Saúde • 11:14h • 28 de setembro de 2025
Nova diretriz redefine pressão arterial de risco no Brasil
Sociedades médicas atualizam critérios de diagnóstico e tratamento da hipertensão, antecipando cuidados e reforçando a prevenção de doenças cardiovasculares
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF
A pressão arterial considerada de risco mudou de patamar no Brasil. A nova diretriz, apresentada no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia e endossada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), passa a classificar como pré-hipertensão os valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg/80-89 mmHg).
Antes vistos como “normais limítrofes”, esses níveis agora exigem atenção médica, incluindo recomendações de mudança no estilo de vida e, em alguns casos, uso de medicamentos.
Outra mudança relevante é a meta de tratamento. Até então, aceitava-se manter a pressão em até 14 por 9 (140/90 mmHg). Agora, o alvo para todos os hipertensos passa a ser menos de 13 por 8 (<130/80 mmHg), independentemente da idade, sexo ou presença de outras doenças.
De acordo com especialistas, o limite mais baixo pode reduzir de forma significativa os riscos de infarto, AVC e insuficiência renal. Além disso, pela primeira vez, o relatório orienta que o cuidado vá além do controle da pressão: o objetivo é reduzir o risco cardiovascular global.
Para isso, foi incorporado o escore PREVENT, ferramenta que calcula a probabilidade de um paciente sofrer um evento cardiovascular em dez anos, levando em conta fatores como obesidade, diabetes, colesterol alto e comprometimento de órgãos como coração e rins. Com base nesse cálculo, médicos devem intensificar a conduta em pacientes de alto risco, aproximando os protocolos da chamada medicina de precisão.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço