• Cinco meses para o vestibular: como melhorar o inglês a tempo da prova
  • Como funciona o app do Poupatempo com serviços de zeladoria em SP
  • Viagem de Assis ao Santuário São Miguel Arcanjo: balsa, ponte e estrada, qual escolher?
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 09:01h • 04 de abril de 2025

Não caia em pegadinhas sobre o INSS

Acreditar em boatos pode ter consequências reais e afetar diretamente o futuro financeiro das pessoas

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Reprodução/MPS

Não caia em fake news.
Não caia em fake news.

Boatos e informações duvidosas circulam com frequência, especialmente nas redes sociais. Quando o assunto é INSS, acreditar em notícias falsas pode trazer consequências reais e impactar o futuro financeiro das pessoas. Muitos mitos sobre aposentadorias, benefícios e contribuições geram confusão entre os segurados. Para ajudar você a diferenciar fatos de boatos, reunimos 10 mitos e verdades sobre o INSS. Fique atento e não caia em fake news.

1 - Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar

MITO — Para se aposentar pelo INSS, é necessário ter feito contribuições ao longo da vida laboral e pelo prazo mínimo determinado na legislação (atualmente, para quem se filiar após a Reforma da Previdência de 2019, pelo menos, 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens). No entanto, quem nunca contribuiu pode pedir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possui critérios específicos, como idade de 65 anos ou mais ou ser reconhecido como pessoa com deficiência, após avaliação social e médica, além de ser de família de baixa renda (renda per capita familiar de até 1/4 do salário-mínimo). Mas, atenção, o BPC não é aposentadoria, não dá direito ao 13º salário nem gera direito a pensão por morte.

2 - Trabalhadores rurais têm regras diferenciadas para aposentadoria

VERDADE – Trabalhadores rurais que atuam em regime de economia familiar, como pequenos produtores rurais e pescadores artesanais, têm uma forma diferente de contribuir para o INSS, que é sobre a venda da produção. Eles têm uma redução de cinco anos na idade mínima para aposentar: 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), além de comprovar 15 anos de trabalho efetivo na atividade rural.

3 - O INSS vai pagar 14º salário para os aposentados

MITO - Não existe 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Qualquer mudança sobre o assunto depende de aprovação no Congresso Nacional, o que ainda não ocorreu. Então, se alguém te contar essa história, já sabe que é mentira!

4 - Aposentado pode acumular benefícios do INSS

VERDADE – Alguns benefícios podem ser acumulados, como, por exemplo, aposentadoria e pensão por morte. No entanto, desde a Reforma da Previdência de 2019, o benefício de menor valor pode sofrer um redutor, dependendo do total recebido.

5 - Quem trabalha sem carteira assinada não pode pagar o INSS por conta própria

MITO – Trabalhadores autônomos, estudantes, entregadores por aplicativo, microempreendedor individual (MEI), entre outros, podem contribuir com o INSS e, com isso, ter acesso a benefícios como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e salário-maternidade, além de gerar pensão para seus dependentes, em caso de seu falecimento.

6 - O INSS cancela benefício já concedido

VERDADE – Se houver irregularidades ou perda dos requisitos, o benefício pode ser cancelado. Por exemplo, o BPC pode ser cortado se a renda familiar aumentar acima do limite permitido. A aposentadoria por invalidez também pode ser suspensa se o segurado recuperar a capacidade de trabalho ou se voltar a exercer alguma atividade remunerada similar a que deu origem ao benefício.

7 - O INSS paga auxílio-reclusão para presos

MITO - O auxílio-reclusão é pago aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão em regime fechado. Também é preciso ter contribuído 24 meses e ter uma média dos salários de contribuição, apurados no período dos 12 meses anteriores ao mês de recolhimento à prisão, de até R$1.906,04. Além disso, a cada três meses, deve ser apresentado um atestado de permanência carcerária, como prova de que o segurado permanece recolhido à prisão. No Brasil, apenas 2,6% dos dependentes recebem esse benefício. Não é tão simples assim.

8 - Preciso me afastar do trabalho. Ainda bem que o auxílio-doença pode ser concedido sem perícia médica presencial

VERDADE – O INSS pode conceder o benefício por incapacidade temporária para afastamentos de até 180 dias apenas com base em documentos médicos e odontológicos (atestados, exames, laudos), podendo ser dispensada a realização da perícia médica presencial. Mas, atenção: o documento apresentado deve conter o nome do segurado, emissão dentro dos últimos 90 dias, período de afastamento, CID (Código Internacional de Doenças), data do início da incapacidade, além da assinatura e do carimbo do profissional de saúde.

9 - Estou grávida. Basta solicitar meu salário-maternidade ao INSS

MITO – O salário-maternidade só é pago às seguradas do INSS. Para ter direito, a mulher precisa estar trabalhando com carteira assinada ou ser contribuinte individual, facultativa, MEI (Microempreendedora Individual) ou segurada especial. Além disso, no caso da segurada contribuinte individual, facultativa e MEI, é preciso carência de 10 contribuições antes do nascimento do filho, do aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. A segurada especial precisa comprovar 10 meses de atividade rural. Já a empregada, empregada doméstica e a trabalhadora avulsa são isentas de carência.

10. Cumpri o serviço militar. Vou levar esse tempo para a aposentadoria

VERDADE - Quem serviu às Forças Armadas pode usar esse período para completar o tempo de contribuição no INSS, desde que a pessoa não tenha sido aposentada pelas Forças Armadas.

 Acesse o site do INSS ou ligue para a Central 135 para tirar suas dúvidas e não cair em pegadinhas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 18:28h • 17 de agosto de 2025

Violência de gênero e fé: estudo de Lidice Meyer alerta para interpretações distorcidas da Bíblia

Pós-doutora em Antropologia e História aponta como discursos religiosos podem reforçar a opressão contra mulheres e defende resgate da igualdade defendida no cristianismo primitivo

Descrição da imagem

Educação • 17:39h • 17 de agosto de 2025

Cinco meses para o vestibular: como melhorar o inglês a tempo da prova

Com cinco meses até as provas, curso intensivo aposta em método direto e foco na interpretação para ajudar candidatos a ganhar confiança e melhorar o desempenho

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 17 de agosto de 2025

Cosméticos e gravidez: saiba quais produtos evitar e como cuidar da pele com segurança

Especialista orienta sobre ativos e tratamentos que podem representar riscos para a mãe e o bebê

Descrição da imagem

Mundo • 16:19h • 17 de agosto de 2025

Como funciona o app do Poupatempo com serviços de zeladoria em SP

Desde março, mais de 5 mil solicitações já foram registradas por cidadãos de municípios paulistas por meio da funcionalidade integrada ao Cidades.SP.GOV.BR

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:41h • 17 de agosto de 2025

Ave de rapina rara é registrada pela primeira vez em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu

Armadilha fotográfica do Projeto Onças do Iguaçu flagra um uiraçu, uma das aves mais raras da América do Sul

Descrição da imagem

Educação • 15:03h • 17 de agosto de 2025

Ensino híbrido avança no Brasil, mas ainda precisa de transformação pedagógica

Integração entre presencial e digital exige projeto pedagógico sólido, formação docente e foco na experiência do aluno

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:49h • 17 de agosto de 2025

Ovodoação já responde por 12% dos nascimentos por FIV no Brasil, aponta especialista

Crescimento da ovodoação expõe impacto do tempo na fertilidade e reforça importância do planejamento familiar antecipado

Descrição da imagem

Cidades • 14:26h • 17 de agosto de 2025

MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder chega à Galeria Municipal de Artes de Marília

Com o uso de nove óculos de realidade virtual, os visitantes poderão passear por cenários recriados, ouvir narrações com sinopses e curiosidades

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?