• Mitos e verdades sobre concursos em ano eleitoral esclarecem cenário de 2026
  • Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário
  • Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 15:28h • 29 de outubro de 2025

Mauricio de Sousa é meu pai e também o pai do Brasil, diz Mauro Sousa

Mesmo aos 90 anos, não se cansou de sugerir novas ideias

Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No filme, Mauro Sousa interpreta o seu pai e conta a história de como ele começou a sua carreira de desenhista e quadrinista no país.
No filme, Mauro Sousa interpreta o seu pai e conta a história de como ele começou a sua carreira de desenhista e quadrinista no país.

Aos 90 anos de idade, completados na segunda-feira (27), Mauricio de Sousa é pai de dez filhos e também de mais de 400 personagens, entre eles, uma garotinha que usa um vestidinho vermelho e que está sempre carregando um coelhinho de pelúcia: a Mônica, sua figura mais conhecida. Mas ele não parou por aí. Muitos brasileiros aprenderam a ler com suas historinhas e, por isso, carinhosamente, também costumam chamá-lo de pai.

“Ouço isso com muita frequência, de que ele é um pouco pai de todo mundo. As obras dele, os personagens que ele criou são como se fossem nossos melhores amigos, são a nossa família. Não tem preço realmente sentir todo esse afeto que todo mundo tem pelo meu pai. E, por isso, meu pai acaba sendo esse paizão. O meu Maurício, ele é o pai do Brasil. E eu não tenho ciúmes, tá, gente?”, brincou um de seus filhos, Mauro Sousa.

A declaração de Mauro foi feita para uma plateia lotada que foi assistir a uma exibição especial da cinebiografia Mauricio de Sousa – O filme, apresentada na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na semana passada, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

No filme, Mauro Sousa interpreta o seu pai e conta a história de como ele começou a sua carreira de desenhista e quadrinista no país. A sessão especial – e emocionante – contou com a participação de Mauricio de Sousa, que embora não tenha dado qualquer declaração, foi muito aplaudido pelo público.

A sessão também teve a presença de sua mãe, a artista e diretora-executiva da MSP Estúdios, Alice Takeda. Em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, que foi ao ar na segunda-feira (27), pela TV Brasil, Alice contou como conheceu Mauricio de Sousa e convive com ele há mais 50 anos.

“Conviver com o Mauricio ensinou muita coisa. Uma delas é que todos somos iguais. Então, não tem diferença entre as pessoas, nem de cor, nem de raça, nem de status. Não tem diferença. Todos são iguais. Isso nós aprendemos com ele e ele sempre pede para ensinarmos isso para as crianças e para as novas gerações que vem aí”, disse.

Segundo ela, Mauricio de Sousa buscou trazer para as suas revistas em quadrinhos toda essa pluralidade e diversidade humana, criando, por exemplo, personagens com deficiências.

“Quando um roteirista escreve uma história, um desenhista, um arte-finalista, um letrista, todos eles, quando escrevem histórias com crianças ou com pessoas com deficiência para passar essa mensagem, tudo isso vem de dentro e é desenhado com muito amor, com muito amor. Essa revista, com essas histórias, contém muito sentimento. Por isso que quando um leitor pega essa revista para ler encontra ali não só uma mensagem de amor, mas uma revista que contém sentimentos de muitas pessoas que trabalharam nela”.

Simplicidade

Embora seja considerado o “pai do Brasil”, Mauricio de Sousa é definido como uma pessoa simples. Essa é, inclusive, uma característica que ele buscou levar para seus personagens. Em entrevista concedida à TV Brasil em 2013, o autor explicou que ele mesmo foi a inspiração para suas primeiras histórias.

“Eu falava do meu cachorrinho, da vida que eu tive quando era garoto. E colocava nos jornais, que era publicação de adulto”.

Diretor da cinebiografia sobre o desenhista, Pedro Vasconcelos reforçou que a simplicidade é uma das características que mais define o escritor na vida pessoal. “Mauricio de Sousa é um cara simples, humano, extremamente respeito e extremamente amoroso”, definiu. “Grandes seres humanos são assim. E a gente vai ver isso no filme. Essa simplicidade, humanidade e amorosidade que todos nós precisamos tanto, principalmente nos tempos em que vivemos, está presente no ser humano Maurício de Souza”, completou o diretor.

Em entrevista de apresentação de seu novo filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Pedro Vasconcelos destacou ainda que Mauricio continua uma eterna criança.

“Até hoje, mora uma criança linda naquele coração”, afirmou .

Visionário

Outra qualidade muito marcante do desenhista e escritor é a generosidade, ressaltou a esposa, Alice Takeda. “Ele é uma pessoa generosa, que abre os braços e que abraça alguém que está precisando. Ele não tem limites para isso. Acabamos aprendendo isso também na vida, na convivência com ele”, falou.

Para Marina Sousa, diretora-executiva da MSP Estúdios e quem inspirou a personagem Marina, outra característica de seu pai é estar sempre antenado com o que acontece no mundo.

“Vejo o Mauricio como um visionário mesmo. Desde o começo, quando ele começou a fazer os quadrinhos, ele já acompanhava a sociedade, do que todo mundo estava gostando. Ele ia atrás de agradar todo mundo e de fazer entretenimento para todo mundo”, falou ela, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem.

Mesmo aos 90 anos, seu pai não se cansou de sugerir novas ideias. “A cabeça dele, a personalidade dele, é assim. Ele sempre dá ideia. Por exemplo, ele adora ver os meus filhos brincando. Meus filhos são pequenininhos, mas ele sempre vira para mim para falar: ‘Ó, isso dá personagem, isso dá uma história’. Não tem como meu filho fazer alguma coisa e ele não surgir com alguma ideia, alguma sugestão”.

Em entrevista para a TV Brasil em 2015, Mauricio já refletia sobre o papel do artista. “Artista não se aposenta. Artista vira estrelinha e continua iluminando de alguma maneira algum pedaço por aí”.

E é isso que Mauricio continua fazendo aos noventa anos de idade, o que deve tornar seu aniversário ainda mais especial. “Vai ser muito emocionante. Vai ser tão bom para o Mauricio, aos 90 anos, receber esses abraços emocionantes, de gratidão, [de pessoas dizendo] o senhor me ensinou a ler, o senhor me ensinou a gostar de pegar em um livro ou uma revista. Vai ser uma emoção”, completou Alice Takeda.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 09:02h • 20 de janeiro de 2026

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

Especialista ouvido pela Agência Brasil ensina a otimizar o consumo

Descrição da imagem

Saúde • 08:53h • 20 de janeiro de 2026

Anvisa determina recolhimento e suspensão de produtos alimentícios contendo glitter

Empresa anunciava itens irregulares em plataformas de vendas on-line

Descrição da imagem

Saúde • 08:31h • 20 de janeiro de 2026

Vacina da dengue do Instituto Butantan previne contra todos os tipos da doença

Imunizante que é o primeiro do mundo em dose única começou a ser aplicado no domingo (18)

Descrição da imagem

Economia • 08:10h • 20 de janeiro de 2026

Assis e região somam milhões com terceiro repasse de ICMS do ano

Terceira transferência de 2026 soma recursos expressivos para Assis e municípios vizinhos, com destaque para arrecadação crescente no início do ano

Descrição da imagem

Política • 07:31h • 20 de janeiro de 2026

Mitos e verdades sobre concursos em ano eleitoral esclarecem cenário de 2026

Especialista explica o que a lei permite, o que fica vedado e por que informações equivocadas geram insegurança entre concurseiros

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 21:19h • 19 de janeiro de 2026

Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário

Manifesto de Vitório Pacaccini questiona acusações exibidas em documentário e reforça debate sobre desconstrução da narrativa histórica

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:38h • 19 de janeiro de 2026

Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas

Pesquisa aponta avanço na maturidade digital das empresas, com adoção mais técnica, estratégica e integrada da inteligência artificial

Descrição da imagem

Mundo • 19:29h • 19 de janeiro de 2026

O futuro do trabalho chegou: 2026 coloca flexibilidade contra controle nas empresas

Especialista aponta tendências do trabalho remoto e alerta que modelos rígidos podem custar produtividade, engajamento e talentos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar