• EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos
  • Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
  • Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:10h • 08 de maio de 2025

Indústria investe no fortalecimento de cooperativas de coleta seletiva

Redes de cooperativas receberam caminhões, compactadores e prensas

Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

“Essa é a nova indústria, tirar menos do planeta, evitar que o lixo vá para os rios e fazer disso o ganha pão das nossas famílias”, destacou a diretora de sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida.
“Essa é a nova indústria, tirar menos do planeta, evitar que o lixo vá para os rios e fazer disso o ganha pão das nossas famílias”, destacou a diretora de sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou, na terça-feira (6), o programa Coopera+ com investimento de R$ 16,9 milhões para o fortalecimento da cadeia produtiva de materiais recicláveis.

Os recursos foram destinados à aquisição de veículos, equipamentos, capacitação e consultoria para a industrialização do setor.

De acordo com o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, esse investimento beneficiará 1,1 mil catadores do Distrito Federal, integrantes de 35 cooperativas.

"Essa é a indústria que transforma, é a indústria que trabalha com a sustentabilidade, com esses desafios climáticos que a gente tem, porque reaproveita a matéria-prima”, destacou.

Durante a cerimônia, foram repassadas a três redes de cooperativas 23 caminhões, 2 compactadores,12 contêineres, sistema de pesagem, empilhadeiras, prensas, esteiras e outros equipamentos.

De acordo com a ABDI, os equipamentos somados à capacitação visam um aumento de até 30% na produtividade da cadeia, que inclui coleta seletiva, triagem e tratamento de resíduos recicláveis. Também é esperado um crescimento de 20% na renda dos catadores.

“Todo mundo sabe como é difícil estruturar a reciclagem no Brasil. E aí vem uma agência voltada para a indústria e investe quase R$ 17 milhões nas cooperativas. A indústria está investindo no segmento certo. Reciclagem não é barata, ela precisa ser viabilizada”, reforçou a diretora da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), Aline Sousa.

De acordo com a agência, o programa foi pensado em um modelo que possa ser replicado em todo o país e converge com os objetivos da Nova Indústria Brasil, política pública lançada pelo governo federal em janeiro de 2024.

“Essa é a nova indústria, tirar menos do planeta, evitar que o lixo vá para os rios e fazer disso o ganha pão das nossas famílias”, destacou a diretora de sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a importância do cooperativismo para o fortalecimento do setor.

“Tudo isso vai trazer melhor renda para as catadoras e catadores, vai agregar mais valor, vai fortalecer as cooperativas, vai entregar direto na indústria e vai ser um benefício extremamente importante”

Durante a cerimônia, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, convidou a agência da indústria a integrar o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) e também a participar do programa Pró-Catadores.

“É importante que ABDI participe para nos ajudar nessa jornada de fortalecer a cadeia produtiva dos catadores e catadores”, explicou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 19:29h • 23 de janeiro de 2026

Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista

Ação ocorreu após denúncia de exploração de jogos de azar em bar da região central do município

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 23 de janeiro de 2026

Quatá abre cadastro para castração gratuita de cachorras e gatas

Atendimento é realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e exige apresentação de documentos básicos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar