• Dia da Alfabetização: como identificar se uma criança já está alfabetizada
  • Semana começa com calor de até 35ºC e possibilidade de chuva isolada na terça-feira em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 16:06h • 18 de novembro de 2024

Iphan reconhece Arte Santeira em Madeira como patrimônio cultural

Evento foi realizado hoje durante 106ª Reunião do Conselho em Teresina

Agência Brasil | Foto: Márcia Shoo/CNFCP-IPHA

Arte Santeira em Madeira do Piauí
Arte Santeira em Madeira do Piauí

A Arte Santeira em Madeira do Piauí e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Teresina (PI), foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil no dia 11 de novembro, durante a 106ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com a decisão, a Arte Santeira em Madeira do Piauí será inscrita no Livro das Formas de Expressão e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes será inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes, Livro do Tombo Histórico e Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Esta é a primeira vez que o Iphan realiza o registro simultâneo de um bem imaterial e o tombamento de uma edificação e seu acervo.

Construída entre as décadas 60 e 70, a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes possui edificação que engloba uma tentativa de aproximação entre a Igreja Católica e a população. Em razão da aproximação com as classes trabalhadoras ela ficou conhecida como Igreja Vermelha.

A igreja recebeu tombamento provisório em 2011, e a proteção, agora definitiva, compreende seu acervo de bens móveis e integrados, assim como a poligonal de entorno. Agora, o reconhecimento inclui no inventário outros bens móveis, como um ambão, os bancos e genuflexórios, o forro, a gruta de pedra e o Sacrário com moldura e base em madeira.

Em seu parecer, o conselheiro José Reginaldo Gonçalves, destacou que a igreja é conhecida localmente, porque possui forte ressonância na comunidade dos artistas santeiros do Piauí. “A igreja foi construída segundo pressupostos da Teologia da Libertação, para a qual a ênfase deveria estar em igrejas simples, despojadas e ao alcance do povo mais pobre. A arte em madeira é simbólica e socialmente parte inseparável desse discurso”, explicou.

Além desse fato, o acervo de obras que se abriga na igreja possui valor não apenas estético, mas principalmente social e religioso. “É parte de seus mitos de origem [da Arte Santeira]. Constitui-se num lugar de memória, altamente significativo para a memória coletiva e para a autopercepção dos artistas enquanto uma cultura”, afirmou.

Arte Santeira

A Arte Santeira em Madeira do Piauí é uma manifestação plástica que utiliza a madeira como matéria-prima para o entalhe de esculturas tridimensionais, oratórios, painéis e outras peças de mobiliário, com a produção de peças únicas que expõem referências religiosas, da natureza, de paisagens locais e do modo de vida da população.

O processo teve início em 2008 quando Mestre Expedido entregou ao Iphan o pedido de registro – com 20 assinaturas, solicitando reconhecimento do Ofício e Modos de Fazer Arte Santeira do Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil.

Em 2011, o processo foi reconhecido no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), realizado pelo próprio Iphan. Em 2019, foram realizados pesquisa de campo e eventos de esclarecimento sobre o registro e tombamento da igreja junto às comunidades detentoras em Teresina e Parnaíba. Os debates e resultados dos eventos foram incorporados ao dossiê de registro.

Além da capital, Teresina, a Arte Santeira em Madeira do Piauí se destaca também nas cidades de Parnaíba, Campo Maior, Pedro II e José de Freitas. Hoje, o estado reúne cerca de 50 santeiros em atividade.

Cada santeiro define um estilo próprio, por isso, não há uma padronização da produção O entalhe de personagens sagradas e profanas carrega referenciais visuais ligados ao agreste piauiense, tendo carnaúbas, bacuraus, mandacarus e outros elementos da fauna e flora como motivos decorativos.

“Os santeiros reivindicam com veemência sua singularidade artística, a marca individual embutida em cada uma das peças, que, para eles, jamais se repetem”, destaca o dossiê de reconhecimento da Arte Santeira. “Não se trata, com efeito, de uma arte ligada a processos de reprodutibilidade técnica, mas de uma produção com especificidades estilísticas apreciadas por um público de dentro e de fora do estado.”

O Iphan destacou que após o registro da Arte Santeira em Madeira do Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil, será elaborado o Plano de Salvaguarda, documento norteador para a formulação de políticas públicas que garantam a sustentabilidade do bem cultural que envolve a participação social dos santeiros e de instituições parceiras.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 09:50h • 08 de setembro de 2025

Inscrições para 2,2 mil vagas de soldados da PM começam hoje (8)

Candidatos podem se inscrever até 23 de outubro para ingressar na Polícia Militar

Descrição da imagem

Educação • 09:19h • 08 de setembro de 2025

Simulação de emergência reúne FEMA, SESI, Bombeiros e Trânsito em Assis

Estudantes de Medicina aplicaram técnicas de primeiros socorros em atividade prática

Descrição da imagem

Educação • 08:58h • 08 de setembro de 2025

Último dia de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética organizada pela Unesp

Competição já reúne mais de 10 mil estudantes e busca despertar o interesse de jovens do ensino fundamental e médio para uma das áreas científicas mais promissoras do século

Descrição da imagem

Saúde • 08:28h • 08 de setembro de 2025

Campanha Setembro Verde: 46 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil

Maioria dos pacientes está na fila por um rim; especialistas pedem ações concretas para ampliar conscientização e reduzir burocracias

Descrição da imagem

Educação • 08:03h • 08 de setembro de 2025

Dia da Alfabetização: como identificar se uma criança já está alfabetizada

Data criada pela Unesco reforça a alfabetização como direito humano e marco essencial no desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Variedades • 07:23h • 08 de setembro de 2025

Semana começa com calor de até 35ºC e possibilidade de chuva isolada na terça-feira em Assis

Temperaturas variam entre 17ºC e 35ºC, com sol predominante e pancadas rápidas em apenas um dos dias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:25h • 07 de setembro de 2025

Por que os tutores de pets não são mais chamados de donos

Mudança de conceito reflete o reconhecimento dos animais como seres sensitivos, capazes de sentir emoções e estabelecer vínculos afetivos

Descrição da imagem

Mundo • 18:52h • 07 de setembro de 2025

Carlo Acutis é proclamado santo, o primeiro millennial a ser canonizado pela Igreja Católica

Jovem italiano que usava a internet para evangelizar é reconhecido por seus milagres no Brasil e na Itália e passa a ser exemplo para fiéis do mundo inteiro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?