• Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
  • Caso no BBB 26 expõe impactos psicológicos do assédio em contextos de superexposição
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:15h • 15 de fevereiro de 2025

Ministra anuncia gratuidade dos 41 medicamentos no Farmácia Popular

Medida beneficia 1 milhão de pessoas que ainda pagavam coparticipação

Agência Brasil | Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a medida abrange toda a população brasileira e vai beneficiar de forma imediata mais de um milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida abrange toda a população brasileira e vai beneficiar de forma imediata mais de um milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, na quinta-feira (13), a total gratuidade do Programa Farmácia Popular. No Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, ela explicou que todos os 41 itens do programa, a partir de agora, passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida abrange toda a população brasileira e vai beneficiar de forma imediata mais de um milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.

As fraldas geriátricas, por exemplo, vão passar a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A ministra avalia que essa foi uma escolha importante em atenção ao envelhecimento da população.

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra.

O ministério contabiliza que, de 2022 para 2024, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.

A ministra ainda anunciou que o governo ampliou o credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular.

A ideia é chegar a todas as cidades, segundo a ministra. Atualmente, o programa já está presente em 4.812 municípios (86% das cidades e 97% da população com mais de 31 mil farmácias credenciadas). O programa foi criado em 2004.

Prevenção à dengue

Também no encontro de prefeitos, Nísia Trindade alertou que as gestões municipais são “atores principais” no combate à dengue no País.

“Muito pode ser feito, principalmente no âmbito dos municípios, das prefeituras, com a limpeza urbana e evitar água parada. Isso porque 75% dos focos (do mosquito transmissor) estão nas nossas casas e ao redor das nossas casas”, disse em entrevista à imprensa.

Ela acrescentou, no entanto, que o enfrentamento deve ser conjunto, com governo federal, estados e municípios a fim de conscientizar a população. “Nós conseguimos ter uma redução de 60% (dos casos) neste ano quando comparamos com 2024”, afirmou.

A ministra lamentou que no ano passado houve 6,5 milhões de casos de dengue. Ela atribuiu o resultado às mudanças climáticas e também à variação dos sorotipos da dengue. Inclusive, em janeiro, o ministério alertou que o tipo 3 é o que mais preocupa as autoridades porque tem maior potencial de causar formas graves da doença.

“Há muitas regiões do Brasil que são motivos de preocupação para nós, como alguns municípios de São Paulo, onde estamos apoiando as prefeituras, como é o caso de São José do Rio Preto”.

Ela ponderou que a vacina contra a doença ainda não é produzida em uma escala para todo o país, e é destinada para crianças e adolescentes em mais de dois mil municípios. “Precisamos recomendar fortemente aos responsáveis que levem suas crianças e seus adolescentes que não tomaram a segunda dose para tomar”, alertou.

Ela garantiu que o ministério tem apoiado estados e municípios com novas tecnologias de unidades para dispersar o larvicida, fortalecer os agentes de endemias e realizar ações para os próximos anos, como é o caso da introdução da bactéria Wolbachia para controlar a transmissão do vírus. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:35h • 25 de janeiro de 2026

Mitos e verdades sobre a rosácea: o que é fato e o que exige cuidado

Dermatologista explica sintomas, fatores de risco e como controlar a doença inflamatória da pele

Descrição da imagem

Mundo • 11:06h • 25 de janeiro de 2026

Conheça os direitos das grávidas, mães e pais contratados nos regimes CLT e PJ

Estabilidade no emprego para as mulheres grávidas e licenças maternidade e paternidade, inclusive para pais adotivos, estão entre os direitos garantidos pela legislação trabalhista. Saiba quais são

Descrição da imagem

Cidades • 10:40h • 25 de janeiro de 2026

Caso em Bauru levanta debate sobre diferença entre morte aparente e real no atendimento pré-hospitalar

Perita em medicina legal aponta falhas na verificação de óbito e reforça que protocolos exigem avaliação rigorosa antes de qualquer declaração

Descrição da imagem

Variedades • 10:31h • 25 de janeiro de 2026

Por um número: Assis quase leva a Mega-Sena que agora paga R$ 92 milhões; confira as dezenas sorteadas

Aposta simples registrada na cidade acertou a quina e levou R$ 22,8 mil; região teve ao menos dez jogos premiados na quadra

Descrição da imagem

Saúde • 10:15h • 25 de janeiro de 2026

Programa de caminhadas aumenta atividade física e melhora sintomas em pessoas com asma, aponta estudo

Baseado em entrevistas motivacionais e metas semanais, intervenção estimulou pessoas com asma moderada e grave a realizarem caminhadas diárias

Descrição da imagem

Cidades • 09:41h • 25 de janeiro de 2026

Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria

Unidade participa pela primeira vez da seleção unificada do SUS-SP, fortalecendo a formação de especialistas e a assistência à infância na região

Descrição da imagem

Mundo • 09:09h • 25 de janeiro de 2026

Orelhões entram em fase de desativação, mas seguem onde não há outro serviço de voz

Fim das concessões marca transição definitiva da telefonia pública para as redes móveis

Descrição da imagem

Variedades • 08:41h • 25 de janeiro de 2026

Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região

De 18 a 24 de janeiro, reportagens destacaram descontos em tributos, prazos de matrícula, cursos gratuitos, alerta de saúde no verão, caso de maus-tratos e iniciativas culturais com impacto direto na rotina da população

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar