• Projeto “Semear é Cuidar” promove ação de prevenção ao câncer de mama em Maracaí
  • Aprender jogando: por que os games estão revolucionando a educação no Brasil
  • Unesp avança na pós-graduação e coloca 76% dos programas nos níveis mais altos da Capes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:58h • 17 de junho de 2025

Matemática aos sábados: Educação de SP abre inscrições para ‘Aulas Olímpicas’

Atualmente, projeto está implantado em 152 escolas estaduais; expectativa é expandir projeto para outras unidades

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Arquivo Âncora1

É possível que estudantes de outras unidades de ensino frequentem as aulas nas unidades-sede do projeto. A abertura de turmas depende do interesse dos estudantes e das inscrições.
É possível que estudantes de outras unidades de ensino frequentem as aulas nas unidades-sede do projeto. A abertura de turmas depende do interesse dos estudantes e das inscrições.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu na sexta-feira (13) as inscrições para estudantes interessados em participar do projeto “Aulas Olímpicas”, iniciativa que promove aulas de matemática aos sábados em 152 unidades de ensino atualmente. A expectativa é que o projeto seja expandido a partir de agosto. Neste primeiro semestre, mais de 10.000 estudantes frequentaram as aulas no fim de semana.

O início das aulas está previsto para o dia 9 de agosto, e as inscrições para o segundo semestre devem ser registradas por meio de manifestação na SED (Secretaria Escolar Digital). Estudantes que já frequentam as turmas estão automaticamente inscritos para o segundo semestre.

“O projeto oferece aulas gratuitas de matemática e suas tecnologias para alunos que desejam aprimorar seus conhecimentos e participar de competições científicas na área. As aulas são ministradas por professores da rede e contam com material didático exclusivo para uso nas aulas presenciais aos sábados”, afirma Roberto Serra Campos Júnior, coordenador de olimpíadas na Educação.

É possível que estudantes de outras unidades de ensino frequentem as aulas nas unidades-sede do projeto. A abertura de turmas depende do interesse dos estudantes e das inscrições. Para que as turmas sejam abertas, é necessária a participação de ao menos 15 alunos por classe. As aulas são destinadas a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª à 3ª série).

Passo a passo para a inscrição

O prazo de inscrição vai de 13 de junho a 2 de julho. Na SED, os estudantes devem acessar a página principal e, no menu esquerdo, encontrar as opções:

  • Gestão Escolar;

  • Depois Sistema de Olimpíadas; e

  • Em seguida, “Aulas Olímpicas”.

São elegíveis à participação das aulas, os estudantes medalhistas em edições anteriores de olimpíadas como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo), a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e outras olimpíadas de conhecimento. Os alunos não medalhistas, mas interessados em participar do projeto, também podem se inscrever e garantir a sua vaga com a anuência da escola e da diretoria de ensino, que avalia o estudante em relação ao grau de dedicação aos estudos e afinidade com o projeto.

No segundo semestre, nove unidades devem se somar às atuais 152 que oferecem as aulas aos sábados, totalizando 161 escolas estaduais com “Aulas Olímpicas”. Do total, 26 delas estão localizadas na capital.

Para a inscrição e participação, todos os alunos menores de idade precisarão da aprovação da mãe, pai ou familiar responsável para a sequência no processo. Essa autorização deverá ser feita por um membro da família por meio do acesso à SED pela página dos pais ou responsáveis.

A frequência dos estudantes do projeto é rigorosamente controlada. Caso um aluno falte três vezes consecutivas sem justificativa, ele será desligado do projeto e sua vaga será oferecida a outro estudante.

O conteúdo das aulas é focado em matemática e suas tecnologias e as aulas serão ministradas por professores da rede que atuam nessa área. Esses profissionais receberão formação específica para a atuação nas Escolas Olímpicas. As regras para atribuição de aulas foram publicadas na edição de 5 de fevereiro do Diário Oficial do Estado. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 21:44h • 22 de janeiro de 2026

Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão

Ação ocorreu após denúncia anônima, crianças foram acolhidas por familiar e caso segue sob responsabilidade da Justiça

Descrição da imagem

Mundo • 20:16h • 22 de janeiro de 2026

Metanol em bebidas adulteradas preocupa especialistas às vésperas do Carnaval

Especialistas alertam para efeitos do consumo excessivo e para o perigo do metanol, substância tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas, especialmente durante a folia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:29h • 22 de janeiro de 2026

Eles sentem como nós? Podcast mergulha na vida emocional dos pets

Em narrativa sensível e baseada em ciência, “A Louca dos Gatos” investiga se cães e gatos têm consciência, emoções e uma vida interior semelhante à humana

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:38h • 22 de janeiro de 2026

REBRACA consolida rede nacional de acolhimento LGBTQIA+ e amplia enfrentamento à LGBTfobia no Brasil

Rede reúne 22 casas nas cinco regiões do país e inspira políticas públicas voltadas à proteção, dignidade e cidadania da população LGBTQIA+

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:50h • 22 de janeiro de 2026

Do boato à evidência: o que a ciência realmente explica sobre a nutrição de cães e gatos

Informações distorcidas ainda influenciam escolhas dos tutores; especialistas defendem decisões baseadas em ciência e não em mitos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:20h • 22 de janeiro de 2026

Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026

Prêmio Top Destinos Turísticos SP reconhece cidades líderes em 16 categorias e consagra o Circuito das Águas Paulistas como a principal região turística do ano

Descrição da imagem

Educação • 16:36h • 22 de janeiro de 2026

Por que o vestibular de Medicina exige muito mais do que decorar conteúdo

Método, estratégia e preparo emocional definem quem transforma estudo em aprovação ao longo do ano

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:09h • 22 de janeiro de 2026

Olhar de Cinema abre inscrições para a 15ª edição e convida cineastas de todo o Brasil e do mundo

Festival Internacional de Curitiba recebe curtas e longas inéditos até 26 de fevereiro e celebra 15 anos como vitrine do cinema independente

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar