• PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
  • Vocem apresenta projeto 2026 com foco na base, gestão responsável e novo ciclo em Assis
  • ICMS reforça caixa de Assis com mais de R$ 2,2 milhões e fecha janeiro acima de R$ 4,6 milhões
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 14:09h • 31 de outubro de 2024

Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba

Unidade na Cidade Industrial de Curitiba está 35% concluída e deve entrar em operação em 2025. A Wolbachia é uma bactéria presente em aproximadamente 60% dos insetos

Da Redação com informações da Agência estadual de notícias do Paraná | Foto: Foto: Gabriel Rosa/AEN

Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba.
Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba.

Mais uma fábrica de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia (Wolbitos) para controle de arboviroses, em especial a dengue, chikungunya e Zika está sendo implantada no Paraná. Considerada a maior de todas as unidades já construídas, a nova biofábrica, instalada em Curitiba está com 35% das obras concluídas, e deve entrar em operação em 2025.

As atualizações do projeto foram anunciadas na quarta-feira (30), no auditório do Tecpar, na Cidade Industrial de Curitiba, em um evento comemorativo dos dez anos da implementação do Método Wolbachia no Brasil. A celebração teve a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representantes dos municípios beneficiados pelo projeto.

A nova unidade é a maior do mundo e está localizada na área do Parque Tecnológico da Saúde, sob a responsabilidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), vinculado à Fiocruz, e World Mosquito Program (WMP). Ela atenderá à demanda vinda do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com uma expectativa de produção de cerca de 100 milhões de ovos de mosquitos por semana, priorizando municípios com alto risco de dengue.

A previsão é de que ao longo de 10 anos de atividade, aproximadamente 140 milhões de brasileiros possam ser beneficiados com a implementação do método em diversos municípios do país, só com esta fábrica. 

“No Paraná, temos dois municípios, nas regiões Oeste e Norte que estão sendo beneficiadas por essa tecnologia. As fábricas foram inauguradas há pouco tempo e é uma das estratégias de enfrentamento à dengue. O Estado apoia a iniciativa, já que essa produção ajuda todos os locais a enfrentar um problema antigo”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Lucia Belmonte.

Os mosquitos com Wolbachia são soltos em diversos locais no Brasil e no mundo. No Paraná, desde que as biofábricas para soltura inauguraram, em julho, já foram soltos cerca de 13 milhões de Wolbitos em Londrina e 7 milhões em Foz do Iguaçu. Atualmente, Joinville (SC), Presidente Prudente (SP), Uberlândia (MG) e Natal (RN), são os outros municípios selecionados pelo Ministério da Saúde onde o método é aplicado.

“A estratégia é uma das alternativas que encontramos para o enfrentamento a dengue. Em Niterói, onde iniciou o projeto, os resultados foram muito positivos. Esperamos abranger outros municípios do país com essa tecnologia, que é sustentável e efetiva”, ressaltou Livia Vinhal, coordenadora-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde. 

Método

Desenvolvido na Austrália, o método é usado no Brasil porque, desde 2014, o país é um dos 14 que compõem o Programa Mundial de Mosquitos - WMP (World Mosquito Program). A iniciativa internacional é conduzida pela Fiocruz, com financiamento do Ministério da Saúde, em parceria com os governos locais.

Para Luciano Moreira, líder do Método Wolbachia no Brasil, esses dez anos desenvolvendo o projeto trouxeram resultados significativos de redução do mosquito transmissor. “ Quando iniciamos , respaldados na ciência, tivemos resultados de quase 60% na redução de casos. O método não faz mal à população e o envolvimento de todos é essencial para o sucesso do projeto”.

A Wolbachia é uma bactéria presente em aproximadamente 60% dos insetos no mundo. Em laboratório, os pesquisadores do WMP conseguiram introduzir esta bactéria dentro dos ovos de Aedes. aegypti. Foi comprovado que, quando a bactéria está presente no mosquito, estes vírus não se desenvolvem bem, reduzindo a sua transmissão.

“Já solicitamos que a estratégia seja aplicada a outros municípios, além dos já selecionados no Estado. Não existe uma definição ainda, dependemos do Ministério da Saúde para essa escolha”, complementou a coordenadora da Sesa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

Descrição da imagem

Saúde • 15:10h • 27 de janeiro de 2026

Oftalmologista orienta pais a priorizarem exames de rotina antes da volta às aulas

Avaliação visual pode identificar problemas que afetam o aprendizado e o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:43h • 27 de janeiro de 2026

Feira da Noite acontece nesta terça-feira em Assis com show do Grupo CRV

Evento começa às 17h no Espaço Coberto André Francisco de Assis e reúne produtores locais, gastronomia e apresentação musical às 19h

Descrição da imagem

Cidades • 14:13h • 27 de janeiro de 2026

Tarumã abre inscrições para Bolsa de Estudos 2026 com prazo até 20 de fevereiro

Programa oferece apoio financeiro à formação acadêmica e inscrições começaram na segunda-feira, dia 26

Descrição da imagem

Mundo • 13:47h • 27 de janeiro de 2026

IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?

O calendário para pagamento do IPVA 2026, com desconto de 3% ou parcelado, terminou no dia 23 de janeiro em São Paulo, de acordo com o calendário final da placa de cada veículo.

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar