Saúde • 11:14h • 28 de setembro de 2025
Nova diretriz redefine pressão arterial de risco no Brasil
Sociedades médicas atualizam critérios de diagnóstico e tratamento da hipertensão, antecipando cuidados e reforçando a prevenção de doenças cardiovasculares
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF

A pressão arterial considerada de risco mudou de patamar no Brasil. A nova diretriz, apresentada no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia e endossada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), passa a classificar como pré-hipertensão os valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg/80-89 mmHg).
Antes vistos como “normais limítrofes”, esses níveis agora exigem atenção médica, incluindo recomendações de mudança no estilo de vida e, em alguns casos, uso de medicamentos.
Outra mudança relevante é a meta de tratamento. Até então, aceitava-se manter a pressão em até 14 por 9 (140/90 mmHg). Agora, o alvo para todos os hipertensos passa a ser menos de 13 por 8 (<130/80 mmHg), independentemente da idade, sexo ou presença de outras doenças.
De acordo com especialistas, o limite mais baixo pode reduzir de forma significativa os riscos de infarto, AVC e insuficiência renal. Além disso, pela primeira vez, o relatório orienta que o cuidado vá além do controle da pressão: o objetivo é reduzir o risco cardiovascular global.
Para isso, foi incorporado o escore PREVENT, ferramenta que calcula a probabilidade de um paciente sofrer um evento cardiovascular em dez anos, levando em conta fatores como obesidade, diabetes, colesterol alto e comprometimento de órgãos como coração e rins. Com base nesse cálculo, médicos devem intensificar a conduta em pacientes de alto risco, aproximando os protocolos da chamada medicina de precisão.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital