• Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 12:39h • 10 de fevereiro de 2025

Maioria dos repatriados dos Estados Unidos é jovem e chega sem familiares

O perfil dos 111 repatriados recém-chegados foi divulgado horas antes do embarque. Do total de pessoas, 83 estavam desacompanhadas. Nenhuma tinha registro na Interpol. Governo Federal presta atendimento a todas

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: MDHC/divulgação

Equipes do Governo Federal e dos governos cearense e mineiro ajudam na chegada dos repatriados
Equipes do Governo Federal e dos governos cearense e mineiro ajudam na chegada dos repatriados

Na última sexta-feira (7), um grupo de 111 brasileiros e brasileiras chegou ao Brasil, após ação do governo estadunidense, que os deportou. A lista com o quantitativo e o perfil dos repatriados foi disponibilizada pelo governo norte-americano cerca de cinco horas antes da chegada ao Brasil.

No voo desta sexta-feira, não há registros de passageiros sob alerta da Interpol. Portanto, sem registro de atividades consideradas ilegais.

Dados da Polícia Federal mostram que a maioria dos repatriados são jovens: oito pessoas têm até 10 anos de idade; 11 têm entre 11 e 20 anos; 38 têm entre 21 e 30 anos; e 33 estão na faixa etária dos 31 a 40 anos. Apenas 17 têm entre 41 a 50 anos e quatro têm 51 anos ou mais, sendo o mais velho do grupo com 53 anos de idade.

Das 111 pessoas, 85 são homens – dos quais 71 estavam desacompanhados – e apenas 26 são mulheres – das quais 12 estavam desacompanhadas. Cerca de 25% (28 pessoas) do grupo veio em núcleo familiar.

Governo acompanha e cuida

Uma equipe composta por 12 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos e sanitaristas realizaram um total de 173 atendimentos aos 111 brasileiros que desembarcaram em Fortaleza. A equipe compõe a Força Nacional do SUS. Equipes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania complementaram a ação, prestando atendimento em questões jurídicas e de encaminhamento aos demais serviços públicos que os repatriados venham a precisar.

Assim que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, os passageiros foram acolhidos em uma estrutura organizada em três eixos: a equipe de acolhimento, responsável por dar as boas-vindas; a equipe de urgência e emergência, posicionada estrategicamente para atender casos imediatos; e a equipe de atendimento psicossocial.

Durante a operação, foram realizados 126 atendimentos psicossociais, 32 atendimentos assistenciais e 15 atendimentos em saúde mental . As principais ocorrências incluíram cefaleia, crise hipertensiva e apoio psicossocial.

Criada para atuar em situações emergenciais, a FN-SUS tem se destacado em operações de repatriação e atendimento a populações em situação de vulnerabilidade. Com experiência acumulada em crises humanitárias, a equipe responde de forma rápida e eficaz, assegurando que todos os brasileiros retornem ao país com dignidade e recebam os cuidados necessários.

Ajuda dos estados

O Governo Federal e a Secretaria de saúde local organizou um esquema de recepção e apoio em Fortaleza e Belo Horizonte, com base na experiência acumulada em operações anteriores de repatriação. Além do suporte do Ministério da Saúde, por meio da FN-SUS, a Polícia Federal conduziu operação especial para os procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.

Em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto de Fortaleza, foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados. O PAAHM é um serviço oferecido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), com atendimento multidisciplinar para agilizar os procedimentos migratórios. Uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também esteve presente para reforçar o acolhimento.

Escala

Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, oferecendo acesso gratuito à internet, carregadores de celular e canais para contato com familiares, além de orientação sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

A Secretaria da Diversidade do Ceará também esteve presente na recepção a pedido da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ para atender uma mulher transgênero e seu marido.

O pouso na capital do Ceará representa uma redução do tempo de restrição física dos repatriados. A medida subtraiu em cinco horas a chegada ao Brasil, reduzindo o período em que os brasileiros permanecem algemados e acorrentados pelos pés durante o transporte.

Trabalho conjunto

A ação interministerial inclui os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), das Relações Exteriores (MRE), da Justiça e Segurança Pública, da Saúde (MS) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A Polícia Federal também participa da ação.

Nos dois aeroportos, a PF realizou operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 16:30h • 25 de janeiro de 2026

Sete erros comuns reduzem a durabilidade do biquíni e aumentam o descarte precoce

Hábitos simples no uso e na lavagem influenciam diretamente a vida útil das peças de moda praia

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:02h • 25 de janeiro de 2026

‘Stopover’: parada programada é oportunidade para experimentar destinos paulistas no verão

Ao turista que adquirir o programa em passagem aérea, a Setur-SP revela cidades para estadas de até cinco dias no estado, em passeios de bate e volta

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 25 de janeiro de 2026

Aluguel de temporada pode render até R$ 7 mil por mês nas cidades mais procuradas do Brasil

Simulação baseada em dados de mercado mostra que modelo supera o aluguel tradicional em regiões turísticas e grandes capitais

Descrição da imagem

Mundo • 15:17h • 25 de janeiro de 2026

SP já registra mais de 2,6 milhões de veículos licenciados em 2026, veja como fazer

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

Descrição da imagem

Variedades • 14:51h • 25 de janeiro de 2026

Virada da vida adulta pode ocorrer só aos 32 anos, apontam estudos sobre maturação do cérebro

Pesquisa internacional e avaliação clínica indicam que fatores sociais e tecnológicos contribuem para a chamada adolescência estendida

Descrição da imagem

Variedades • 14:14h • 25 de janeiro de 2026

No Parque Nacional da Tijuca, araras-canindés voltam ao céu do Rio após 200 anos

Mais aves devem chegar ao Parque Nacional ainda neste ano. Ciência Cidadã será ferramenta fundamental no monitoramento das araras em vida livre na Mata Atlântica

Descrição da imagem

Saúde • 13:39h • 25 de janeiro de 2026

Canabidiol amplia debate sobre cuidado e qualidade de vida no Transtorno do Espectro Autista

Estudos científicos e relatos clínicos apontam o canabidiol como terapia complementar no manejo de sintomas, sempre com prescrição e acompanhamento médico

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:08h • 25 de janeiro de 2026

Novo método usa satélites e inteligência artificial para mapear danos de geadas em plantações

Estudo mostrou que formação de fina camada de gelo prejudicou mais de 70% da área cultivada de milho em região do Paraná em 2021. Ferramenta pode permitir que agricultores e autoridades combatam danos à agricultura causados pelo clima

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar