• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 12:19h • 15 de outubro de 2024

Polo Turístico Religioso impulsiona economia no interior paulista

A atuação da Alesp contribui para o desenvolvimento das regiões com raízes na fé no estado, sendo Aparecida um símbolo de devoção e peregrinação no Brasil

Da Redação com informações da Alesp | Fotos: Rodrigo Romeo/Fotos Públicas

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida

Foram 230 quilômetros percorridos em sete dias de caminhada. Pelo trajeto, muitos desafios e uma fé que não mede distância. Ao final, a satisfação de estar diante de um destino sonhado: o Santuário Nacional de Nossa Senhora, no município de Aparecida (SP). O autônomo Jefferson Silva Santos, 39 anos, saiu de Campinas para cumprir uma promessa e, assim como ele, milhares de pessoas seguem o mesmo rumo neste dia 12 de outubro, momento de celebrar a Padroeira do Brasil.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está diretamente ligada a isso. Foi a partir da aprovação da Casa que nasceu a Lei 11.220/2002, que instituiu o Polo Turístico das Cidades Religiosas Paulistas.

Na prática, a norma possibilita o fortalecimento estrutural das regiões que têm nas questões da fé um forte atrativo para alavancar sua economia e turismo. A proposta surgiu por iniciativa do deputado Jorge Caruso (MDB). Além de Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, por exemplo, são outras cidades que fazem parte desse conjunto.

"A criação do polo turístico promove uma valorização da identidade cultural e religiosa local. Aparecida, sendo um centro de peregrinação reconhecido nacionalmente, atrai milhões de visitantes todos os anos. Assim, a legislação favorece a implementação de infraestrutura adequada, como melhorias em transportes, acessibilidade e serviços turísticos, que são essenciais para receber os visitantes com qualidade", afirma o secretário de Cultura de Aparecida, Michel Oliveira.

"Isso resulta em mais empregos diretos e indiretos nas áreas de hotelaria, comércio e serviços. Não só beneficia a economia local, mas também estimula a capacitação profissional da população", acrescenta o secretário.

Oliveira lembra que o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi responsável pela construção da identidade municipal. A Santa foi encontrada em 1717, quando Aparecida ainda pertencia a Guaratinguetá. A emancipação só aconteceu dois séculos depois, em 1928.

"Essa identidade foi construída não somente de forma cultural, mas também econômica, tendo o turismo religioso como principal fonte de renda. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira não só da cidade como de todo o Brasil. Nossa segunda maior fonte de renda é o próprio Santuário Nacional", completa Oliveira.

Celebração

A Festa da Padroeira é a principal celebração de Aparecida. Outubro é o mês de maior movimento para a cidade, sendo esta a data que milhares de peregrinos escolhem para cumprir suas promessas. Há pessoas de várias regiões do País que, ao conseguirem uma graça, prometem ir à cidade e entregar objetos, cartas, fazer sacrifícios a pé ou de joelhos e assistir a missas.

"A nossa homenagem à Padroeira do Brasil tem uma programação pensada com muito zelo para os peregrinos e munícipes da cidade. Com o tema 'Amparo e carinho com os filhos da Rainha do Brasil', a nossa festa vem agradecer às inúmeras graças que recebemos através da intercessão de Nossa Senhora. Além dos shows, nós teremos apresentações culturais que deixarão a festa ainda mais bonita", afirma a secretária municipal de Turismo de Aparecida, Zenilda Cunha.

Além da Festa, a Prefeitura preparou equipes de apoio da Secretaria de Saúde para acolher os peregrinos que vvão a pé. Tendas de auxílio na Avenida Padroeira do Brasil, e na entrada da cidade, pela Avenida Getúlio Vargas, contarão com equipes prestando atendimentos básicos como aferição de pressão e glicemia, fisioterapia e curativos. O Santuário Nacional tem sua própria programação, que pode ser acessada aqui.

"Vemos aumentando, cada vez mais, o número de pessoas que vão à Aparecida. Temos o conhecido Caminho da Fé, que passa pela Rodovia Dutra, e isso faz do Santuário não apenas um destino para o dia 12 de outubro, mas do ano todo. Ao lado do Círio de Nazaré, manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, realizado há mais de 200 anos em Belém, no Pará, que acontece no segundo domingo de outubro, o Dia da Padroeira também é uma grande manifestação religiosa no Brasil", comenta o padre da Arquidiocese de São Paulo, Juarez de Castro.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar