Mundo • 13:10h • 24 de julho de 2025
Incêndios já interromperam energia de mais de mil clientes na região de Assis e Tupã
Com tempo seco e ventos intensos, concessionária reforça que incêndios próximos à rede elétrica podem causar danos e interrupções no fornecimento de energia
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Energisa | Foto: Divulgação/Assessoria

O período de estiagem tem elevado os riscos de queimadas em áreas urbanas e rurais, o que além de prejuízos ambientais e à saúde da população, também compromete o fornecimento de energia elétrica em municípios da região. A Energisa Sul-Sudeste, responsável por atender 27 cidades nos entornos de Assis e Tupã, emitiu alerta à população após registrar mais de mil clientes impactados por queimadas só neste ano.
Segundo a concessionária, foram seis ocorrências de queimadas até o momento em 2025, totalizando 1.100 clientes com o serviço interrompido temporariamente. Em 2024, 35 registros causaram a interrupção de energia para mais de 2 mil consumidores.
Sem chuvas e com ventos fortes, risco de queimadas cresce e ameaça distribuição de energia
“Estamos há dias sem chuvas e a baixa umidade do ar torna o cenário propício para a rápida dispersão do fogo. Uma ponta de cigarro ou até mesmo um fósforo aceso em um terreno baldio ou às margens de uma rodovia pode ser o princípio de um incêndio de grandes proporções”, alerta Mauricio Arantes, coordenador de Operações da Energisa Sul-Sudeste.
Energisa reforça que é crime provocar queimadas perto de redes elétricas
O maior risco é quando as chamas atingem áreas próximas à rede elétrica. Mesmo sem tocar diretamente nos cabos, o calor intenso pode danificar postes, condutores e outros componentes do sistema. Nesses casos, a Energisa atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros para evitar prejuízos maiores.
Queimadas durante a seca afetam fornecimento de energia e Energisa faz alerta
A empresa também reforça que provocar queimadas próximo às linhas de transmissão é crime, conforme o Decreto 2.661/1998. É proibido atear fogo a uma faixa de 15 metros das linhas de energia e a até 100 metros ao redor de subestações.
Diante do cenário, algumas prefeituras da região também emitiram comunicados orientando a população e disponibilizando números de denúncia locais e da Defesa Civil.
A seguir, as principais orientações da Energisa para prevenir queimadas e proteger a rede elétrica:
- Nunca descarte pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, terrenos ou beiras de estrada;
- Não queime lixo doméstico;
- Evite fogueiras, principalmente perto da rede elétrica;
- Se acender fogueiras, apague as cinzas com água;
- Não realize queimadas para limpar pastos ou plantações.
Em caso de incêndio próximo à rede elétrica, os canais da Energisa são:
- App Energisa On
- WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365
- Site: www.energisa.com.br
- Call Center: 0800 70 10 326
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital