• São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?
  • Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis
  • Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 30 de maio de 2025

Mata Atlântica: conheça destinos sustentáveis em um dos biomas mais ricos do mundo

Ministério do Turismo destaca quatro locais imperdíveis para quem quer vivenciar a natureza de forma consciente e responsável

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) milenar, com mais de 40 metros de altura.
Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) milenar, com mais de 40 metros de altura.

No dia 27 de maio, o Brasil celebrou o Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas mais diversos do planeta. A data representa uma oportunidade especial para reforçar o papel do turismo sustentável como um poderoso aliado na preservação ambiental, ao mesmo tempo em que gera renda a comunidades locais e promove a conservação de áreas naturais.

A Mata Atlântica se estende por 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás e Mato Grosso do Sul. Embora concentrada no litoral, o ecossistema também alcança áreas do interior, ocupando regiões de serra e planalto.

A Agência de Notícias do Ministério do Turismo destaca quatro destinos imperdíveis do bioma. Confira!

Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP): localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o parque preserva um dos maiores trechos contínuos de Mata Atlântica no Brasil, abrangendo 104.000 hectares. A melhor época de visitação vai dos meses de maio a setembro, quando o clima é mais seco e ideal para as trilhas.

O que fazer: caminhos históricos, como a Trilha do Ouro (antiga rota de tropeiros), cachoeiras cristalinas, mirantes com vista para o mar e sítios arqueológicos que abrigam petroglifos indígenas. A região oferece ainda a possibilidade de avistar animais como preguiças, tucanos e até onças-pardas.

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP): patrimônio natural no Vale do Ribeira, o espaço é reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera, protegendo 35.712 hectares de Mata Atlântica. O turismo de base comunitária beneficia diretamente famílias quilombolas da região.

O que fazer: conhecer de mais de 400 cavernas catalogadas (como as do Diabo e da Casa de Pedra), fazer rafting no Rio Betari, desfrutar de cachoeiras de águas transparentes e observar espécies animais e vegetais. O parque possui guias especializados, que atuam na conservação e na educação ambiental.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC): maior unidade de conservação de Santa Catarina (84.130 hectares), o parque protege nascentes que abastecem a Grande Florianópolis. O local abriga o maior remanescente de restinga do estado e é lar de espécies raras, como o mico-leão-dourado.

O que fazer: observação de mais de 700 espécies de aves (incluindo o papagaio-de-peito-roxo), trilhas interpretativas com diferentes níveis de dificuldade, banhos em cachoeiras de água gelada e visitas a comunidades tradicionais açorianas, que mantêm técnicas ancestrais de agricultura.

Reserva Biológica de Una (BA): no Sul da Bahia, a reserva de 18.715 hectares é um dos últimos refúgios do mico-leão-da-cara-dourada. A reserva trabalha diretamente com comunidades locais e oferece alternativas econômicas sustentáveis, a exemplo de ecoturismo e da produção de mudas nativas.

O que fazer: trilhas guiadas por pesquisadores, observação da fauna (incluindo mais de 200 espécies de aves), visitas ao Centro de Pesquisas e participação em programas de educação ambiental. A experiência inclui aprendizado sobre projetos de reintrodução de espécies e técnicas de conservação.

Turismo Sustentável

Turismo sustentável significa viajar com consciência, minimizando impactos ambientais e fortalecendo economias locais. Para a Mata Atlântica, o turismo responsável representa uma importante ferramenta de preservação, gerando recursos à manutenção de parques e reservas, incentivando a educação ambiental e valorizando comunidades tradicionais.

Em 2024, o Brasil registrou o recorde histórico de 25,5 milhões de visitas a Unidades de Conservação (UCs), sendo 12,5 milhões apenas nos parques nacionais. O resultado reflete o compromisso do Governo Federal em promover o turismo ecológico sustentável e responsável.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:23h • 04 de agosto de 2025

Maquiagem em crianças pode causar puberdade precoce, alerta especialista

Endocrinologista pediátrico explica como substâncias químicas presentes em cosméticos podem afetar o desenvolvimento hormonal e causar efeitos a longo prazo

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025

Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda

Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio

Descrição da imagem

Mundo • 18:33h • 04 de agosto de 2025

CPI das Bets aponta jogo compulsivo como crise silenciosa de saúde pública no Brasil

Audiência no Congresso reúne especialistas e propõe regulação mais rígida das apostas online, diante do aumento de transtornos mentais associados ao vício em jogos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?