• Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
  • Processo seletivo da Educação 2026 entra na reta final em Assis
  • Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:26h • 08 de novembro de 2025

Novembro Azul: SP oferece prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

No estado, foram registrados mais de 219 mil atendimentos relacionados à doença em 2024

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

O câncer de próstata costuma não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna essencial a adoção de medidas preventivas
O câncer de próstata costuma não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna essencial a adoção de medidas preventivas

A campanha Novembro Azul reforça a importância do cuidado com a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apontam que, em 2024, foram registrados mais de 219 mil atendimentos relacionados à doença em todo o Estado. Já em 2023, foram 192 mil.

O câncer mais comum entre os homens, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o câncer de próstata, e os principais fatores de risco incluem a idade e o histórico familiar. O risco aumenta com o envelhecimento, e é ainda maior em homens que possuem parentes próximos, como pai, irmão, avô, tio ou filho, diagnosticados com a doença.

“Grande parte dos homens ainda busca o serviço de saúde apenas por incentivo da família. O envolvimento de esposas, filhos e pessoas próximas é essencial para fortalecer a prevenção e o cuidado contínuo. O Novembro Azul reforça a importância de incorporar os check-ups de rotina como parte dos hábitos de saúde, estimulando uma mudança cultural necessária”, orienta Valter Dell’Acqua Cassão, urologista da rede estadual.

O médico explica que as mulheres mantêm um acompanhamento regular desde cedo, enquanto muitos homens só procuram ajuda profissional quando percebem algum problema de saúde. “É fundamental deixar de lado o medo e a vergonha e compreender que a prevenção é sempre o melhor caminho”, destaca.

Prevenção

O câncer de próstata costuma não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna essencial a adoção de medidas preventivas. A realização de exames periódicos, associada a uma alimentação equilibrada, à prática regular de atividades físicas e à redução ou abandono do tabagismo do tabaco, são atitudes fundamentais para reduzir riscos e preservar a saúde masculina.

“Os homens devem fazer um check-up anual, especialmente a partir dos 50 anos. O exame de toque e o de sangue (PSA) são essenciais para detectar qualquer alteração na próstata ainda em fase inicial, algo comum com o avanço da idade”, explica o urologista. Os exames são simples, indolores e fundamentais para o diagnóstico precoce. “A avaliação é rápida, feita com anestesia local e sem riscos”, completa.

Filho que ama leva o pai ao AME

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, criou o programa Filho que ama, leva o pai ao AME, voltado à prevenção e diagnóstico precoce nas especialidades de cardiologia e urologia para homens. Esta ação oferece check-ups gratuitos para homens a partir dos 50 anos, realizados nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).

Os exames podem ser solicitados com a ajuda do aplicativo do Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000, pela Central de Regulação de Oferta de Serviços (Cross). Os atendimentos acontecem aos sábados, das 7h às 13h, no AME mais próximo da residência do paciente.

Rede de atendimento

O Estado conta com 86 unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, sendo 65 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e 14 Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). As outras sete unidades são hospitais gerais que realizam cirurgias oncológicas. Em casos mais graves, como os que exigem tratamentos de alta complexidade em hospitais de referência, o paciente deve ser encaminhado pelo serviço de origem ou regulado pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).

A porta de entrada para o tratamento oncológico, via Sistema Único de Saúde (SUS), são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de administração municipal, que realizam os encaminhamentos via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para os serviços referenciados regionalmente.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 04 de dezembro de 2025

Cruzália abre inscrições para nova turma da Banda Marcial Gabriel Zandonadi

Projeto tradicional de Cruzália inicia novo ciclo de atividades culturais com vagas gratuitas

Descrição da imagem

Economia • 14:27h • 04 de dezembro de 2025

Programa Empreendedor Artesão estimula o artesanato paulista como negócio e fonte de renda

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico amplia oportunidades e abre caminhos para sustentabilidade, herança cultural e empreendedorismo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:19h • 04 de dezembro de 2025

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:15h • 04 de dezembro de 2025

FEMA apresenta 1ª Mostra de Habitação de Interesse Social com projetos de alunos de Arquitetura

Evento apresenta propostas desenvolvidas por estudantes do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, com foco em soluções técnicas e acessíveis para a cidade

Descrição da imagem

Educação • 13:44h • 04 de dezembro de 2025

Unicamp abre inscrições para 133 vagas olímpicas que dão acesso à universidade

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2024 e 2025