• Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário
  • Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas
  • Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 10:11h • 18 de novembro de 2025

Polícia Civil inicia programa para implantar salas de acolhimento às vítimas de crimes sexuais

Com objetivo de oferecer serviço multidisciplinar e evitar a revitimização, projeto começa por Itaquaquecetuba, Mauá e Itapevi

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer
Atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer

A Polícia Civil de São Paulo deu início a um projeto piloto para aprimorar o atendimento e suporte às vítimas de violência sexual nos municípios da Grande São Paulo. O Programa Ação Protetiva 360º visa oferecer um serviço multidisciplinar para garantir a rapidez na coleta de provas, preservar a integridade das investigações e dar atendimento humanizado às vítimas.

Em caráter experimental de 180 dias, o projeto será implementado nas cidades de Itaquaquecetuba, Mauá e Itapevi. Após o período, será apresentado um relatório detalhado com os principais resultados do programa, para avaliar a continuidade e a expansão para outras regiões do estado.

Esse tipo de atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer. Para evitar o deslocamento das vítimas que moram na região metropolitana até a capital, o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) quer viabilizar o serviço e o acolhimento em hospitais locais, diminuindo o tempo de espera e o deslocamento das vítimas.

“A proposta é vantajosa para todos os lados. As vítimas vão economizar tempo e transporte para fazer os exames e os profissionais da área da saúde vão ser capacitados para realizar o atendimento mais adequado a elas, além de dar mais celeridade no encaminhamento da prova”, disse o diretor do Demacro, Luiz Carlos do Carmo.

Rapidez nos exames

Uma das frentes do projeto é padronizar procedimentos de coleta e transporte de material biológico da vítima em até 48 horas, prazo essencial para garantir a eficácia da análise forense e assegurar elementos para a responsabilização penal do autor do crime.

Alguns outros exames como testes de gravidez e de detecção de possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também precisam ser feitos com urgência para a vítima iniciar imediatamente o tratamento adequado nos casos que envolvem estupro.

“Queremos aperfeiçoar um atendimento que já é considerado sensível. Esse projeto piloto será importante para a gente descentralizar e aumentar esses locais com serviço multidisciplinar para vítimas de violência sexual”, disse a coordenadora do Demacro, Jamila Ferrari.

Criação de salas acolhedoras

O projeto deve aprimorar a cooperação técnica e material da Polícia Civil com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, os órgãos de saúde e assistência social, os municípios da Grande São Paulo e as redes de proteção às mulheres e crianças.

O programa também quer intensificar o combate ao estupro de vulneráveis, especialmente nos casos de violência praticada no ambiente familiar, crime que enfrenta alta subnotificação.

A parceria vai priorizar o acolhimento humanizado das vítimas, por meio da criação de salas reservadas e acolhedoras para o atendimento, garantindo suporte psicológico, social e jurídico contínuo durante todo o procedimento policial.

“Essa cooperação é por um bem maior: a vítima. Queremos minimizar as repetições de depoimentos e exames que podem fazer com que ela reviva aquele trauma durante o atendimento médico”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.

Bem-Me-Quer

A Ação Protetiva 360º, na Grande São Paulo, foi inspirada no projeto Bem-Me-Quer, voltado ao atendimento exclusivo a mulheres vítimas de violência sexual de todas as idades e também vítimas do sexo masculino com até 13 anos incompletos.

O serviço funciona no Hospital da Mulher, na capital paulista e é desenvolvido em parceria entre as secretarias da Segurança Pública e da Saúde.

O programa é um elo essencial para oferecer o suporte necessário à vítima, de modo que ela tenha todo o respaldo durante o registro do crime. Assim, a mulher tem acesso a todos os procedimentos em um único lugar, sem precisar ir a vários equipamentos públicos em busca de ajuda.

Alguns dos serviços médicos e assistenciais prestados são os exames de corpo de delito, atendimento psicológico, assistência social, suporte jurídico e perícia médica. Nos últimos dois anos, foram prestados mais de 10 mil atendimentos pelo programa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 21:19h • 19 de janeiro de 2026

Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário

Manifesto de Vitório Pacaccini questiona acusações exibidas em documentário e reforça debate sobre desconstrução da narrativa histórica

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:38h • 19 de janeiro de 2026

Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas

Pesquisa aponta avanço na maturidade digital das empresas, com adoção mais técnica, estratégica e integrada da inteligência artificial

Descrição da imagem

Mundo • 19:29h • 19 de janeiro de 2026

O futuro do trabalho chegou: 2026 coloca flexibilidade contra controle nas empresas

Especialista aponta tendências do trabalho remoto e alerta que modelos rígidos podem custar produtividade, engajamento e talentos

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:32h • 19 de janeiro de 2026

Da estrutura do átomo às supercordas, a física busca unificar as leis do Universo

Astrônomo do Urânia Planetário explica como partículas fundamentais e dimensões ocultas estão no centro das pesquisas da ciência moderna

Descrição da imagem

Cidades • 17:49h • 19 de janeiro de 2026

Saúde de Maracaí reúne gestantes e puérperas em ação de acolhimento e orientação no dia 30

Reunião promove acolhimento, orientação profissional e planejamento do cuidado para gestantes e mães no pós-parto

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 19 de janeiro de 2026

Cansado das telas? O Brasil tem destinos de natureza que promovem um verdadeiro detox digital

O Brasil é um paraíso para quem busca trocar as notificações constantes pelo silêncio e pelo contato direto com a natureza

Descrição da imagem

Saúde • 16:48h • 19 de janeiro de 2026

Prevenção: Saúde alerta para cuidados com aranhas no verão

Com mais de 28 mil registros no último triênio, Paraná reforça atenção devido às altas temperaturas. As aranha-marrom (Loxosceles) e a armadeira (Phoneutria) são as espécies de maior relevância médica no Estado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:19h • 19 de janeiro de 2026

Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo

Cenário de escassez hídrica tem relação com o La Niña

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar