Saúde • 13:01h • 10 de agosto de 2025
Manter massa magra e controlar a gordura abdominal pode proteger o cérebro na velhice
Pesquisa sugere que manter massa magra e evitar excesso de gordura na barriga pode proteger a saúde do cérebro na velhice
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Universidade de Monash | Foto: Arquivo/Âncora1

Um estudo publicado em julho, da Monash University, na Austrália, acompanhou mais de 17 mil pessoas entre 65 e 98 anos e concluiu que a gordura abdominal, especialmente em homens, está associada a um risco maior de desenvolver demência. A pesquisa integra o ASPREE Study e foi publicada no Journal of the American Alzheimer’s Association.
Os pesquisadores identificaram que, enquanto o acúmulo de gordura na região da barriga eleva o risco de comprometimento cognitivo, manter maiores níveis de massa magra e até mesmo certa quantidade de gordura corporal total na velhice pode ter efeito protetor para o cérebro. Indivíduos nos quartis mais altos de massa magra ou gordura total apresentaram risco de demência entre 15% e 38% menor.
Segundo a professora Joanne Ryan, líder da unidade de pesquisa em Neuropsiquiatria Biológica e Demência da Monash, o excesso de gordura abdominal é um fator de risco relevante, sobretudo para homens. Ela explica que doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, muitas vezes associadas ao sobrepeso na meia-idade, também aumentam a probabilidade de demência e câncer.
A pesquisa aponta que evitar o acúmulo excessivo de gordura na região abdominal e manter o equilíbrio entre massa magra e gordura total pode beneficiar a função cognitiva na terceira idade.
Estratégias como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e moderação no consumo de bebidas alcoólicas ajudam a proteger o cérebro e a saúde geral. “Os resultados reforçam que estilo de vida saudável, com controle de peso abdominal, pode ser determinante para o envelhecimento cerebral com mais qualidade”, conclui Ryan.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital