• Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris
  • Empresas de Assis seguem emitindo NFS-e normalmente durante adequações no sistema
  • Prefeitura de Assis retoma parceria com a APASS e restabelece serviços de proteção animal
  • Praça do Jardim Europa segue inacabada um ano após anúncio e gera queixas de abandono em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:43h • 28 de março de 2025

PATs encaminharam mais de 750 mil mulheres para seleções em SP

Com 200 unidades em todo o estado, serviço conecta trabalhadoras a oportunidades de emprego

Agência SP | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Para se candidatar a uma vaga de emprego no PAT, é necessário levar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho.
Para se candidatar a uma vaga de emprego no PAT, é necessário levar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Em celebração ao Mês Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo reforça seu compromisso em trabalhar políticas públicas que promovam a autonomia econômica das mulheres e a redução das desigualdades no mercado de trabalho.

Por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), houve mais de 750 mil encaminhamentos de mulheres a oportunidades de emprego em todo o estado desde de 2023. Do total dos encaminhamentos feitos pelos PATs, as mulheres representam 45,5%.

A subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade da SDE, Mariana Rodrigues, destaca a importância de iniciativas voltadas à inserção feminina no mercado. “O acesso ao emprego formal e à qualificação profissional é essencial para a construção de um mercado de trabalho mais justo e igualitário. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique para trás”, afirma.

Para Joyce de Melo Araújo, mãe de dois filhos e moradora de Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo, a atuação do PAT foi determinante na sua recolocação profissional após o encerramento do contrato da empresa em que trabalhava.

“O PAT me deu a oportunidade que eu precisava. Hoje, estou empregada na minha área, com todos os direitos garantidos e condições dignas de trabalho”, conta Joyce, que conquistou uma vaga de assistente administrativo, com salário compatível com sua experiência e registro formal.

Ela explica que enfrentou muitas dificuldades para conseguir um emprego devido à maternidade, algo que não aconteceu com o marido. “Os obstáculos aumentaram depois que me tornei mãe pela primeira vez. Encontrei muitas portas fechadas, foram quase três anos para retornar ao mercado”, relata Joyce, que aponta o fato de ser mãe como o seu principal impulsionador para querer e precisar trabalhar.

Para se candidatar a uma vaga de emprego no PAT, é necessário levar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. O programa conta com mais de 200 unidades distribuídas pelo território paulista. Os endereços podem ser consultados em desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats.

Sobre os PATs

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado, inclusive em unidades do Poupatempo. Em 2024, foram ofertadas mais de 400 mil vagas de empregos nas unidades dos PATs no estado.

Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e auxiliam os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro entre quem procura emprego e quem tem uma vaga a oferecer, dentre outros serviços.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 16:31h • 24 de janeiro de 2026

Início do ano expõe fragilidades financeiras e aumenta perdas entre apostadores

Desorganização financeira no início do ano e decisões impulsivas aumentam perdas nas apostas esportivas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:13h • 24 de janeiro de 2026

Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris

Entre palácios, jardins e obras que atravessaram séculos, visitar o Louvre é mergulhar na grandiosidade da humanidade. Uma experiência que emociona tanto dentro do museu quanto em seus espaços externos icônicos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:46h • 24 de janeiro de 2026

Exibição gratuita no Cine FEMA Piracaia amplia acesso ao cinema de qualidade em Assis

Iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura amplia acesso ao cinema de qualidade e reforça oferta cultural fora do circuito comercial

Descrição da imagem

Educação • 15:10h • 24 de janeiro de 2026

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:53h • 24 de janeiro de 2026

Sofhya Vaqueira: infância no campo, autismo e uma história que conquistou a internet

Aos 7 anos, menina autista soma 1 milhão de seguidores ao compartilhar uma rotina simples, familiar e acompanhada de perto pelos pais

Descrição da imagem

Economia • 14:19h • 24 de janeiro de 2026

Preços de repelentes podem variar até 110%, diz Procon

Pesquisa identificou maior variação de preço em repelente infantil

Descrição da imagem

Saúde • 13:38h • 24 de janeiro de 2026

Laudo psiquiátrico, para que serve e quando é exigido em decisões médicas e legais

Documento tem validade jurídica em todo o Brasil, reúne diagnóstico e prognóstico clínico e já pode ser emitido de forma 100% digital por plataformas de telemedicina

Descrição da imagem

Mundo • 13:04h • 24 de janeiro de 2026

Cabeça d'água: veja orientações dos Bombeiros para não correr riscos em rios e cachoeiras

Fenômeno é caracterizado pelo aumento repentino do volume e da velocidade da água em rios, córregos e cachoeiras e ocorre, principalmente, em razão de chuvas intensas nas partes mais altas das bacias hidrográficas, comuns no verão

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar