• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:15h • 28 de setembro de 2025

Ministério da Saúde reforça vacinação contra sarampo em profissionais de saúde

Aumento de casos na Américas levou a OPAS a emitir alerta sanitário

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF

O apelo é para que as instituições de saúde mantenham os registros atualizados, promovam ações de vacinação in loco, campanhas de conscientização e capacitações sobre prevenção do sarampo.
O apelo é para que as instituições de saúde mantenham os registros atualizados, promovam ações de vacinação in loco, campanhas de conscientização e capacitações sobre prevenção do sarampo.

Em agosto deste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta sanitário após constatar um aumento de 34 vezes no número de casos de sarampo nas Américas em comparação com o ano de 2024. Esse aumento regional, concentrado nos Estados Unidos, Canadá e México, também tem preocupado as autoridades sanitárias brasileiras.

Até agosto, 28 casos foram confirmados no Brasil, todos importados de países vizinhos. Considerando o risco de reintrodução da doença em território nacional, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), recomenda que os serviços de saúde verifiquem a situação vacinal de suas equipes, já que os profissionais e trabalhadores da área são os primeiros a ter contato com casos suspeitos de sarampo nas unidades de atendimento.

O apelo é para que as instituições de saúde mantenham os registros atualizados, promovam ações de vacinação in loco, campanhas de conscientização e capacitações sobre prevenção do sarampo. "A ausência de proteção pode comprometer a segurança dos serviços e de pacientes vulneráveis. Reforçamos também a importância da adoção de medidas não farmacológicas, como o isolamento oportuno de casos, uso de EPIs (máscaras), triagem adequada, ventilação dos ambientes e higiene das mãos", afirma comunicado enviado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Aqueles que ainda não foram vacinados devem receber duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de 30 dias. A vacina é contraindicada apenas para gestantes e pessoas com imunossupressão grave.

Também é fundamental que os profissionais de saúde notifiquem imediatamente todo indivíduo que atender a definição de caso suspeito de sarampo (febre alta e mal-estar e pelo menos mais um dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou conjuntivite e/ou coriza), para que possam ser investigados, ter suas amostras de material biológico coletadas oportunamente e que as ações de bloqueio vacinal possam ser implementadas em até 72 horas. Além disso, os contatos dos casos suspeitos devem ser monitorados por 30 dias e orientados para receber a vacina.

A medida mais eficaz para prevenir a doença e controlar surtos e epidemias é a vacinação. No Brasil, a vacina tríplice viral está disponível para pessoas de 6 meses a 59 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de evitar a contaminação com o vírus do sarampo, ela também evita caxumba e rubéola. Neste ano, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 13,6 milhões de doses. A cobertura vacinal da primeira dose ultrapassa 90%, e os estoques estão garantidos em todo o país.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância