• Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime
  • Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:19h • 29 de janeiro de 2025

Insegurança alimentar diminui na América Latina, aponta FAO

Três quartos dos países estão expostos a eventos climáticos extremos

Agência Brasil | Foto: William Werneck/Divulgação

Os dados de 2023 também mostram queda nos níveis de pobreza, pobreza extrema, desigualdade (mensurada pelo Índice de Gini) e, ao mesmo tempo, aumento nos de emprego e salário mínimo.
Os dados de 2023 também mostram queda nos níveis de pobreza, pobreza extrema, desigualdade (mensurada pelo Índice de Gini) e, ao mesmo tempo, aumento nos de emprego e salário mínimo.

Ao menos 20 países da América Latina e Caribe, ou seja, 73% dos que compõem a região, estão “altamente expostos” a eventos climáticos extremos e mais da metade (52%) têm alta probabilidade de conviver com a subalimentação provocada por esses eventos. Lançado na segunda-feira (27), o Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024 destaca também que, em relação ao acesso à alimentação ideal, há diferenças entre os países, que se dão por fatores como as políticas públicas.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e outras agências da ONU, no Caribe, o índice de população que passa fome chegou a 17,2%. Já entre países da América Central, manteve-se estável, em 5,8%.

Os especialistas da ONU salientaram, no entanto, que a quantidade de pessoas com insegurança alimentar na região diminuiu significativamente em 2023, na comparação com 2022, passando de 207,3 milhões para 187,6 milhões, uma diferença de 19,7 milhões. Em relação a 2021, a diminuição foi de 37,3 milhões.

Como fatores que explicam essa evolução, figuram melhores indicadores na economia de diversos países da América do Sul e a implementação de políticas que têm por objetivo ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade. Os dados de 2023 também mostram queda nos níveis de pobreza, pobreza extrema, desigualdade (mensurada pelo Índice de Gini) e, ao mesmo tempo, aumento nos de emprego e salário mínimo.

Durante a apresentação dos dados a jornalistas, Mario Lubetkin, subdiretor-geral e representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, argumentou ser impossível dissociar a luta de combate à fome e a defesa de sistemas agroalimentares de maior resiliência. Ele disse que, embora se possa comemorar alguns progressos no ano de 2023, há grupos minorizados, como o de mulheres e moradores da zona rural, que sentem mais fortemente os baques ocasionados pelos eventos climáticos extremos.

"O acesso aos alimentos aumentou, mas o custo ainda é um obstáculo", afirmou, se referindo a alimentos saudáveis, que também têm ocupado mais centralidade nas discussões, em oposição aos ultraprocessados que, além de não serem nutritivos são, em geral, mais baratos e, portanto, mais acessíveis a famílias de baixa renda.

"E isso já que estamos falando da região mais poderosa em produção de alimentos", disse, acrescentando que há, ainda, até hoje, duas situações que desafiam, simultaneamente, as autoridades locais, que são a obesidade entre crianças e crianças com peso abaixo do ideal.

Os ultraprocessados são motivo de preocupação por estarem relacionados ao desenvolvimento de doenças. Uma das medidas propostas para controlar o consumo de ultraprocessados é elevar a taxação.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:29h • 25 de janeiro de 2026

Por que a solidão cresce mesmo em ambientes cheios

Estudos indicam que ausência de vínculo emocional aumenta riscos de ansiedade, depressão e queda de desempenho no trabalho

Descrição da imagem

Policial • 19:20h • 25 de janeiro de 2026

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime

Investigado de 20 anos foi localizado pelo GOE neste domingo; arma usada no crime ainda não foi encontrada

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:31h • 25 de janeiro de 2026

Nove destinos brasileiros ganham destaque para a prática de esportes náuticos no verão

Litoral, rios e represas oferecem cenários para wakeboard, mergulho, pesca esportiva e passeios de lancha em diferentes regiões do país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:28h • 25 de janeiro de 2026

Teste rápido amplia segurança no diagnóstico da babesiose canina no Brasil

Solução nacional permite identificação ágil de anticorpos contra Babesia vogeli e apoia decisões clínicas em atendimentos de rotina e emergência

Descrição da imagem

Variedades • 16:30h • 25 de janeiro de 2026

Sete erros comuns reduzem a durabilidade do biquíni e aumentam o descarte precoce

Hábitos simples no uso e na lavagem influenciam diretamente a vida útil das peças de moda praia

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:02h • 25 de janeiro de 2026

‘Stopover’: parada programada é oportunidade para experimentar destinos paulistas no verão

Ao turista que adquirir o programa em passagem aérea, a Setur-SP revela cidades para estadas de até cinco dias no estado, em passeios de bate e volta

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 25 de janeiro de 2026

Aluguel de temporada pode render até R$ 7 mil por mês nas cidades mais procuradas do Brasil

Simulação baseada em dados de mercado mostra que modelo supera o aluguel tradicional em regiões turísticas e grandes capitais

Descrição da imagem

Mundo • 15:17h • 25 de janeiro de 2026

SP já registra mais de 2,6 milhões de veículos licenciados em 2026, veja como fazer

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar