• Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
  • Caso no BBB 26 expõe impactos psicológicos do assédio em contextos de superexposição
  • Caso Varginha ganha relatos ineditos, documentos e análise médica em live internacional
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:34h • 23 de fevereiro de 2025

Novo modelo de placa Mercosul: Quando é necessário, como proceder e custos envolvidos

Desde 2020, a troca das placas para o novo modelo é obrigatória em determinadas situações. Entenda quando realizar a alteração e como evitar surpresas

Da Redação | Com informações do Detran | Foto: Divulgação/Cetcesp

Novo modelo de placas de veículos: o que você precisa saber sobre a mudança para o padrão Mercosul
Novo modelo de placas de veículos: o que você precisa saber sobre a mudança para o padrão Mercosul

A mudança para o novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV), estabelecido pelo Mercosul, tem gerado muitas dúvidas entre motoristas, especialmente em relação à obrigatoriedade da troca e ao custo desse procedimento. Com a implementação desse novo padrão, o Brasil adota uma regulamentação internacional que traz mais segurança e controle no trânsito, além de modernizar a identificação veicular. Porém, é importante esclarecer para os leitores quando será necessária a troca das placas e quais os custos envolvidos nesse processo.

Quando será exigido o novo modelo de placa?

Desde 31 de janeiro de 2020, a troca para o novo modelo de placa se torna obrigatória em determinadas situações. O novo modelo de placas será exigido nos seguintes casos:

  1. Registro de veículo 0 km: Quando o veículo for novo, o registro de placa deve ser feito no novo padrão Mercosul.
  2. Mudança de categoria do veículo: Em casos de alteração da categoria do veículo, como a transformação de um carro de passeio para um veículo de carga.
  3. Em caso de furto, extravio, roubo ou dano na placa: Se a placa for danificada, ou o veículo sofrer um roubo ou furto, será necessário realizar a troca.
  4. Mudança de município ou de Estado: Caso o motorista mude de endereço para outro município ou Estado, a placa também deverá ser substituída.
  5. Reprovação em vistoria veicular: Se o veículo for reprovado na vistoria por problemas na placa ou no lacre, o proprietário terá que realizar a troca.
  6. Necessidade de instalação de placa adicional traseira: Quando houver a necessidade de uma placa adicional, a troca também se torna obrigatória.

E para veículos antigos?

Para veículos que não se enquadram nas situações acima, a troca de placa para o padrão Mercosul é voluntária. Ou seja, o motorista pode optar por fazer a substituição, mas não será obrigado a isso, desde que o veículo não apresente nenhum dos casos mencionados anteriormente.

Porém, para quem optar pela troca voluntária, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • Vistoria veicular obrigatória: O proprietário deverá realizar uma vistoria veicular antes de fazer a troca da placa.
  • Novo documento do veículo (CRV): Após a troca da placa, será necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), com o custo da taxa referente à emissão do novo documento.
  • Custos envolvidos: A troca da placa não tem custos de emplacamento para o Detran-SP, mas o preço de fabricação das novas placas deve ser consultado diretamente com as empresas credenciadas.

Características do novo modelo de placas

O novo padrão de placas Mercosul apresenta algumas características específicas que são importantes para o motorista entender. A Placa de Identificação Veicular (PIV) no novo padrão será composta pelos seguintes elementos:

Película retrorreflexiva: A placa será revestida com uma película retrorreflexiva, o que aumenta a visibilidade da placa à noite e em condições de pouca luz.

Faixa azul com o logo do Mercosul: A parte superior da placa terá uma faixa azul, com o logotipo do Mercosul no lado esquerdo, e a bandeira do Brasil ao lado direito.

Formato alfanumérico: O novo padrão de estampagem será composto por 7 caracteres, sendo 3 letras, 1 número, 1 letra, e 2 números (exemplo: ABC1C34). Esse formato será utilizado para veículos de passeio, caminhões e ônibus.

QR Code: Ao invés de lacre, será utilizado um QR Code, que pode ser escaneado para verificar a autenticidade da placa. Isso proporciona maior segurança e controle, eliminando a necessidade do lacre tradicional.

A conversão das placas antigas

Os veículos que já possuem o modelo antigo de placa (padrão LLLNNNN) precisarão passar por um processo de conversão. O antepenúltimo caractere (que antes era um número) será alterado para uma letra, respeitando a seguinte tabela de conversão:

0 vira A | 1 vira B | 2 vira C | 3 vira D | 4 vira E | 5 vira F | 6 vira G | 7 vira H | 8 vira I | 9 vira J

Por exemplo, uma placa antiga ABC1234 será convertida para ABC1C34 no novo padrão.


Valores de emplacamento

O Detran-SP não cobrará mais taxas de emplacamento para o novo padrão de placas. No entanto, os valores orientados a serem praticados pelas empresas estampadoras de placas são os seguintes:

  • Par de placas para carros, ônibus e caminhões: 5,007 UFESPs (equivalente a R$ 138,24)
  • Placa avulsa para motocicletas: 4,160 UFESPs (equivalente a R$ 114,86)

É importante que o consumidor consulte o preço diretamente com as empresas credenciadas pelo Detran-SP para garantir que o valor cobrado seja justo e de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Embora o prazo para a troca de placas já tenha começado em 2020, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como proceder, principalmente em relação à obrigatoriedade e custos. A informação clara e precisa é fundamental para evitar desinformação e prevenir o pagamento indevido de taxas.

Lembrando que a substituição das placas não é necessária para todos os veículos, apenas para aqueles que se encaixam nas condições estabelecidas pela legislação. Além disso, a troca voluntária deve ser feita com atenção às etapas e custos envolvidos.


A mudança para o novo modelo de placas Mercosul tem como objetivo garantir mais segurança e controle para o sistema de emplacamento veicular no Brasil. A troca é obrigatória em algumas situações, e para outras, pode ser feita de forma voluntária. Fique atento às datas e aos custos envolvidos, e sempre consulte informações oficiais para garantir que tudo seja feito de acordo com a legislação vigente.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 08:41h • 25 de janeiro de 2026

Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região

De 18 a 24 de janeiro, reportagens destacaram descontos em tributos, prazos de matrícula, cursos gratuitos, alerta de saúde no verão, caso de maus-tratos e iniciativas culturais com impacto direto na rotina da população

Descrição da imagem

Saúde • 08:04h • 25 de janeiro de 2026

Saiba o que fazer para prevenir o aparecimento de escorpiões em casa

Número de acidentes com o aracnídeo tem crescido; no estado de SP foram registrados mais de 24 mil casos nos primeiros sete meses do ano

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:45h • 24 de janeiro de 2026

Caso no BBB 26 expõe impactos psicológicos do assédio em contextos de superexposição

Especialistas analisam como a exposição midiática pode agravar o sofrimento emocional, mas também abrir espaço para conscientização quando há respeito à autonomia da vítima

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:49h • 24 de janeiro de 2026

Caso Varginha ganha relatos ineditos, documentos e análise médica em live internacional

Relatos inéditos reúnem testemunhas civis, avaliação médica e indícios documentais, ampliando o debate científico e institucional sobre um dos episódios mais controversos e mal resolvidos da ufologia mundial

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:32h • 24 de janeiro de 2026

Como TikTok, Instagram e WhatsApp estão virando ambientes completos de consumo em 2026

Conteúdo, recomendação, pagamento e recompra passam a acontecer dentro das plataformas, redefinindo a lógica de crescimento das marcas digitais em 2026

Descrição da imagem

Economia • 16:31h • 24 de janeiro de 2026

Início do ano expõe fragilidades financeiras e aumenta perdas entre apostadores

Desorganização financeira no início do ano e decisões impulsivas aumentam perdas nas apostas esportivas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:13h • 24 de janeiro de 2026

Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris

Entre palácios, jardins e obras que atravessaram séculos, visitar o Louvre é mergulhar na grandiosidade da humanidade. Uma experiência que emociona tanto dentro do museu quanto em seus espaços externos icônicos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:46h • 24 de janeiro de 2026

Exibição gratuita no Cine FEMA Piracaia amplia acesso ao cinema de qualidade em Assis

Iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura amplia acesso ao cinema de qualidade e reforça oferta cultural fora do circuito comercial

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar