• Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
  • Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira
  • Carreta Pegasus retorna ao Natal de Assis com programação de 15 a 19 de dezembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 12:13h • 14 de dezembro de 2025

Marte fica no Rio Grande do Norte? Para um experimento da Embrapa, sim

A 100 km da capital potiguar, no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat Marte é uma instalação que simula condições espaciais no coração do Semiárido

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Julio Rezende

Pesquisadores da missão 226-Embrapa no interior do Habitat Marte, que reproduz o ambiente de uma base fora do planeta. A partir da esquerda: Julio Rezende, Renato Torres, Juscimar da Silva, Ítalo Guedes e Clarissa Castro.
Pesquisadores da missão 226-Embrapa no interior do Habitat Marte, que reproduz o ambiente de uma base fora do planeta. A partir da esquerda: Julio Rezende, Renato Torres, Juscimar da Silva, Ítalo Guedes e Clarissa Castro.

Nos dias 17 e 18 de novembro, cinco pesquisadores realizaram experimentos em um ambiente bastante inusitado. A 100 km da capital potiguar, no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat Marte é uma instalação que simula condições espaciais no coração do Semiárido.

Trata-se de uma infraestrutura avançada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenada pelo professor Júlio Rezende , um dos participantes da missão. A atividade foi realizada no âmbito da Rede Space Farming Brazil , coordenada pela Embrapa e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os demais pesquisadores integrantes da missão são do quadro da Embrapa. Ítalo Guedes e Juscimar da Silva , da Embrapa Hortaliças (DF), especialistas em cultivos em ambientes controlados e em fertilidade do solo, respectivamente, foram responsáveis por montar um experimento com tomates. Renato Torres, da Embrapa Agricultura Digital (SP), testou equipamentos para o monitoramento remoto de cultivos no espaço.

Já Clarissa Castro , especialista em gestão da qualidade da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, se dedicou a elaborar um modelo de gestão voltado a esse tipo de experimento, ainda bem novo, a fim de ser usado em outras missões que envolvam ambientes de simulação aos moldes da base análoga da UFRN. Coube também à pesquisadora averiguar o cumprimento do documento orientador Gestão e Rastreabilidade, recentemente elaborado para garantir a qualidade dos resultados de ensaios e estudos da Rede Space Farming Brazil.

“A estação Habitat Marte é um ambiente de simulação no qual pesquisadores de várias áreas do conhecimento podem aplicar protocolos e pesquisas a fim de entender diferentes fenômenos passíveis de ocorrer no espaço e que necessitam ser testados primeiro aqui na Terra”, explica o professor Rezende.

Ele conta que as estações espaciais análogas se originaram na região do Ártico, em 2001. A da UFRN começou em dezembro de 2017 e já realizou mais de 200 missões nesses oito anos. A de novembro foi chamada de Missão 226-Embrapa e recebeu até um patch próprio – representação artística em forma de distintivo usado por astronautas em seus trajes.

Embora não simulem variações de gravidade e radiação severa, por exemplo, a que estão sujeitas as bases e estações espaciais, os habitats análogos conseguem reproduzir restrições de recursos e situações psicológicas, físicas e práticas enfrentadas fora do planeta. Com essa finalidade, elas costumam ser instaladas em locais de clima extremo para emular as dificuldades climáticas espaciais. O Habitat Marte é banhado pelo sol escaldante do sertão do Rio Grande do Norte, proporcionando temperaturas máximas de mais de 40°C durante o dia.

“Esses tipos de experimentos em ambientes análogos aos do espaço são importantes para testar o comportamento de equipamentos e da própria equipe, além de ajudar a administrar recursos escassos,” declara a coordenadora da Rede Space Farming Brazil, Alessandra Favero , pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (SP).

Guedes reforça que a pesquisa agrícola espacial não traz frutos só para astronautas. “O objetivo inicial foi montar uma estrutura de cultivo em ambiente protegido ( foto ao lado ) que também pudesse ser uma ‘vitrine tecnológica’ de práticas sustentáveis para o cultivo de hortaliças pela população local”, conta o pesquisador. Ele relata que a equipe conheceu as condições locais e visitou uma horta comunitária para avaliar as espécies cultivadas e as práticas agrícolas adotadas.

Para o cientista, esse trabalho ajudou a expandir a atuação da Embrapa em uma região ainda pouco assistida. “Esse experimento também mostrou que sistemas produtivos de alta tecnologia, que economizem água e nutrientes, têm grande potencial em regiões semiáridas”, completa. Alessandra Favero reforça esse ponto, “é um dos nossos objetivos que os produtores e comunidades locais se beneficiem das tecnologias desenvolvidas por trabalhos como esse,” afirma a coordenadora da rede.

O papel do cientista da computação Renato Torres na missão foi o de testar a implantação de dispositivos de internet das coisas (IoT) para automação e monitoramento remoto de uma futura casa de vegetação. “O ambiente espacial oferece condições desafiadoras, fazendo com que novas fronteiras sejam estudadas. Isso possibilita o desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de tornar equipamentos e culturas mais resilientes a condições extremas”, afirma o pesquisador ao lembrar que esses resultados podem ser aplicados também para os desafios climáticos da Terra.

Yoga no espaço: assista

Clarissa Castro ainda contribuiu na missão com uma habilidade extracurricular. Instrutora voluntária de hatha yoga, há mais de uma década, a pesquisadora ministrou uma aula da prática oriental aos participantes da missão. “As condições extremas do espaço, como microgravidade, radiação ionizante e isolamento, podem causar problemas físicos e psicossociais aos astronautas, por isso, as missões exigem um intenso programa de preparação e condicionamento e a yoga é uma das práticas integrativas que estão sendo testadas para melhorar o bem-estar e a saúde física e mental dos astronautas antes, durante e após as missões espaciais”, conta a cientista para quem as pesquisas sobre o bem-estar humano no espaço compõem uma área que pode ser desenvolvida futuramente nos trabalhos da Rede Space Farming Brazil.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:02h • 15 de dezembro de 2025

Nova espécie da Mata Atlântica recebe nome de Lula em estudo liderado pela Unesp

Pequeno sapo de montanha do gênero Brachycephalus foi apresentado em artigo da PLOS ONE por equipe internacional e reforça alerta sobre a conservação do bioma

Descrição da imagem

Saúde • 19:29h • 15 de dezembro de 2025

Levantamento aponta alterações anatômicas em 64% dos homens após cirurgia de próstata

Estudo com quase 2 mil pacientes indica curvaturas, afinamento e redução peniana, além de alta incidência de disfunção erétil no pós-operatório

Descrição da imagem

Educação • 18:38h • 15 de dezembro de 2025

ITA 2026 expõe desigualdade de gênero em um dos vestibulares mais difíceis do país

Apenas 6% dos aprovados são mulheres em seleção que reuniu mais de 10 mil candidatos para 180 vagas

Descrição da imagem

Variedades • 17:30h • 15 de dezembro de 2025

Fique Esperto: saiba como se proteger de golpes digitais neste fim de ano

Última campanha de 2025 do Movimento #FiqueEsperto, da Anatel e parceiras, orienta consumidores a adotar práticas seguras nas compras online

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:03h • 15 de dezembro de 2025

Assis Anime Fest 2025 reúne público diverso e consolida evento como principal encontro geek da cidade

Mesmo com domingo chuvoso, edição de 2025 atraiu adolescentes, jovens e famílias inteiras, com jogos, cosplay, cultura pop e programação contínua em espaço coberto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:41h • 15 de dezembro de 2025

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas

Para aproveitar a diversão com segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta para os cuidados essenciais na prevenção de afogamentos em piscinas — um tipo de ocorrência frequente, especialmente envolvendo crianças pequenas

Descrição da imagem

Educação • 16:16h • 15 de dezembro de 2025

Unesp abrirá mestrado para assentados da reforma agrária e quilombolas em 2026

Turma especial terá 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial, em parceria com o Incra, e edital será lançado no próximo ano

Descrição da imagem

Economia • 15:45h • 15 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025