• Da roça à cidade, Vila Agro movimenta Assis com feira e show ao vivo nesta sexta
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:02h • 16 de maio de 2025

Percentual de pessoas com deficiência aumenta entre matriculados na Unicamp em 2025

Dados sobre o perfil de ingressantes foram divulgados pela Comvest

Agência SP | Foto: Unicamp

Universidade tornou-se a primeira das universidades estaduais públicas de São Paulo a adotar o sistema de cotas para pessoas com deficiência.
Universidade tornou-se a primeira das universidades estaduais públicas de São Paulo a adotar o sistema de cotas para pessoas com deficiência.

Dados divulgados pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp mostram um aumento na participação de pessoas com deficiência entre os alunos matriculados na Universidade para os cursos de graduação em 2025 na comparação com os anos anteriores. Do total de 3.274 novos alunos — excetuados ingressantes por meio do Provão Paulista e egressos Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) —, 6,05% são pessoas com deficiência (198) ante 4,77% em 2024 e 3,82% em 2023.

O resultado do balanço a respeito do perfil dos novos alunos explica-se por conta da decisão do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, proferida em setembro de 2024, de adotar um sistema de cotas destinado especificamente a estudantes com deficiência para ingresso nos cursos de graduação. A Universidade tornou-se a primeira das universidades estaduais públicas de São Paulo a adotar o sistema de cotas para pessoas com deficiência.

Por conta dessa iniciativa, 22 matriculados pelas cotas foram beneficiados. “Há a perspectiva de, no próximo ano, termos um número de vagas ainda mais robusto”, afirma José Alves de Freitas Neto, o diretor da Comvest. “É uma sinalização das políticas de inclusão e a da consolidação de outras medidas que a Unicamp vem adotando nos últimos anos.”

A consolidação da presença expressiva de alunos provenientes da rede pública de ensino, já observada nos anos anteriores, seguiu como tendência em 2025: o percentual foi de 45,95%, o que representa 1.593 estudantes. O patamar aproxima-se do apurado nos anos de 2022 (45,7%) e 2020 (45,4%). “Os dados sinalizam uma constância das políticas adotadas desde 2018, o que inclui índices de inclusão próximos a 50% para alunos da rede pública e acima de 30% para pretos, pardos e indígenas”, explica.

Em 2025, os cotistas representaram 24% dos discentes ingressantes, com um montante de 31,87% do total se autodeclarando preto, pardo ou indígena. Destaque-se ainda que, entre os matriculados, 13,73% usufruíram da isenção da taxa de inscrição, opção oferecida pela Unicamp para atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica – nas modalidades Vagas Olímpicas e Vestibular Indígena, as inscrições são gratuitas.

O Vestibular da Unicamp continua como a principal porta de entrada para a Universidade, respondendo por 75,51% dos matriculados em 2025. O edital referente ao ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) viabilizou o acesso à Unicamp para 11,71%; o Provão Paulista, por sua vez, a 5,57% do total. Houve ainda 2,08% de alunos aprovados pelo Vestibular Indígena e 1,5%, pelas Vagas Olímpicas.

Ainda quanto às modalidades de acesso à Unicamp, 71,24% dos alunos vieram do ensino médio comum e 22,79%, de cursos técnicos.

A maior parte dos novos graduandos saiu da Região Metropolitana de Campinas (RMC): 1.297 alunos, ou 37,57% do total. Outros 693 (20,08%) declararam residir na Região Metropolitana de São Paulo e 990 (28,68%), em outras regiões do Estado.

Vestibular 2026

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 deverão ser realizadas entre 1º de agosto a 1º de setembro, pela internet. A primeira fase ocorrerá no dia 26 de outubro de 2025 e a segunda fase, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro do mesmo ano.

Solicitações de isenção da taxa de inscrição – válida tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para o Enem-Unicamp 2026 – poderão ser feitas a partir de 12 de maio, exclusivamente pela internet. O prazo vai até 6 de junho.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 23 de janeiro de 2026

Quatá abre cadastro para castração gratuita de cachorras e gatas

Atendimento é realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e exige apresentação de documentos básicos

Descrição da imagem

Educação • 14:51h • 23 de janeiro de 2026

Enamed expõe fragilidades na formação médica e coloca a perícia sob escrutínio

Mais de 30% dos cursos de Medicina avaliados foram considerados insatisfatórios, resultado que expõe fragilidades na formação e pode comprometer laudos médicos usados em decisões judiciais e previdenciárias

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar