• O que muda no corpo ao consumir azeite de oliva todos os dias
  • Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação
  • Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 17:00h • 15 de julho de 2024

Internações de bebês com problemas respiratórios são recorde em 2023

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia

Agência Brasil | Foto: Divulgação

As regiões que apresentaram as maiores taxas de internação no último ano foram a Sul e a Centro-Oeste
As regiões que apresentaram as maiores taxas de internação no último ano foram a Sul e a Centro-Oeste

As internações de bebês menores de 1 ano por pneumonia, bronquite e bronquiolite em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram 24% em 2023 na comparação com o ano anterior. De acordo com levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) foram 153 mil internações no ano passado, o que representou um recorde, com uma média de 419 por dia.

“É o maior número registrado nos últimos 15 anos”, destacou a Fiocruz em nota publicada no seu site.

O estudo mostrou ainda que o SUS aplicou R$ 154 milhões em 2023 no tratamento dos bebês internados. O valor é cerca de R$ 53 milhões a mais que o do ano de 2019, período pré-pandemia de covid-19.

Na análise das taxas de internação por região, o Observa Infância constatou uma tendência de queda até 2016. Conforme a região, os dados variaram para mais ou menos no período de 2016 a 2019. Já no primeiro ano da pandemia, em 2020, as internações tiveram uma queda média de 340%. Nos anos seguintes, no entanto, houve aumentos constantes, até atingir o recorde da série histórica, em 2023.

As regiões que apresentaram as maiores taxas de internação no último ano foram a Sul e a Centro-Oeste. “O frio intenso e as queimadas associadas ao clima seco, respectivamente, contribuem para deixar o sistema respiratório das crianças mais vulneráveis”, informou a Fiocruz.

O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, apontou as mudanças climáticas e a baixa cobertura vacinal infantil como as principais possibilidades para o avanço no número de internações.

“A redução na vacinação contra doenças respiratórias, possivelmente devido à pandemia de covid-19, e as condições climáticas extremas podem ter contribuído para a vulnerabilidade dos bebês a infecções respiratórias graves”, analisou o pesquisador na nota.

Por causa dessa situação, o coordenador do Observa Infância afirmou que é fundamental manter atualizada a caderneta de vacinação de bebês e crianças. O pesquisador ressaltou ainda que também é importante que as gestantes estejam com as vacinas em dia, já que as mães garantem os anticorpos dos bebês nos primeiros meses de vida. Cristiano Boccolini defendeu a inclusão da vacina VSR (vírus sincicial respiratório), já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no calendário do SUS.

Os dados de internação que constam do levantamento fazem parte do Sistema de Internações Hospitalares do SUS e as informações sobre nascimento estão no Sistema Nacional de Nascidos Vivos entre os anos de 2008 e 2023.

Observa Infância

O Observatório de Saúde na Infância foi criado para divulgar à sociedade os dados científicos e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. “O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação”, disse a Fiocruz.

Conforme a Fiocruz, as evidências científicas analisadas resultaram de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 13:49h • 29 de janeiro de 2026

Venda casada, garantia e arrependimento estão entre temas do quiz do Procon-SP

Consulta avalia temas centrais do Código de Defesa do Consumidor e ajuda a orientar ações educativas do órgão

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:13h • 29 de janeiro de 2026

Estudo revela ligação profunda entre cérebro e sistema imunológico em casos de depressão

Pesquisa da USP com Harvard mostra que genes típicos do cérebro podem ser ativados em células de defesa durante estresse e depressão

Descrição da imagem

Educação • 12:32h • 29 de janeiro de 2026

Nova resolução do Cofen reforça papel do enfermeiro e valoriza formação superior

Norma amplia segurança jurídica na prescrição de medicamentos e impulsiona demanda por cursos de Enfermagem

Descrição da imagem

Saúde • 12:05h • 29 de janeiro de 2026

O que muda no corpo ao consumir azeite de oliva todos os dias

Ingrediente-chave da dieta mediterrânea, o azeite extravirgem está associado a ganhos cardiovasculares, metabólicos e anti-inflamatórios quando usado com regularidade

Descrição da imagem

Saúde • 11:29h • 29 de janeiro de 2026

Estudo da Fiocruz confirma eficácia da vacina contra gripe no Brasil em 2025

Pesquisa analisou a circulação do vírus influenza no país e reforça a importância da vacinação, apesar da baixa adesão entre grupos prioritários

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 29 de janeiro de 2026

Feira da Família de Tarumã recebe show de Giovanna Ferreira nesta quinta-feira

Apresentação musical acontece dia 29 de janeiro, a partir das 18h, no Espaço Múltiplo Teolindo Toni, com entrada gratuita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:46h • 29 de janeiro de 2026

O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos são indicados ao Bafta

Brasil tem três indicações ao prêmio conhecido como Oscar inglês

Descrição da imagem

Educação • 10:24h • 29 de janeiro de 2026

Unesp oferece cursos gratuitos de especialização para profissionais da saúde e da educação

Estão previstas 850 vagas em cinco cursos de pós-graduação lato sensu, de âmbito nacional ou estadual, oferecidos na modalidade Educação à Distância

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar