• Unesp avança na pós-graduação e coloca 76% dos programas nos níveis mais altos da Capes
  • Secretaria da Saúde alerta sobre cuidados para quem frequenta áreas de mata no verão
  • Curso de Medicina da FEMA alcança avaliação de excelência do Conselho Estadual de Educação
Novidades e destaques Novidades e destaques

Classificados • 09:19h • 05 de julho de 2025

Julho tem vagas temporárias; veja oportunidades nos PATs de SP

Da logística ao comércio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico conecta empresas e candidatos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

O mês de julho abre chances para quem busca trabalho temporário. Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de São Paulo oferecem diversas vagas em várias regiões do estado.
O mês de julho abre chances para quem busca trabalho temporário. Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de São Paulo oferecem diversas vagas em várias regiões do estado.

Conhecido como um mês de férias, julho também tem oportunidades para quem busca por trabalho temporário. Nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em todo o estado de São Paulo, são mais de 3,3 mil vagas temporárias disponíveis. As oportunidades são intermediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e abrangem setores como comércio, logística e indústria.

As funções mais requisitadas pelas empresas participantes são: auxiliar de logística (2.430 vagas), alimentador de linha de produção (285) e caldeireiro (208). As vagas temporárias são uma oportunidade para aprimorar habilidades essenciais do mercado de trabalho, como aconteceu com o universitário Matheus Cortez, jovem de 28 anos de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, que atuou como agente de pesquisa este ano através de uma vaga intermediada pelo PAT.

“A experiência foi ótima”, afirma Matheus, que atuou na função durante um mês. Estudante de educação física, ele ressalta que ter esta vivência, mesmo que em uma área diferente, agregou ao seu currículo. “Estar nas ruas entrevistando as pessoas para pesquisa me fez abrir a mente sobre como as pessoas pensam, melhorando minhas características profissionais”, explica o estudante.

Presentes em mais de 200 municípios, as unidades conectam empresas a profissionais em busca de emprego temporário ou recolocação no mercado. Ele conseguiu a vaga diretamente na unidade do município e elogia o serviço. “O atendimento no PAT foi excelente, com profissionais sempre à disposição para nos atender”, destaca.

No ano passado, os PATs intermediaram mais de 13 mil vagas temporárias, movimentando a economia e impactando vidas. Além do encaminhamento para vagas, as unidades oferecem serviços gratuitos como emissão de carteira de trabalho digital, seguro-desemprego e orientação profissional.

Como se candidatar

Para se candidatar a uma das 3,3 mil vagas temporárias, os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho (física ou digital) na unidade mais próxima do PAT. Os endereços podem ser consultados em https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/.

Outros serviços

Para além das vagas de empregos e da atualização de cadastro de emprego, as unidades dos PAT oferecem outros serviços para a população, como:

  • Habilitação ao Seguro-Desemprego;

  • Orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital;

  • Orientação sobre os cursos de qualificação profissional gratuita do Qualifica SP, programa da SDE.

Os serviços do programa também incluem os atendimentos para empresas e/ou empregadores que estão em busca de novos funcionários, com serviços disponibilizados sem custo, como a intermediação do processo seletivo dos candidatos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 14:06h • 22 de janeiro de 2026

Aprender jogando: por que os games estão revolucionando a educação no Brasil

Da motivação ao desempenho acadêmico, uso de jogos digitais na educação ganha força, entrega resultados mensuráveis e reforça o papel do professor como mediador do aprendizado

Descrição da imagem

Cidades • 13:40h • 22 de janeiro de 2026

Cursos gratuitos abrem inscrições em Quatá com vagas limitadas em costura avançada e artesanato

Inscrições seguem até 29 de janeiro e contemplam moradores do município com aulas a partir de fevereiro

Descrição da imagem

Saúde • 13:10h • 22 de janeiro de 2026

Fios afinando não é normal: o que a queda de cabelo pode revelar

Tricologista explica quando a perda de fios exige atenção, quais são as causas mais comuns e por que o tratamento precisa ir além de soluções superficiais

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:30h • 22 de janeiro de 2026

Feira da Família recebe show sertanejo de Antônio Marcos em Tarumã

Apresentação acontece nesta quinta-feira, no Espaço Múltiplo Teolindo Toni, com entrada aberta ao público

Descrição da imagem

Educação • 12:03h • 22 de janeiro de 2026

Unesp avança na pós-graduação e coloca 76% dos programas nos níveis mais altos da Capes

Três em cada quatro programas da universidade atingem conceitos mais altos da Capes, resultado reforça estratégia de consolidação, internacionalização e impacto acadêmico

Descrição da imagem

Saúde • 11:35h • 22 de janeiro de 2026

Brasil avança para produzir genéricos de semaglutida após queda de patente

Preços devem cair cerca de 40% e ampliar o acesso a tratamentos para diabetes e obesidade

Descrição da imagem

Mundo • 11:12h • 22 de janeiro de 2026

IPVA 2026: placa final 9 tem prazo até quinta (22)

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

Descrição da imagem

Saúde • 10:53h • 22 de janeiro de 2026

Secretaria da Saúde alerta sobre cuidados para quem frequenta áreas de mata no verão

Planejamento, uso correto de repelentes e atenção a animais peçonhentos e carrapatos garantem lazer seguro; Paraná monitora doenças silvestres e reforça prevenção contra febre maculosa e febre amarela

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar