Responsabilidade Social • 18:45h • 08 de novembro de 2025
Instituto TEAproxima e Lactec lançam programa pioneiro de prevenção a abusos contra meninas autistas
Projeto UpTEA Safe utiliza realidade virtual e inteligência artificial para ensinar adolescentes no espectro autista a reconhecer e evitar situações de risco
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da PG1 | Foto: Divulgação
O Instituto TEAproxima, organização sem fins lucrativos voltada ao acolhimento e à inclusão da comunidade autista, em parceria com o Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, anuncia o lançamento do UpTEA Safe, programa pioneiro no país voltado à prevenção de abusos e violências contra meninas autistas.
Baseado em evidências científicas, o UpTEA Safe utiliza realidade virtual, modelagem comportamental e inteligência artificial para desenvolver habilidades socioemocionais em adolescentes no espectro autista. A iniciativa busca ensinar o reconhecimento de sinais de perigo, a assertividade nas relações e estratégias de autodefesa de forma imersiva e segura.
A proposta surge em resposta a um dado alarmante: nove em cada dez mulheres autistas já sofreram algum tipo de violência sexual, segundo estudos internacionais. Além disso, elas têm três vezes mais risco de sofrer abuso em comparação à população geral. No Brasil, ainda não existiam programas preventivos baseados em evidências científicas voltados a esse público.
“O UpTEA Safe vem suprir uma lacuna crítica na proteção de adolescentes autistas. Nossa missão sempre foi transformar realidades com base em ciência e empatia. Com essa parceria, unimos nosso conhecimento aplicado do universo TEA à excelência tecnológica do Lactec para gerar um impacto social profundo e mensurável”, explica Rose Staniszewski, presidente do Instituto TEAproxima e idealizadora do projeto.
A responsável técnica pelo UpTEA Safe, Lara Frasson, destaca que a plataforma permite simular diversas situações sociais do cotidiano. “Por meio de cenários em realidade virtual, as adolescentes podem praticar e desenvolver competências como leitura de sinais de risco, comunicação afetiva e autodefesa. O método se baseia nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), priorizando sempre o assentimento e a segurança do usuário”, afirma.
O Lactec é responsável pelo desenvolvimento tecnológico completo da plataforma, integrando realidade virtual e inteligência artificial para criar um ambiente adaptativo, com geração de fala natural e análise automatizada de desempenho.
“Para o Lactec, esta parceria representa a materialização do nosso compromisso com a inovação que gera impacto social positivo. Colocamos nossa expertise tecnológica a serviço de uma causa urgente, contribuindo para reduzir desigualdades e promover bem-estar, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressalta Signie Laureano França Santos, gerente sênior de Operações Tecnológicas do Lactec.
O projeto tem gestão social e validação científica do Instituto TEAproxima, com fomento da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e apoio do Sebrae para estruturação e incubação.
Durante o Congresso Autismo 360, que acontece de 7 a 9 de novembro, na Vogue Square, na Barra da Tijuca (RJ), será realizado o lançamento oficial da parceria, marcando o início do desenvolvimento da solução UpTEA Safe — mais do que um software, um passo concreto rumo a um futuro mais seguro, inclusivo e tecnológico para a comunidade autista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita