• Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto
  • Repasse de ICMS garante mais de R$ 12 milhões para cidades da região de Assis
  • Ônibus do Exame de Papanicolau atenderá população de Assis entre terça e quinta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 16:03h • 11 de janeiro de 2025

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para produtores rurais, informa Governo de SP

NF-e substituirá a Nota Fiscal emitida em papel; obrigatoriedade para produtores rurais começa a valer em 2025

Agência SP | Foto: Governo de SP

Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua a inscrição estadual.
Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua a inscrição estadual.

Para garantir maior transparência, segurança e controle nas operações, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será obrigatória para todos os produtores rurais não somente no estado de São Paulo, mas em todo o território nacional, a partir de 2025.

Diferentemente dos métodos de emissão de notas com talão de papel ou nota fiscal avulsa, a NF-e existe apenas em formato digital e seu registro é feito eletronicamente. Além de documentar a transação, o recolhimento de eventuais taxas será feito sobre ela. Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua inscrição estadual.

Ao final de 2024, um ajuste do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais (Sinief), estende o prazo de obrigatoriedade da adesão à NF-e para os produtores rurais (AJUSTE SINIEF N.º 27, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2024).

Com esta mudança, a obrigatoriedade da emissão da NF-e estará vigente a partir de 3 de fevereiro deste ano, nas operações internas praticadas pelo produtor rural que, nos anos de 2023 ou 2024, obteve, em qualquer um dos períodos, receita bruta decorrente de atividade rural em valor superior a R$ 360.000,00. Já para os demais produtores rurais, a obrigatoriedade de emissão da NF-e começará a partir de 5 de janeiro de 2026. Vale enfatizar que a emissão de NF-e é obrigatória para produtores, independentemente do faturamento, nas operações interestaduais.

Com a obrigatoriedade da NF-e, o uso da Nota Fiscal modelo 4 fica vedado.

“É importante conhecermos os instrumentos já disponibilizados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo que facilitam a emissão da nota fiscal”, observa Marcia Moraes, assessora em Organizações Rurais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Ao realizar suas operações de venda, os produtores devem emitir a nota fiscal, porque por meio destas será comprovada a atividade agropecuária e garantido o acesso a benefícios e direitos. Entre os benefícios que essa formalização pode auxiliar a proporcionar estão o enquadramento como produtor rural para acesso a crédito rural; a participação em programas de políticas públicas de compras governamentais e, futuramente, acesso à aposentadoria especial”, comenta Marcia.

Aplicativo Nota Fiscal Fácil


Aplicativo Nota Fiscal Fácil

Disponível para download, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) é um Regime Especial de alcance nacional, para a simplificação do processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-e) pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

O aplicativo da NFF é uma ferramenta ágil e descomplicada para produtores rurais paulistas, para emissão de documentos fiscais por intermédio de dispositivo móvel. Sua disponibilidade é gratuita, voltada às operações internas e não precisa de certificado digital.

“A NFF traz benefícios diretos para o produtor rural, ao simplificar suas obrigações fiscais e oferecer mais autonomia na emissão de notas fiscais. Com a NFF, o produtor ganha praticidade, podendo emitir documentos de forma rápida e acessível. O sistema reduz custos, elimina burocracias e proporciona segurança jurídica nas operações, além de facilitar a comercialização de produtos e o acesso a novos mercados. A NFF também incentiva a formalização, fortalecendo a inclusão econômica e contribuindo para o crescimento sustentável do setor rural”, diz Lejandre Meneses. Mais informações aqui.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 14:43h • 26 de agosto de 2025

Ensino Médio integrado ao técnico é preferência de 98% das famílias em SP

Em pesquisa aplicada pela Secretaria da Educação, 72% dos estudantes da 1ª série disseram que têm interesse no Itinerário de Formação Técnica e Profissional

Descrição da imagem

Cidades • 14:13h • 26 de agosto de 2025

Último dia para inscrição no curso gratuito de auxiliar de mecânica automotiva em Cândido Mota

Capacitação de 40 horas começa em 28 de agosto e oferece oportunidade para jovens e adultos que buscam qualificação profissional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:51h • 26 de agosto de 2025

Agosto mantém baixos índices de queimadas após semana crítica

Dados do Inpe indicam melhor resultado desde 2019

Descrição da imagem

Saúde • 13:02h • 26 de agosto de 2025

Uso incorreto de antibióticos em hospitais amplia risco de resistência

Levantamento aponta uso excessivo e descarte inadequado dos medicamentos, agravando problema de saúde pública e ambiental

Descrição da imagem

Educação • 12:24h • 26 de agosto de 2025

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

Descrição da imagem

Economia • 12:04h • 26 de agosto de 2025

REFIS 2025 oferece parcelamentos e condições especiais para contribuintes em Assis

Programa estará disponível entre 1º e 30 de setembro para contribuintes que desejam regularizar débitos com o município

Descrição da imagem

Educação • 11:39h • 26 de agosto de 2025

Brasil quer 64% das crianças alfabetizadas até o fim de 2025

Meta faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que já tem adesão de todos os estados e quase todos os municípios. Em 2024, resultado ficou em 59,2%

Descrição da imagem

Economia • 11:14h • 26 de agosto de 2025

Trabalhadores rejeitam baixos salários e jornada 6x1; comércio do Brás sofre com falta de mão de obra

Em 2024, mais de 7 milhões de trabalhadores pediram demissão no país. A maioria atuava no comércio, em jornadas exaustivas e com remuneração próxima ao salário mínimo. Empresários reclamam da escassez de mão de obra, mas especialistas apontam que o problema está nas condições precárias oferecidas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?