• Estudo da Unesp sobre impacto de agrotóxicos em abelhas recebe menção honrosa da Capes
  • Concha Acústica recebe hoje a Feira de Rock de Assis com atrações culturais e gastronômicas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:00h • 13 de junho de 2024

MEC debate inclusão de estudantes com espectro autista em audiência pública

Discussão foca na adaptação curricular e formação de professores para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Da Redação | Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC | Foto: Divulgação / Frame

Representantes do MEC e especialistas debatem inclusão de estudantes com TEA em audiência pública na Câmara dos Deputados
Representantes do MEC e especialistas debatem inclusão de estudantes com TEA em audiência pública na Câmara dos Deputados

Na última terça-feira, 11 de junho, o Ministério da Educação (MEC) participou de uma audiência pública sobre o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento foi promovido pelas Comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação da Câmara dos Deputados.

Desafios e Diretrizes

A audiência discutiu o Parecer nº 50/2023, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que apresenta orientações específicas para o atendimento de estudantes autistas.

O debate foi sugerido pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que destacou os desafios enfrentados pela educação de pessoas com TEA, especialmente em termos de inclusão, adaptação curricular, formação de professores e acesso a recursos e tecnologias assistivas.

Participação do MEC

Francisco Alexandre Mupurunga, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, ressaltou a importância de responder aos desafios enfrentados pelos estudantes com TEA.

“Temos 634.259 estudantes autistas na rede de ensino, e esse número aumenta diariamente. É essencial desenvolver políticas públicas baseadas em dados e evidências para atender essa crescente demanda,” destacou Mupurunga.

Ele também mencionou que o governo anterior extinguiu a Secadi e as escolas de educação especial na perspectiva inclusiva, optando por escolas especiais separadas, um movimento considerado um retrocesso pelo MEC.

Contribuições e Especialistas

Além de representantes do MEC, o debate contou com a participação de Suely Menezes e Flávia Marçal, do CNE; Joelson Dias, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Carolina Corrêa, especialista em Coordenação Pedagógica para Comunicação Bilíngue; Paulo César Santos, da OAB-DF; Guilherme de Almeida, presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas; e Pedro Lucas de Lima, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Próximos Passos

A audiência pública reforçou a necessidade de continuar aprimorando as políticas educacionais para estudantes com TEA, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade.

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, continuará a trabalhar com base nas orientações do CNE e em dados concretos para desenvolver estratégias que atendam às necessidades específicas dos estudantes autistas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?