• Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
  • Confira o calendário do comércio de Assis para o mês de agosto
  • Assis terá semana de sol e sem previsão de chuva até sexta-feira; confira a previsão
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 15:51h • 09 de junho de 2025

População trans critica nova idade mínima para hormônios

Em abril, CFM proibiu processo hormonioterapia para menores de 18 anos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O programa, um conjunto de procedimentos de saúde prestados a pessoas trans, travestis e não binárias, foi instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008, por meio da Portaria no 1.707. Em 2013, foi redefinido e ampliado, com a Portaria no 2.803.
O programa, um conjunto de procedimentos de saúde prestados a pessoas trans, travestis e não binárias, foi instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008, por meio da Portaria no 1.707. Em 2013, foi redefinido e ampliado, com a Portaria no 2.803.

A farmacêutica Beo Oliveira Leite iniciou sua transição de gênero em 2019, aos 23 anos, em Vitória da Conquista (BA), sem acesso a acompanhamento médico especializado. “Comecei a hormonização por conta própria, pois não havia ambulatórios acessíveis”, lembra. O mais próximo ficava em Salvador, onde funcionava o Processo Transexualizador do SUS.

Mesmo sendo da área da saúde, Beo enfrentou dificuldades: buscava protocolos oficiais na internet e enfrentava barreiras como a exigência de acompanhamento psiquiátrico. Hoje doutoranda na UFBA, ela critica a nova Resolução nº 2.427 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que proíbe o uso de bloqueadores hormonais e a terapia hormonal cruzada em menores de 18 anos.

Segundo o CFM, a mudança foi motivada por relatos de arrependimento e destransição em jovens. O texto também proíbe cirurgias de redesignação em menores de 18 anos e impõe acompanhamento por urologistas ou ginecologistas, conforme o sexo de nascimento.

Beo aponta retrocessos: “O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito à saúde desde os 12 anos. Estamos dificultando o acesso de jovens trans ao SUS.” Ela destaca que, sem acompanhamento, muitos adolescentes recorrem a hormônios por conta própria, o que aumenta os riscos à saúde.

A presidenta da Antra, Bruna Benevides, vê a resolução como um ataque institucionalizado à população trans. “Trata-se da institucionalização da transfobia. O direito à saúde não pode ser negado às crianças e adolescentes trans.”

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar a legalidade da resolução, com base em denúncias da Antra e da associação Mães pela Diversidade. A Sociedade Brasileira de Pediatria também pediu a revogação da norma, defendendo o retorno da resolução anterior (nº 2.265).

Para Sara Wagner York, especialista em gênero e sexualidade, a resolução ignora as vozes das crianças e adolescentes trans. “O problema não é o uso de hormônios, é o preconceito contra quem está nesse grupo.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

Descrição da imagem

Cidades • 15:02h • 04 de agosto de 2025

Evento “Sinais de alerta” muda de local e será realizado no restaurante PedPizza em Maracaí

Atividade voltada ao fortalecimento feminino acontecerá nesta terça-feira, 5 de agosto, a partir das 8h30 da manhã, com café, aula de defesa pessoal e palestra informativa

Descrição da imagem

Saúde • 14:32h • 04 de agosto de 2025

Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox

Em aeronaves é obrigatório aviso sonoro sobre sarampo

Descrição da imagem

Classificados • 14:13h • 04 de agosto de 2025

Programa Trainee Itaú Unibanco 2026 abre inscrições com salário de R$ 9,3 mil

Interessados podem se candidatar até 1º de setembro; processo seletivo será online e está aberto para estudantes e recém-formados de todo o Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?