• Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris
  • Empresas de Assis seguem emitindo NFS-e normalmente durante adequações no sistema
  • Prefeitura de Assis retoma parceria com a APASS e restabelece serviços de proteção animal
  • Praça do Jardim Europa segue inacabada um ano após anúncio e gera queixas de abandono em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:22h • 25 de março de 2025

Outono traz ótimas opções para uma viagem inesquecível pelo Brasil

Agência de Notícias do Turismo reúne dicas de roteiros incríveis e com custo reduzido em relação às altas temporadas

Da Redação com informações do Mtur | Fotos: Tiago Silveira / Augusto Miranda / Zig Koch / Renato Soares

Nesta época do ano, hospedagens e pacotes de viagem são oferecidos a preços muito mais convidativos.
Nesta época do ano, hospedagens e pacotes de viagem são oferecidos a preços muito mais convidativos.

O outono 2025 no Brasil está oficialmente aberto! E que tal uma viagem no Brasil durante o período, famoso pela queda das folhas de árvores entre os dias 20 de março e 21 de junho? A Agência de Notícias do Turismo traz dicas de roteiros incríveis nas cinco regiões do país - e com custo reduzido em relação às altas temporadas.

Confira a seguir destinos nacionais que são a cara de uma viagem inesquecível no outono!

Alter do Chão (Pará) - No oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão, pertencente ao município de Santarém, tem atraído visitantes nacionais e estrangeiros com águas cristalinas, areia branquinha e o verde da Amazônia ao redor, que rendeu ao local o apelido de “Caribe Amazônico”. Durante o outono, a localidade se transforma em um belíssimo cartão postal de floresta alagada, proporcionando passeios de barco pelas águas do Lago Verde, onde as embarcações levam os visitantes para conhecer a Floresta Encantada do Caranazal. A Floresta Nacional do Tapajós é outra atração imperdível, incluindo visitas a comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, além de trilhas pela mata.

Chapada Diamantina (Bahia) - O outono é um ótimo período para aproveitar destinos alternativos baianos que vão além das praias, como a deslumbrante Chapada Diamantina. A época é marcada por uma menor incidência de chuvas na região, o que favorece bastante a experiência de quem pensa em fazer as famosas trilhas e caminhadas que levam a morros e cachoeiras únicos. A estação garante o sol na posição perfeita para iluminar o Poço Encantado, gruta que é um dos grandes espetáculos da Chapada, além de permitir a adequada prática de esportes de aventura, a exemplo de rapel e trekking.

Chapada dos Veadeiros (Goiás) - O outono marca o início da redução de chuvas e o começo da temporada de seca na Chapada dos Veadeiros. Quem gosta de ecoturismo vai se esbaldar por lá nesta época, pois o clima proporciona tranquilidade para fazer trilhas, caminhadas, escaladas e aproveitar os passeios com tudo o que o local tem de melhor. A partir do início da estiagem, o local se torna perfeito aos praticantes de rapel nos paredões de pedras e cachoeiras singulares da região, entre outras atividades. Não deixe de observar as flores do Cerrado, que embelezam ainda mais o cenário natural!

Pantanal (Mato Grosso) - O Pantanal mato-grossense abriga uma das faunas e floras mais impressionantes do mundo. Visitar o local no outono é garantia de altas emoções, já que a seca faz com que os animais saiam em busca dos rios para beber água, ficando mais fácil ver onças, crocodilos e muito mais bem de pertinho. Outro ponto positivo desta época do ano é que o deslocamento pelas áreas fica mais fácil, já que as estradas de terra não estão tão alagadas, como de costume. O destino é um prato cheio para quem quer observar mais a vida selvagem, além de explorar belezas incríveis que só o Pantanal tem.

Campos do Jordão (São Paulo) - Mais conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é super convidativa também no outono, quando a temperatura agradável proporciona aos turistas um frio mais suportável e com pouca chuva. Os apaixonados por paisagens serranas ficarão surpresos ao ver o charmoso cenário outonal da cidade, misturando tons de vermelho, amarelo, verde e roxo das folhas secas caídas de árvores. Como Campos do Jordão é uma das cidades mais procuradas no inverno, antecipar uma visita para o outono garante lugares menos cheios e melhores preços!

Paraty (Rio de Janeiro) - A bucólica Paraty tem tudo para entrar no seu roteiro de férias durante o outono. Chove bem pouco nesta época, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade. O destino proporciona caminhar por ruas de paralelepípedos observando as belas construções arquitetônicas do século XVIII, o que ajuda a entender o tombamento do espaço pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A tradicional Festa do Divino começa em 19 de maio, deixando a cidade toda colorida e enfeitada. E, com a baixa incidência de chuvas, dá até para pegar uma praia!

Jalapão (Tocantins) - Ao longo do outono, o Jalapão e suas paisagens deslumbrantes, principalmente depois do mês de maio, ganha uma temperatura um pouco mais amena e uma rica vegetação toda verdinha, fazendo qualquer turista se apaixonar à primeira vista. É neste período que começa a seca na região. Portanto, dunas, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras ficam ainda mais bonitas de se ver durante este período do ano. Ainda assim, vá preparado! A temperatura média do Jalapão no outono fica entre os 14° e 20°, sendo que dificilmente chove.

Florianópolis (Santa Catarina) - As praias de Santa Catarina, entre elas as da capital do estado, Florianópolis, também são uma boa pedida no outono, e por vários motivos. Um exemplo: apesar de a cidade catarinense receber mais turistas ao longo do verão, esta época do ano garante vários dias de sol bem forte, o que permite ao visitante curtir um vasto litoral com o diferencial de não ter uma multidão de turistas dividindo as concorridas areias. Ainda é possível aproveitar a conhecida Lagoa da Conceição, além dos seus famosos restaurantes e bares badalados.

Foz do Iguaçu (Paraná) - As espetaculares Cataratas do Iguaçu ficam em Foz do Iguaçu e atraem milhares de brasileiros e estrangeiros durante o ano inteiro. Contudo, é no outono que o número de visitantes diminui, tornando a experiência ainda mais agradável. Os meses de março e junho compreendem o período de baixa temporada, quando o turista pode fugir das grandes filas para tudo, inclusive disputar um bom lugar perto da Garganta do Diabo. Além disso, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas sem a necessidade de encarar aquela superlotação de viajantes.

Gramado e Canela (Rio Grande do Sul) - As duas cidades vizinhas são destinos para uma viagem conjunta e proporcionam ótimas opções no outono. Os preços nesta época costumam ser bem mais camaradas do que no inverno, e as temperaturas estão mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre. O visitante tem a oportunidade de aproveitar vinhos, chalés e fondues sem gastar tanto quanto na alta temporada. O clima europeu da região continua em evidência no período, além da arquitetura inspirada no estilo alemão, com folhas secas das árvores apresentando uma cor avermelhada, um charme sem igual!


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 16:31h • 24 de janeiro de 2026

Início do ano expõe fragilidades financeiras e aumenta perdas entre apostadores

Desorganização financeira no início do ano e decisões impulsivas aumentam perdas nas apostas esportivas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:13h • 24 de janeiro de 2026

Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris

Entre palácios, jardins e obras que atravessaram séculos, visitar o Louvre é mergulhar na grandiosidade da humanidade. Uma experiência que emociona tanto dentro do museu quanto em seus espaços externos icônicos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:46h • 24 de janeiro de 2026

Exibição gratuita no Cine FEMA Piracaia amplia acesso ao cinema de qualidade em Assis

Iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura amplia acesso ao cinema de qualidade e reforça oferta cultural fora do circuito comercial

Descrição da imagem

Educação • 15:10h • 24 de janeiro de 2026

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:53h • 24 de janeiro de 2026

Sofhya Vaqueira: infância no campo, autismo e uma história que conquistou a internet

Aos 7 anos, menina autista soma 1 milhão de seguidores ao compartilhar uma rotina simples, familiar e acompanhada de perto pelos pais

Descrição da imagem

Economia • 14:19h • 24 de janeiro de 2026

Preços de repelentes podem variar até 110%, diz Procon

Pesquisa identificou maior variação de preço em repelente infantil

Descrição da imagem

Saúde • 13:38h • 24 de janeiro de 2026

Laudo psiquiátrico, para que serve e quando é exigido em decisões médicas e legais

Documento tem validade jurídica em todo o Brasil, reúne diagnóstico e prognóstico clínico e já pode ser emitido de forma 100% digital por plataformas de telemedicina

Descrição da imagem

Mundo • 13:04h • 24 de janeiro de 2026

Cabeça d'água: veja orientações dos Bombeiros para não correr riscos em rios e cachoeiras

Fenômeno é caracterizado pelo aumento repentino do volume e da velocidade da água em rios, córregos e cachoeiras e ocorre, principalmente, em razão de chuvas intensas nas partes mais altas das bacias hidrográficas, comuns no verão

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar