• PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
  • Vocem apresenta projeto 2026 com foco na base, gestão responsável e novo ciclo em Assis
  • ICMS reforça caixa de Assis com mais de R$ 2,2 milhões e fecha janeiro acima de R$ 4,6 milhões
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:51h • 31 de outubro de 2024

Não podemos perder a confiança no sistema de transplantes, diz Nísia

Ministra diz que caso de transmissão de HIV deve ser apurado com rigor

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em encontro de ministros da Saúde do G20, no Rio de Janeiro, Nísia afirmou que a dengue se tornou um desafio global com as mudanças climáticas e que hoje a doença já atinge a maioria dos países.
Em encontro de ministros da Saúde do G20, no Rio de Janeiro, Nísia afirmou que a dengue se tornou um desafio global com as mudanças climáticas e que hoje a doença já atinge a maioria dos países.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na terça-feira (29) que o governo federal tem trabalhado para o fortalecimento do Sistema Nacional de Transplantes. Segundo ela, o caso de seis pacientes que receberam órgãos infectados por HIV devido à falha no exame de detecção do vírus por um laboratório do Rio de Janeiro indignou a todos.

“Tivemos uma ação conjunta com Conselho Nacional de Justiça para enfrentar um gargalo do sistema, que é a doação de órgãos pelas famílias. Então estamos num caminho de fortalecer o sistema e é fundamental que algo dessa gravidade seja devidamente apurado, investigado com rigor e que a sociedade esteja informada, porque não podemos perder a confiança em nenhuma hipótese num sistema que é reconhecido mundialmente”, disse a ministra, destacando que o caso está sendo investigado pelas polícias Civil e Federal.

A ministra também falou sobre o acordo de cooperação técnica do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a fusão do Hospital dos Servidores do Estado com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UniRio.

Esse será o terceiro dos seis hospitais federais a sair da gestão direta do Ministério da Saúde. O Hospital do Andaraí passou para a administração da prefeitura do Rio de Janeiro e o Hospital de Bonsucesso está sendo gerido pelo Grupo Hospitalar Conceição, uma estatal vinculada ao próprio ministério.

“A ideia é justamente potencializar o Hospital do Servidores, respeitando as excelentes clínicas que existem lá. Os hospitais federais estão atendendo à população, mas com muita precariedade, sem o uso pleno da sua capacidade. E é isso que nós vamos mudar. Então é um trabalho a ser feito com o que há de melhor também hoje nesses hospitais, mas fazendo esse processo de recuperação, de reestruturação, em benefício da Saúde da população”, disse a ministra.

Dengue

Em relação à dengue, que costuma ter aumento de casos no verão, a ministra afirmou que neste momento o governo está focado na prevenção, conscientizando a população a destinar 10 minutos de seus dias para buscar focos de mosquito Aedes argypti, vetor do vírus da dengue, e no uso de tecnologias de controle do inseto, com a liberação de mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia.

Para o ano que vem, está prevista a aplicação de 9 milhões de doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. O Ministério da Saúde ainda fará um diagnóstico para verificar em que municípios fará campanhas de vacinação. "Ainda estamos trabalhando com o Instituto Butantan, aguardando a possibilidade de aprovação de uma nova vacina para aumentar essa oferta [de imunizantes] e ter um plano de vacinação mais amplo".

Em encontro de ministros da Saúde do G20, no Rio de Janeiro, Nísia afirmou que a dengue se tornou um desafio global com as mudanças climáticas e que hoje a doença já atinge a maioria dos países.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

Descrição da imagem

Saúde • 15:10h • 27 de janeiro de 2026

Oftalmologista orienta pais a priorizarem exames de rotina antes da volta às aulas

Avaliação visual pode identificar problemas que afetam o aprendizado e o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:43h • 27 de janeiro de 2026

Feira da Noite acontece nesta terça-feira em Assis com show do Grupo CRV

Evento começa às 17h no Espaço Coberto André Francisco de Assis e reúne produtores locais, gastronomia e apresentação musical às 19h

Descrição da imagem

Cidades • 14:13h • 27 de janeiro de 2026

Tarumã abre inscrições para Bolsa de Estudos 2026 com prazo até 20 de fevereiro

Programa oferece apoio financeiro à formação acadêmica e inscrições começaram na segunda-feira, dia 26

Descrição da imagem

Mundo • 13:47h • 27 de janeiro de 2026

IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?

O calendário para pagamento do IPVA 2026, com desconto de 3% ou parcelado, terminou no dia 23 de janeiro em São Paulo, de acordo com o calendário final da placa de cada veículo.

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar