• São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?
  • Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis
  • Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:44h • 30 de maio de 2025

Judicialização representa um terço do gasto estadual com medicamentos

Pesquisa indica necessidade de rediscutir assistência farmacêutica

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Segundo os pesquisadores do Ipea, os resultados mostram a necessidade de rediscussão do financiamento da assistência farmacêutica e do gerenciamento da aquisição de medicamentos pelas três esferas de governo.
Segundo os pesquisadores do Ipea, os resultados mostram a necessidade de rediscussão do financiamento da assistência farmacêutica e do gerenciamento da aquisição de medicamentos pelas três esferas de governo.

Do total de gastos dos estados brasileiros com medicamentos em 2023, em média um terço (32,9%) ocorreu por força de decisões judiciais. Os dados fazem parte da Pesquisa Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), divulgada na terça-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa foi feita em cooperação técnica com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Foram ouvidos gestores de saúde de 25 estados, incluindo o Distrito Federal, e de 1.865 municípios. Todos os estados registraram gastos do tipo com medicamentos, assim como 58,7% dos municípios (total de 1.904).

A frequência de municípios com fornecimento de medicamentos judicializados foi maior nas regiões Centro-Oeste (80,5%), Sudeste (73,3%) e Sul (57,6%), e menor nas regiões Norte (49%) e Nordeste (46,3%).

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado, foram 162.046 novos casos relacionados à saúde pública na 1ª instância do judiciário. Esse número era de 76.836 em 2020, um aumento de 110,9%.

Outra referência são os dados do Siga Brasil, sistema de acesso público que contém informações de execução orçamentária e financeira da União. Em 2024, o Ministério da Saúde teve despesa de R$ 3,2 bilhões relacionada às demandas judiciais de medicamentos.

Para os pesquisadores do Ipea, essa realidade dificulta o planejamento da assistência farmacêutica e compromete o orçamento para aquisição de medicamentos, o que reduz a disponibilidade financeira para fornecimento de medicamentos para toda a população.

O presidente do Conasems Hisham Hamida diz que os municípios têm assumido responsabilidades maiores, sem aporte financeiro dos governos federal e estadual.

“Estamos sendo obrigados a custear medicamentos de altíssimo custo por decisões judiciais, muitas vezes sem o devido critério técnico e sem previsão orçamentária. Isso desorganiza completamente o planejamento da gestão municipal e compromete o orçamento”, diz Hamida.

Na comparação entre 2019 e 2023, municípios aumentaram os gastos em 40%, com diminuição de 21% dos repasses federais e 22% dos repasses estaduais. Em relação às despesas dos estados, houve crescimento de 25,1% no gasto e redução de 6,2% do repasse federal.

Segundo os pesquisadores do Ipea, os resultados mostram a necessidade de rediscussão do financiamento da assistência farmacêutica e do gerenciamento da aquisição de medicamentos pelas três esferas de governo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:23h • 04 de agosto de 2025

Maquiagem em crianças pode causar puberdade precoce, alerta especialista

Endocrinologista pediátrico explica como substâncias químicas presentes em cosméticos podem afetar o desenvolvimento hormonal e causar efeitos a longo prazo

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025

Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda

Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio

Descrição da imagem

Mundo • 18:33h • 04 de agosto de 2025

CPI das Bets aponta jogo compulsivo como crise silenciosa de saúde pública no Brasil

Audiência no Congresso reúne especialistas e propõe regulação mais rígida das apostas online, diante do aumento de transtornos mentais associados ao vício em jogos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?