Cultura e Entretenimento • 07:33h • 14 de agosto de 2025
Minicurso na Unesp Assis debate conexões entre cinema e literatura nesta quinta-feira
Atividade do projeto Cine Unesp: Vozes Plurais analisa obra de Mário de Andrade e sua adaptação para o cinema
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação

O projeto de extensão Cine Unesp: Vozes Plurais realiza nesta quinta-feira, 14 de agosto, às 15h, o minicurso “Cinema e Literatura”, ministrado pela professora Cristiane Rodrigues de Souza, docente do curso de Letras da Unesp de Assis. O encontro será no Anfiteatro Manoel Belloto e propõe um mergulho na relação entre a obra literária “Amar, verbo intransitivo” (1927), de Mário de Andrade, e a adaptação cinematográfica “Lição de amor” (1976), dirigida por Eduardo Escorel.
A proposta é apresentar como diferentes linguagens artísticas dialogam entre si, transformando-se e adquirindo novos significados. A análise partirá da perspectiva de que obras de arte não são estruturas isoladas, mas sim construções que assimilam elementos de outras produções, resultando em novas formas de expressão.
Minicurso analisa relação entre “Amar, verbo intransitivo” e “Lição de amor”
Durante o minicurso, serão exploradas as questões sociais presentes nas obras, com destaque para a relação entre classes retratada por Mário de Andrade e reescrita no filme de Escorel. O evento também abordará a relevância do autor modernista para a literatura brasileira e sua contribuição crítica para compreender a formação cultural do país no início do século XX.
A atividade é aberta ao público interessado e as inscrições podem ser feitas por meio deste link. A iniciativa busca incentivar o pensamento crítico, aproximar o público de diferentes manifestações artísticas e promover o diálogo entre literatura e cinema.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital