Economia • 14:35h • 26 de janeiro de 2026
IA é a principal preocupação de segurança para os negócios no Brasil
Ferramenta pode trazer riscos operacionais, legais e reputacionais
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1
Um ranking de riscos empresariais elaborado pela Allianz Commercial, seguradora corporativa do Grupo Allianz, aponta a inteligência artificial como a principal preocupação do setor de negócios no Brasil. É a primeira vez que a IA lidera a lista de riscos empresariais na avaliação de executivos brasileiros.
De acordo com o estudo, embora a inteligência artificial seja vista como uma importante alavanca estratégica, ela também representa uma fonte crescente de riscos operacionais, legais e reputacionais. Esses desafios têm avançado mais rápido do que a capacidade das empresas de estabelecer modelos de governança, acompanhar a regulação e preparar adequadamente suas equipes.
Para o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund, a liderança da IA no ranking reflete sua relevância crescente na sociedade e na indústria. Segundo ele, apesar das grandes oportunidades, o potencial transformador da tecnologia, aliado à rápida evolução e adoção, vem remodelando o cenário de riscos e se consolidando como uma preocupação central para as empresas.
O levantamento indica ainda como principais riscos percebidos pelos empresários os incidentes cibernéticos, as mudanças na legislação e na regulamentação, as mudanças climáticas e as catástrofes naturais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita