• Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app
  • Prefeitura de Assis abre inscrições para cursos gratuitos de pizzas e hambúrguer artesanal
  • Sinal em 1420 MHz emitido por 3I/Atlas surpreende observatórios e revela segundo objeto sincronizado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 12:02h • 28 de novembro de 2025

Museu da Imigração inaugura nova exposição “Migrar – Histórias Compartilhadas Sobre Nós”

Com onze módulos interativos, recursos tecnológicos e de acessibilidade, a mostra requalifica a narrativa sobre migrações, traz itens inéditos de acervo e amplia sua interface com a arte contemporânea

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria da Cultura de SP | Foto: Raul Fonseca e Diego Santoro/Museu da Imigração

Instalação das camas da Hospedaria de Imigrantes do Brás e gaveteiro com acervo de cartas.
Instalação das camas da Hospedaria de Imigrantes do Brás e gaveteiro com acervo de cartas.

O Museu da Imigração, em São Paulo, abre no dia 9 de dezembro sua nova exposição de longa duração: “Migrar – Histórias Compartilhadas Sobre Nós”. A mostra marca um novo posicionamento da instituição sobre o tema das migrações e foi construída a partir de um processo colaborativo iniciado em 2022, envolvendo migrantes, refugiados, pesquisadores, ativistas, moradores do entorno e visitantes.

Reformulada para ampliar vozes e perspectivas, a exposição reúne mais interatividade, acessibilidade e tecnologia. São 11 módulos que abordam temas como fronteiras, viagens, deslocamentos indígenas e negros, imigração no Brasil, migrações internas, diáspora brasileira e debates contemporâneos, além do Observatório MI, um espaço dinâmico com conteúdos audiovisuais atualizados.

A mostra também integra obras de seis artistas visuais — Adriane Kariú, Paulo Chavonga, Daniel Jablonski, Marcelo D’Salete, Marco Haurélio e Lucélia Borges — que exploram diferentes linguagens, como instalações, fotografia, xilogravura, HQs e inteligência artificial.

A relação do público com a antiga Hospedaria de Imigrantes continua presente. As camas, um dos elementos mais simbólicos, agora permitem que os visitantes se deitem para ouvir relatos reais de migrantes. Cartas históricas ganharam recursos de acessibilidade, como narração e Braille, e a tradicional parede de sobrenomes passou a incluir reflexões sobre identidade e pertencimento.

Entre os destaques, o módulo “Viagem” traz projeções imersivas e objetos que aproximam o visitante das rotinas e desafios dos trajetos migratórios. Já “Deslocamentos Indígenas e Negros” reforça o compromisso do museu com o debate sobre racismo e memória, reunindo instalações, documentários e HQs. O módulo “Migrações Internas” apresenta fotografias, depoimentos e cordéis que valorizam as contribuições de migrantes de outras regiões do país para São Paulo.

A perspectiva da diáspora brasileira também está presente, com dados e relatos de quem vive no exterior. Nesse espaço, a instalação Still Brazil, de Daniel Jablonski, discute como o Brasil é representado por outras culturas.

Um dos módulos mais simbólicos convida o público a refletir sobre os patrimônios do migrar, considerando dimensões materiais, imateriais, comunitárias e institucionais. Nele, está exposta a pintura Mama Diop, do artista angolano Paulo Chavonga.

Com essa abordagem plural, a exposição rompe com narrativas tradicionais que limitaram o conceito de migração no Brasil por décadas, muitas vezes focadas apenas em movimentos internacionais do passado e marcadas por visões racializadas. A mostra valoriza trajetórias de grupos historicamente invisibilizados — indígenas, negros, refugiados e apátridas — e reforça a importância da memória, da diversidade e do diálogo para construir futuros mais inclusivos.

A exposição conta com recursos de acessibilidade, como peças táteis, audiodescrição e Libras.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:02h • 04 de dezembro de 2025

Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal

Agenda reúne missas, encontros de preparação espiritual, cantata e celebrações do fim de ano abertas à comunidade

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura de Assis assumirá temporariamente a operação do Aterro de Inertes

Intervenção ocorre após constatação de irregularidades e atende solicitação dos caçambeiros, que apoiaram a decisão em reunião na quarta-feira

Descrição da imagem

Cidades • 11:18h • 04 de dezembro de 2025

Marília: Prefeitura divulga mutirões de emprego para esta sexta-feira, dia 5

Empresas Carino e DHL/Mercado Livre farão seleção

Descrição da imagem

Educação • 10:26h • 04 de dezembro de 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem

Segundo Manoel Palacios, anulação de três questões foi preventiva

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 04 de dezembro de 2025

Deputado quer legalizar spray de pimenta para autodefesa feminina em SP

Projeto de lei em São Paulo propõe regulamentar o uso de sprays de pimenta para ampliar a proteção de mulheres e garantir acesso gratuito a vítimas com medida protetiva

Descrição da imagem

Policial • 09:25h • 04 de dezembro de 2025

Monitoramento e estratégia ajudam a reduzir índices criminais no interior paulista

Homicídios e latrocínios atingiram os menores patamares no acumulado do ano

Descrição da imagem

Cidades • 09:02h • 04 de dezembro de 2025

Marília terá Castramóvel com atendimento gratuito para pets em janeiro

Cadastros já estão abertos e seguem até 30 de dezembro pelo telefone da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 04 de dezembro de 2025

Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app

No aplicativo, o usuário é direcionado à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), responsável por organizar o atendimento