• A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão
  • Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos
  • Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 11:10h • 06 de junho de 2024

Lei para motoristas de app pode mudar futuro do trabalho

Proposta deve ser votada na próxima semana

Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa

A proposta é resultado de discussões conduzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com participação de empresas e trabalhadores do setor
A proposta é resultado de discussões conduzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com participação de empresas e trabalhadores do setor

Na próxima semana, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados deverá votar a proposta de lei complementar para regulamentar a relação de trabalho intermediado por empresas de aplicativos de transporte.

O substitutivo do PLP 12/2024, elaborado pelo deputado Augusto Coutinho (Republicanos – PE), modifica o projeto original apresentado pelo governo em março.

Impacto da nova legislação

A proposta é resultado de discussões conduzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com participação de empresas e trabalhadores do setor.

O PLP busca estabelecer mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos para melhorar as condições de trabalho. Segundo Coutinho, o projeto aborda questões sobre o futuro do trabalho e a proteção dos direitos trabalhistas em uma economia digitalizada.

Opiniões divergentes

A proposta não é unânime entre os trabalhadores. Gilberto Almeida dos Santos, presidente do SindimotoSP, acredita que a nova lei pode criar uma jurisprudência negativa e retirar direitos existentes, como carteira assinada e férias remuneradas.

Já o deputado Marcos Pollon (PL-MS) argumenta que a regulamentação pode aumentar os custos para motoristas e usuários, defendendo que a legislação assegure apenas garantias mínimas aos motoristas autônomos.

Diferentes perfis de motoristas

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) aponta que 40% dos motoristas têm outra atividade e usam os aplicativos para complementar a renda, enquanto 60% têm o trabalho com os apps como principal fonte de renda.

A Amobitec apoia a regulamentação proposta pelo governo, mas critica o substitutivo de Coutinho, afirmando que inclui temas não discutidos no grupo de trabalho e pode aumentar a insegurança jurídica.

Tramitação do projeto

Após a votação na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, o PLP 12/2024 seguirá para a Comissão de Trabalho e, posteriormente, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o projeto será encaminhado ao plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado.

O Ministério do Trabalho e Emprego defende a proposta original do governo, destacando que ela garante melhor remuneração aos trabalhadores. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, motoristas e entregadores de aplicativos têm trabalhado mais e ganhado menos desde que as plataformas começaram a operar.

A nova lei busca equilibrar a inovação tecnológica com a proteção dos direitos trabalhistas, garantindo condições mais justas para os trabalhadores do setor.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?