Cultura e Entretenimento • 15:05h • 02 de outubro de 2025
Livro sobre o povo Yanomami é semifinalista do Prêmio Jabuti 2025
Obra de Ricardo Martins concorre na categoria Não Ficção - Artes e reforça a importância cultural e ambiental dos povos originários
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
O livro Os Últimos Filhos da Floresta, do fotógrafo e documentarista Ricardo Martins, foi anunciado como semifinalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Não Ficção - Artes. O Jabuti, considerado o mais importante reconhecimento literário do Brasil desde 1958, premia obras que ampliam o debate cultural e social no país.
A obra retrata a vida e a força do povo Yanomami, destacando a urgência da preservação dos povos originários e da floresta amazônica. Parte da renda do projeto está sendo revertida para a construção de uma escola indígena na aldeia Hemare Pi Wei, em território Yanomami.
Para Ricardo Martins, a indicação vai além da valorização artística: “Esse reconhecimento ultrapassa a fotografia. É uma forma de amplificar a voz dos Yanomami e de reafirmar que proteger seus territórios e sua cultura é também proteger a floresta. Esse é o verdadeiro prêmio”, afirmou.
Autor de 15 livros e vencedor do Jabuti em 2012, Martins já teve seu trabalho exibido em instituições como a UNESCO, em Paris, e a Galeria Tretyakov, em Moscou. Seus projetos também chegaram a plataformas de streaming e televisão, como Amazon Prime Video, CNBC, TV Cultura e Band Play.
Livro e documentário integrados
Os Últimos Filhos da Floresta inclui QR codes que levam a vídeos exclusivos com bastidores das fotos, resultado de uma imersão de dias na aldeia Yanomami após mais de um ano e meio de negociações para garantir o acesso e o consentimento da comunidade.
O projeto também conta com a série documental “Yanomami, Os Últimos Filhos da Floresta”. Um compilado de 20 minutos será lançado junto ao livro, com exibição no evento de estreia. Produzida pela RM Produções, a série deve chegar em breve às plataformas digitais.

Obra de Ricardo Martins retrata força Yanomami e disputa Jabuti
O livro está disponível por R$ 79 nas principais livrarias do país e no site do autor. O teaser pode ser assistido no YouTube: clique aqui.
Sobre os Yanomami
Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas isolados do mundo, vivendo há mais de mil anos entre a Amazônia brasileira e venezuelana. Tradicionalmente caçadores, coletores e agricultores, mantêm uma relação espiritual com a floresta, que chamam de urihi, considerada um ser vivo.
Desde os anos 1980, o modo de vida Yanomami tem sido ameaçado por fatores externos como o garimpo ilegal, o desmatamento, a propagação de doenças e a violência. A preservação do povo Yanomami é também a preservação da floresta e de sua cosmovisão única.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço