Responsabilidade Social • 14:25h • 03 de agosto de 2025
Agosto Lilás destaca combate à violência contra a mulher e reforça Lei Maria da Penha
Ministra das Mulheres fala sobre o Agosto Lilás, a estrutura para receber denúncias, acolher e encaminhar mulheres vítimas de violência e ações para promover a autonomia econômica
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

O mês de agosto marca a campanha Agosto Lilás, voltada ao combate à violência contra a mulher e à divulgação dos direitos e serviços de apoio às vítimas. A data também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, Márcia Lopes destacou a importância de ampliar o diálogo e envolver a sociedade no enfrentamento à violência, especialmente os homens. “Precisamos eliminar o machismo e mostrar que não é normal viver sob violência”, disse.
A ministra também defendeu o uso de medidas protetivas, que têm salvado vidas. Segundo ela, em Foz do Iguaçu, todos os feminicídios registrados em 2025 ocorreram com mulheres que não estavam sob proteção judicial.
O feminicídio segue em alta: foram 1.459 casos em 2024, segundo o Mapa da Segurança Pública, aumento de 0,69% em relação a 2023. Muitas mulheres ainda sentem vergonha ou medo de denunciar.
Uma das iniciativas do governo é a Casa da Mulher Brasileira, que oferece atendimento completo às vítimas — com delegacia, apoio psicológico, defensoria, creche e alojamento. Já são 11 unidades em funcionamento no país, e outras 31 estão em implantação.
A ministra reforçou ainda a importância do Ligue 180, canal gratuito e sigiloso para denúncias ou orientação, disponível 24h por telefone e WhatsApp: (61) 9610-0180. Em casos urgentes, deve-se acionar o 190.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital