• Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
  • Processo seletivo da Educação 2026 entra na reta final em Assis
  • Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 18:45h • 08 de novembro de 2025

Instituto TEAproxima e Lactec lançam programa pioneiro de prevenção a abusos contra meninas autistas

Projeto UpTEA Safe utiliza realidade virtual e inteligência artificial para ensinar adolescentes no espectro autista a reconhecer e evitar situações de risco

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da PG1 | Foto: Divulgação

Realidade virtual ajuda adolescentes autistas a reconhecer situações de risco
Realidade virtual ajuda adolescentes autistas a reconhecer situações de risco

O Instituto TEAproxima, organização sem fins lucrativos voltada ao acolhimento e à inclusão da comunidade autista, em parceria com o Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, anuncia o lançamento do UpTEA Safe, programa pioneiro no país voltado à prevenção de abusos e violências contra meninas autistas.

Baseado em evidências científicas, o UpTEA Safe utiliza realidade virtual, modelagem comportamental e inteligência artificial para desenvolver habilidades socioemocionais em adolescentes no espectro autista. A iniciativa busca ensinar o reconhecimento de sinais de perigo, a assertividade nas relações e estratégias de autodefesa de forma imersiva e segura.

A proposta surge em resposta a um dado alarmante: nove em cada dez mulheres autistas já sofreram algum tipo de violência sexual, segundo estudos internacionais. Além disso, elas têm três vezes mais risco de sofrer abuso em comparação à população geral. No Brasil, ainda não existiam programas preventivos baseados em evidências científicas voltados a esse público.

“O UpTEA Safe vem suprir uma lacuna crítica na proteção de adolescentes autistas. Nossa missão sempre foi transformar realidades com base em ciência e empatia. Com essa parceria, unimos nosso conhecimento aplicado do universo TEA à excelência tecnológica do Lactec para gerar um impacto social profundo e mensurável”, explica Rose Staniszewski, presidente do Instituto TEAproxima e idealizadora do projeto.

A responsável técnica pelo UpTEA Safe, Lara Frasson, destaca que a plataforma permite simular diversas situações sociais do cotidiano. “Por meio de cenários em realidade virtual, as adolescentes podem praticar e desenvolver competências como leitura de sinais de risco, comunicação afetiva e autodefesa. O método se baseia nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), priorizando sempre o assentimento e a segurança do usuário”, afirma.

O Lactec é responsável pelo desenvolvimento tecnológico completo da plataforma, integrando realidade virtual e inteligência artificial para criar um ambiente adaptativo, com geração de fala natural e análise automatizada de desempenho.

“Para o Lactec, esta parceria representa a materialização do nosso compromisso com a inovação que gera impacto social positivo. Colocamos nossa expertise tecnológica a serviço de uma causa urgente, contribuindo para reduzir desigualdades e promover bem-estar, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressalta Signie Laureano França Santos, gerente sênior de Operações Tecnológicas do Lactec.

O projeto tem gestão social e validação científica do Instituto TEAproxima, com fomento da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e apoio do Sebrae para estruturação e incubação.

Durante o Congresso Autismo 360, que acontece de 7 a 9 de novembro, na Vogue Square, na Barra da Tijuca (RJ), será realizado o lançamento oficial da parceria, marcando o início do desenvolvimento da solução UpTEA Safe — mais do que um software, um passo concreto rumo a um futuro mais seguro, inclusivo e tecnológico para a comunidade autista.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 04 de dezembro de 2025

Cruzália abre inscrições para nova turma da Banda Marcial Gabriel Zandonadi

Projeto tradicional de Cruzália inicia novo ciclo de atividades culturais com vagas gratuitas

Descrição da imagem

Economia • 14:27h • 04 de dezembro de 2025

Programa Empreendedor Artesão estimula o artesanato paulista como negócio e fonte de renda

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico amplia oportunidades e abre caminhos para sustentabilidade, herança cultural e empreendedorismo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:19h • 04 de dezembro de 2025

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:15h • 04 de dezembro de 2025

FEMA apresenta 1ª Mostra de Habitação de Interesse Social com projetos de alunos de Arquitetura

Evento apresenta propostas desenvolvidas por estudantes do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, com foco em soluções técnicas e acessíveis para a cidade

Descrição da imagem

Educação • 13:44h • 04 de dezembro de 2025

Unicamp abre inscrições para 133 vagas olímpicas que dão acesso à universidade

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2024 e 2025