Variedades • 17:21h • 07 de agosto de 2026
O que acontece quando você nunca sente que fez o suficiente?
Uma reflexão sobre culpa, ambição, ansiedade e o difícil exercício de reconhecer que nem todos os dias precisam ser perfeitos
Coluna | Alessandra Lucco | Foto: Âncora1
Quando foi que deixou de ser suficiente?
Saí da terapia esta semana com uma sensação que, para ser sincera, já me acompanha há bastante tempo.
Não importa o quanto eu trabalhe, quase sempre termino o dia convencida de que ficou alguma coisa importante por fazer. É uma percepção difícil de explicar porque ela não guarda relação direta com a quantidade de tarefas concluídas.
Posso passar horas em reuniões, resolver problemas do escritório, conversar com clientes, tomar decisões nas empresas, brincar com meu filho, responder mensagens que estavam acumuladas e ainda assim ir dormir com a impressão de que fiz menos do que deveria. Como se existisse uma conta invisível que nunca fecha completamente e um credor igualmente invisível cobrando algo que nem eu sei exatamente o que é.
Passei muitos anos atribuindo essa sensação ao perfeccionismo. Achei que bastava organizar melhor a agenda, aprender a delegar ou me tornar mais disciplinada para que ela desaparecesse.
Aos poucos, no entanto, comecei a perceber que esse incômodo surgia nas conversas mais sinceras que eu tinha com outros empreendedores. Principalmente com mulheres. Mudavam as empresas, os segmentos, as histórias de vida. Permanecia a mesma sensação de insuficiência.
Administramos equipes, clientes, contratos, filhos, casa, casamento, estudos, projetos pessoais e, apesar de tudo isso, seguimos acreditando que estamos sempre devendo alguma coisa. Curiosamente, quase nunca essa dívida é com os outros. É conosco.
O efeito mais perverso dessa sensação é que ela nos convence de que a solução está em fazer ainda mais. Se eu abrir uma nova frente de trabalho, talvez me sinta suficiente. Se fizer mais uma especialização, lançar outro produto, conquistar mais clientes ou aumentar o faturamento, talvez essa inquietação finalmente desapareça. É uma promessa sedutora porque parece racional.
O problema é que ela nunca se cumpre.
A cada conquista, a linha de chegada muda alguns metros de lugar, e passamos a perseguir um novo objetivo com a mesma expectativa de que, dessa vez, a tranquilidade finalmente virá.
Percebi, na prática, que esse movimento produz exatamente o contrário do que esperamos. A sobrecarga não nos torna mais produtivos. Ela nos torna ansiosos. E a ansiedade, quando se prolonga, costuma produzir um estado que poucos empreendedores gostam de admitir: a paralisia.
Há dias em que a lista de tarefas é tão grande que qualquer escolha parece errada. Começamos um projeto e pensamos no outro. Abrimos um documento e lembramos do e-mail que ainda não respondemos. Tentamos escrever um texto e a cabeça já está na reunião da tarde. Aos poucos, perdemos a capacidade de nos concentrar profundamente em qualquer coisa. A criatividade desaparece, as decisões ficam mais lentas e aquilo que precisava avançar simplesmente não avança.
É justamente nesse momento que a culpa reaparece.
Afinal, agora não basta sentir que ainda falta fazer alguma coisa. Também passamos a acreditar que não conseguimos produzir nem aquilo que estava ao nosso alcance.
Forma-se um ciclo curioso: a sensação de insuficiência leva ao excesso de trabalho; o excesso de trabalho produz ansiedade; a ansiedade paralisa; a paralisia alimenta a culpa; e a culpa reforça, mais uma vez, a ideia de que nunca somos suficientes. Não é um problema de capacidade.
É uma armadilha de percepção.
Enquanto isso, basta abrir qualquer rede social para encontrar pessoas que parecem ter resolvido a equação que nós ainda tentamos compreender. A empresária cresce em velocidade impressionante. A influenciadora administra uma rotina impecável. A mãe está presente em todos os momentos importantes. A casa permanece organizada, a saúde em dia, os relacionamentos felizes e a carreira em constante ascensão.
É impossível não esquecer, por alguns instantes, que estamos comparando os bastidores da nossa vida com a vitrine cuidadosamente editada da vida de outras pessoas. Nenhuma existência real cabe em um carrossel de fotografias. Nenhuma empresa cresce sem improvisos. Nenhuma família funciona sem dias difíceis. E ninguém, absolutamente ninguém, dá conta de tudo.
Gosto de pensar que as experiências humanas são sempre coletivas. As circunstâncias mudam, os nomes mudam, os cenários mudam, mas os conflitos costumam ser muito parecidos.
A sensação de insuficiência que apareceu na minha terapia provavelmente já apareceu na sua rotina, na empresa da sua vizinha e, muito possivelmente, também na vida daquela profissional que você admira e imagina ter encontrado uma fórmula que você ainda desconhece. A diferença é que algumas pessoas aprenderam a esconder melhor esse desconforto do que outras.
Nos negócios, repetimos com frequência que o ótimo é inimigo do bom. Durante muito tempo interpretei essa frase apenas como um conselho de produtividade. Hoje acho que ela diz algo muito maior. Ela nos lembra que existe um momento em que continuar tentando melhorar deixa de ser excelência e passa a ser incapacidade de reconhecer aquilo que já foi construído.
Ambição é uma qualidade importante para qualquer empreendedor. O problema começa quando ela deixa de apontar uma direção e passa a servir como medida permanente da nossa insuficiência.
Tenho tentado aprender uma habilidade que me parece cada vez mais rara: reconhecer quando o dia foi suficiente. Não perfeito.
Não extraordinário. Apenas suficiente.
Reconhecer que o contrato ficou bom, que a reunião cumpriu seu propósito, que a equipe evoluiu, que meu filho teve minha atenção dentro das possibilidades daquele dia e que alguns projetos podem, legitimamente, esperar até amanhã. Descobri que encerrar um dia de trabalho sem carregar culpa não é falta de ambição.
É um exercício de lucidez.
Escrevo esta coluna muito mais como um desabafo do que como alguém que encontrou respostas. Continuo administrando um escritório, duas empresas, uma equipe e uma família. Continuo saindo da terapia com perguntas que não se resolvem em uma sessão e convivendo com semanas em que tudo parece fazer sentido e outras em que tenho a impressão de estar novamente perdida.
Acho que empreender também é isso.
Não apenas construir um negócio, mas construir uma relação mais honesta consigo mesmo enquanto o negócio acontece.
Agora vou preparar um chá. E, se a sua semana também terminou com a sensação de que você poderia ter feito mais, espero que esta pausa sirva apenas para lembrar de uma coisa: a vida não é feita apenas daquilo que ainda falta. Ela também acontece, silenciosamente, em tudo aquilo que já conseguimos construir.
Até a próxima xícara.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas do mês
Educação
Quem são os alunos de Assis, Cândido Mota e Florínea que conquistaram intercâmbio internacional: veja a lista
Jovens de oito municípios estudarão no Canadá, na Irlanda e na Nova Zelândia pelo Prontos pro Mundo e devem entregar documentos até 21 de setembro