Saúde • 11:23h • 19 de agosto de 2025
Laser no abdômen mostra efeito contra hipertensão ligada à menopausa
Pesquisa da UFSCar indica que técnica pode ajudar na regulação da pressão arterial
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1
Um estudo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Fapesp, mostrou que a aplicação de laser vermelho de baixa intensidade na região abdominal pode ajudar a combater a hipertensão causada pela queda na produção de hormônios femininos durante a menopausa.
A pesquisa foi feita em 26 ratas divididas em três grupos: um de controle, outro que passou por retirada dos ovários (para simular a menopausa) e um terceiro tratado com sessões de laser duas vezes por semana.
A técnica, chamada fotobiomodulação, utiliza luz para estimular células e tecidos. Nos testes, ela reduziu a pressão arterial, melhorou a saúde dos vasos sanguíneos e aumentou a produção de óxido nítrico, substância que ajuda a relaxar os vasos e melhorar a circulação.
Segundo o professor Gerson Rodrigues, coordenador do estudo, os resultados são promissores e indicam benefícios cardiovasculares. A equipe já iniciou um ensaio clínico com mulheres na menopausa para avaliar os efeitos em humanos. Resultados preliminares apontam melhora dos sintomas, e novas estratégias estão sendo testadas para potencializar a ação do laser, incluindo o uso de fitoterápicos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço