• Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
  • Processo seletivo da Educação 2026 entra na reta final em Assis
  • Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:06h • 08 de novembro de 2025

Meningite bacteriana volta a preocupar e reforça importância da vacinação no Brasil

Surtos recentes e baixa cobertura vacinal reacenderam o alerta para a meningite bacteriana no país, que já registrou mais de 9 mil casos e 1,1 mil mortes em 2024

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Butantan | Foto: Comunicação Butantan

O PNI oferece duas vacinas contra o meningococo. A vacina meningocócica C em doses aos três e cinco meses de idade, e a ACWY como reforço aos 12 meses. Além disso, desde 2020 a vacina meningocócica ACWY é oferecida no PNI em dose única para adolescentes de 11 e 14 anos.
O PNI oferece duas vacinas contra o meningococo. A vacina meningocócica C em doses aos três e cinco meses de idade, e a ACWY como reforço aos 12 meses. Além disso, desde 2020 a vacina meningocócica ACWY é oferecida no PNI em dose única para adolescentes de 11 e 14 anos.

Os casos de meningite bacteriana voltaram a chamar atenção no Brasil após surtos em Pelotas (RS) e mortes de crianças em São Paulo. Até 17 de outubro, o país contabilizou 9.311 casos confirmados de meningite, sendo 4.045 bacteriana e 3.150 viral, além de 1.121 mortes, a maioria causada pela forma bacteriana, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar de grave e com alta letalidade, a meningite não é tão transmissível: em média, uma pessoa infectada passa a doença para apenas outra. A forma bacteriana é causada pela Neisseria meningitidis, que possui 12 sorogrupos. Para cinco deles (A, B, C, W e Y) há vacinas disponíveis, o que torna essencial manter a cobertura vacinal alta.

Um ponto-chave na prevenção é a vacinação de adolescentes com a meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos, e com a vacina contra o meningococo B. Isso porque até 20% dos jovens de 11 a 19 anos podem carregar a bactéria na garganta sem apresentar sintomas, funcionando como transmissores silenciosos, explica o infectologista do Butantan, Érique Miranda.

Ao reduzir essa colonização, a vacina ACWY ainda gera imunidade coletiva, diminuindo a circulação da bactéria e protegendo especialmente bebês e pessoas com imunidade reduzida.

Hoje, a cobertura da meningocócica C é de cerca de 85% entre crianças de até 1 ano, enquanto a ACWY alcançou apenas 55,64% em 2023 — ambas abaixo das metas necessárias para evitar surtos.

O Ministério da Saúde lançou as Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas ao programa da Organização Mundial da Saúde, com meta de vacinar 80% dos adolescentes de até 15 anos.

Surtos costumam ocorrer entre o fim do inverno e início da primavera, especialmente envolvendo o sorogrupo C. A transmissão ocorre por gotículas respiratórias e exige contato próximo e prolongado. Ambientes fechados, como escolas e creches, são mais propícios à disseminação.

A meningite bacteriana é mais grave que a viral. Seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, mal-estar, vômitos e sensibilidade à luz. Em bebês, pode causar irritação, moleira estufada e letargia. A forma mais grave é a meningococcemia, que evolui rapidamente e causa febre alta, manchas na pele e diarreia.

O tratamento exige antibióticos imediatos e, muitas vezes, corticoides. Já as meningites virais tendem a ser mais leves e se resolvem espontaneamente, embora também exijam diagnóstico.

Segundo a OMS, no mundo há 1,6 milhão de casos anuais de meningite bacteriana, com 240 mil mortes em crianças menores de 5 anos. A prevenção, reforça Érique Miranda, está na vacinação — a melhor forma de bloquear a circulação da bactéria e evitar surtos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 04 de dezembro de 2025

Cruzália abre inscrições para nova turma da Banda Marcial Gabriel Zandonadi

Projeto tradicional de Cruzália inicia novo ciclo de atividades culturais com vagas gratuitas

Descrição da imagem

Economia • 14:27h • 04 de dezembro de 2025

Programa Empreendedor Artesão estimula o artesanato paulista como negócio e fonte de renda

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico amplia oportunidades e abre caminhos para sustentabilidade, herança cultural e empreendedorismo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:19h • 04 de dezembro de 2025

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:15h • 04 de dezembro de 2025

FEMA apresenta 1ª Mostra de Habitação de Interesse Social com projetos de alunos de Arquitetura

Evento apresenta propostas desenvolvidas por estudantes do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, com foco em soluções técnicas e acessíveis para a cidade

Descrição da imagem

Educação • 13:44h • 04 de dezembro de 2025

Unicamp abre inscrições para 133 vagas olímpicas que dão acesso à universidade

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2024 e 2025