• São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?
  • Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis
  • Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:21h • 30 de maio de 2025

Labirintite: entenda a doença que afetou Lula

Diagnóstico depende do entendimento dos sintomas do paciente

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Hospital Paulista/Divulgação

A maioria das doenças do labirinto tem cura e todas, sem exceção, têm tratamento que possibilita, pelo menos, o controle dos sinais e sintomas.
A maioria das doenças do labirinto tem cura e todas, sem exceção, têm tratamento que possibilita, pelo menos, o controle dos sinais e sintomas.

Após sentir-se mal no início da semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com labirintite. O principal sintoma do presidente foi vertigem, quando há a sensação de que as coisas ao redor estão rodando ou mesmo que o próprio corpo está rodando ou balançando.

Popularmente, vertigem e tontura são termos usados como sinônimos. Na medicina, entretanto, é preciso um pouco mais de cautela. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, médicos de diversas especialidades atendem casos de tontura, enquanto o otorrinolaringologista é indicado para tratar doenças do labirinto.

“Desvendar a queixa de tontura nem sempre é fácil. Na verdade, usar a palavra labirintite quase sempre está errado, pois há várias doenças diferentes do labirinto. Além disso, o sintoma descrito como tontura pode ter outras causas, como doenças cardíacas, neurológicas, vasculares e emocionais”, explica a entidade.

A causa mais comum de doenças do labirinto, segundo a associação, é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), que acontece quando pequenos cristais localizados dentro do labirinto, órgão onde circula um líquido, se soltam e ficam se movendo livremente.

Desmaios e perdas auditivas

Ao contrário do que muitos pensam, doenças do labirinto, em geral, não causam desmaios. Na maioria das vezes, de acordo com a entidade, os desmaios estão associados a doenças neurológicas ou cardiovasculares.

As doenças do labirinto, entretanto, podem apresentar perdas auditivas associadas ao quadro.

“Na verdade, o órgão labirinto inclui nossos sensores de movimento, que causam tontura quando doentes, e também a cóclea, responsável por detectar os sons. Não é raro zumbidos e perdas auditivas acompanharem tonturas causadas por doenças do labirinto”, esclarece a associação.

Diagnóstico

A Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que o diagnóstico de doenças do labirinto depende principalmente do entendimento dos sintomas do paciente. Em alguns casos, por exemplo, é necessária a realização de exames de sangue, de testes vestibulares do labirinto, de testes auditivos e mesmo de exames de imagem.

Tratamento e cura

A maioria das doenças do labirinto tem cura e todas, sem exceção, têm tratamento que possibilita, pelo menos, o controle dos sinais e sintomas.

“Isso dependerá da causa da doença. Por isso é tão importante sua investigação”, reforçou a entidade.

A associação alerta ainda que diversas medicações podem causar tonturas como efeito colateral, enquanto alguns remédios específicos podem afetar o labirinto.

Cuidados

Em relação aos cuidados de pacientes com doenças do labirinto, a entidade destaca que é importante saber qual doença do labirinto está sendo tratada para que as recomendações sejam eficazes.

“Generalizar recomendações pode não ser tão eficaz. Exercícios físicos, no entanto, de forma geral, tendem a melhorar o equilíbrio e acelerar ainda mais a recuperação do paciente”.

Sobre dietas específicas para pacientes com doenças do labirinto, novamente, a associação ressalta que cada caso tem a sua particularidade.

“Por isso é tão importante o diagnóstico correto da doença. Há casos em que a dieta não faz diferença na apresentação dos sintomas, porém, existem outros que o tratamento baseia-se na dieta”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:23h • 04 de agosto de 2025

Maquiagem em crianças pode causar puberdade precoce, alerta especialista

Endocrinologista pediátrico explica como substâncias químicas presentes em cosméticos podem afetar o desenvolvimento hormonal e causar efeitos a longo prazo

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025

Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda

Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio

Descrição da imagem

Mundo • 18:33h • 04 de agosto de 2025

CPI das Bets aponta jogo compulsivo como crise silenciosa de saúde pública no Brasil

Audiência no Congresso reúne especialistas e propõe regulação mais rígida das apostas online, diante do aumento de transtornos mentais associados ao vício em jogos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?