam os custos de saúde e acarretam perdas econômicas significativas, em escala global. "Transformar os serviços de saúde mental é um dos desafios de saúde pública mais urgentes", afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Ansiedade e depressão

Um dos relatórios divulgados, o "World Mental Health Today", analisa de forma mais detalhada como a população mundial é impactada por problemas de saúde mental. Os dados mostram que, em 2021, 14% da população – mais de um bilhão de pessoas – vivia com algum tipo de transtorno mental.

Entre os problemas, ansiedade e depressão surgiram como os mais prevalentes em todo o mundo, com 4,4% e 4%, respectivamente. Também foi analisada a incidência das doenças por sexo. As mulheres são as mais afetadas, com 53,1% afirmando sofrer de algum problema de saúde mental. Entre os homens, a porcentagem fica em 46,9%. Outro ponto destacado pelo documento é que boa parte das pessoas com transtornos mentais não recebe atendimento formal de saúde mental.

Consequências econômicas

O material ainda mostra as consequências econômicas do aumento da incidência de problemas mentais entre a população mundial. Isso porque, além dos custos com saúde, há a perda da produtividade e custos indiretos envolvidos nesses transtornos. "As perdas anuais de produtividade global somente para esses dois transtornos [ansiedade e depressão] são estimadas em US$ 1 trilhão", destaca a OMS.

Apesar desses custos, há uma preocupante estagnação nos investimentos em saúde mental, de acordo com o segundo relatório, o "Mental Health Atlas 2024". O gasto médio dos governos com esse tema permanece em apenas 2% dos orçamentos totais de saúde, cenário que não muda desde 2017.

Além disso, as reformas e o desenvolvimento dos serviços para cuidado da saúde mental avançam lentamente. Menos de 10% dos países concluíram a transição para modelos de cuidado comunitário. "Cada governo e cada líder têm a responsabilidade de agir com urgência e garantir que o cuidado em saúde mental seja tratado não como um privilégio, mas como um direito básico para todos", defende o diretor-geral da OMS.

Necessidade de investimento

Considerando os dados de ambos os relatórios, a OMS avalia que os países estão muito distantes das metas estabelecidas no Plano de Ação Integral em Saúde Mental da organização. Para a instituição, são necessários esforços e investimentos urgentes para a melhoria do tratamento de questões de saúde mental em todo o mundo. Nesse contexto, a OMS destaca que são fundamentais:

  • Financiamento equitativo dos serviços de saúde mental

  • Reforma legal e de políticas para garantir os direitos humanos

  • Investimento sustentado na força de trabalho em saúde mental

  • Expansão do cuidado comunitário e centrado na pessoa

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 08:31h • 05 de dezembro de 2025

Governo inicia distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Vacinação de gestantes protege recém-nascidos e reduz internações

Descrição da imagem

Cidades • 08:09h • 05 de dezembro de 2025

Ônibus da Prevenção atende mulheres nesta sexta em Florínea

Ação da Secretaria de Higiene e Saúde oferece atendimento gratuito das 9h às 15h30 em frente ao ESF

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 05 de dezembro de 2025

Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis

Dias serão de sol e variação de nuvens, com mínimas entre 16ºC e 20ºC e máximas chegando a 33ºC

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18