• Assis lança REFIS 2025 com até 100% de desconto em juros e multas para regularização de débitos
  • Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis
  • Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:33h • 25 de março de 2025

Pesquisadores criam método mais preciso para identificar TDAH em jovens

O estudo foi desenvolvido com apoio da Fapesp no Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental da USP

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O modelo incorporou fatores clínicos e sociodemográficos, permitindo separar indivíduos sem o transtorno em grupos de alto e baixo risco.
O modelo incorporou fatores clínicos e sociodemográficos, permitindo separar indivíduos sem o transtorno em grupos de alto e baixo risco.

Pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (Cism) desenvolveram um método inovador para diferenciar biomarcadores neurobiológicos em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O estudo científico representa um importante avanço para aumentar a precisão na identificação de características associadas ao transtorno.

Sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o Cism é financiado pela Fapesp.

O estudo analisou dados de 2.511 jovens de 6 a 14 anos, participantes da “Coorte Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais”, projeto que faz parte do Cism. Os resultados foram divulgados no periódico European Child & Adolescent Psychiatry.

Os pesquisadores utilizaram um modelo baseado em riscos para refinar análises e aumentar a precisão na identificação de marcadores genéticos, volumetria cerebral e funções executivas associadas ao TDAH.

O modelo multivariado incorporou fatores clínicos e sociodemográficos, permitindo separar indivíduos sem o transtorno em grupos de alto e baixo risco. Essa abordagem revelou diferenças mais acentuadas entre os grupos, com resultados mais expressivos em biomarcadores-chave, como os escores poligênicos e os volumes subcorticais.

Enquanto análises tradicionais demonstravam uma sobreposição significativa – mais de 90% – entre os grupos, o novo método praticamente dobrou as áreas sem sobreposição.

Os escores poligênicos são medidas que quantificam a predisposição genética de um indivíduo a uma doença. As estruturas subcorticais são regiões localizadas nas camadas mais profundas do cérebro que podem apresentar diferentes tamanhos.

O pesquisador Igor Duarte, autor principal da investigação e membro do Cism, explica que, no presente estudo, foram analisadas especificamente cinco áreas de estruturas subcorticais que, segundo pesquisas recentes, têm relação com o TDAH: o hipocampo, putâmen, núcleo caudado, amígdala e o núcleo accumbens.

“A abordagem baseada em risco ajuda a superar as limitações dos métodos tradicionais, que simplesmente classificam se a pessoa tem ou não tem o transtorno. Em vez disso, considera diferentes níveis e variações da condição”, explica Duarte. “O método demonstra potencial para ser aplicado a outros transtornos mentais, avançando na compreensão e manejo clínico de condições como o TDAH”, acrescenta o pesquisador.

O estudo científico também evidenciou a ausência de diferenças neurobiológicas marcantes entre os indivíduos de alto risco e aqueles já diagnosticados, sugerindo, portanto, a influência de fatores ambientais e de resiliência para o transtorno.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 13:51h • 20 de agosto de 2025

Dia do Estagiário: Trampolim oferece cursos e vagas em SP

Os candidatos têm acesso a vagas de emprego, cursos de qualificação e diversas ferramentas que aumentam as chances de sucesso no processo seletivo

Descrição da imagem

Saúde • 13:18h • 20 de agosto de 2025

Fernanda Rodrigues anuncia retorno de câncer de pele e alerta sobre prevenção

Atriz tranquiliza fãs após diagnóstico de carcinoma e especialistas explicam principais tipos, sintomas e formas de prevenção contra a doença mais comum no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:35h • 20 de agosto de 2025

Viagem Literária 2025 leva histórias afro-brasileiras para bibliotecas do interior paulista

Circuito já passou por Assis na terça-feira e segue nesta semana com apresentações em Ourinhos, Presidente Prudente, Venceslau, Bastos, Tupã, Marília e Garça

Descrição da imagem

Cidades • 12:01h • 20 de agosto de 2025

Energisa instala totens de autoatendimento em Assis, Tupã, Palmital e mais cidades

Equipamentos funcionam como “caixa eletrônico” e permitem pagamento de faturas, emissão de segunda via, mudança de titularidade e outros serviços sem filas

Descrição da imagem

Classificados • 11:30h • 20 de agosto de 2025

Ambev abre inscrições para programas de Trainee e Estágio 2026 com salários de até R$ 9 mil

Companhia busca jovens talentos de todo o país, incluindo Assis e região, para oportunidades de liderança, vivência internacional e desenvolvimento de carreira

Descrição da imagem

Saúde • 11:00h • 20 de agosto de 2025

Estudo liga pregabalina a maior risco de insuficiência cardíaca em idosos

Pesquisa com mais de 240 mil pacientes nos EUA aponta que o uso da substância aumenta em até 85% a chance de problemas cardíacos em comparação à gabapentina.

Descrição da imagem

Educação • 10:37h • 20 de agosto de 2025

MEC define regras para manutenção de bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas

Portaria publicada pela Capes estabelece critérios de frequência e desempenho acadêmico para que estudantes mantenham o benefício mensal de R$ 1.050

Descrição da imagem

Saúde • 10:13h • 20 de agosto de 2025

Câncer de colo de útero: diagnóstico tardio aumenta custos e necessidade de tratamentos no SUS

Estudo com mais de 200 mil mulheres mostra que casos avançados exigem mais quimioterapia, internações e consultas, além de elevar o impacto econômico para a saúde pública

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?