• EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos
  • Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
  • Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 07:59h • 24 de junho de 2025

Gripe aviária acende alerta global e mobiliza Butantan para vacina preventiva

Não há até o momento notificação de caso de transmissão entre pessoas, mas mutações constantes do vírus aumentam chance de isso ocorrer

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Butantan | Foto: Butantan/Governo de SP

Vacinação contra gripe A (H1N1) foi capaz de conter a pandemia do vírus em 2009
Vacinação contra gripe A (H1N1) foi capaz de conter a pandemia do vírus em 2009

Embora a gripe aviária A (H5N1) ainda não seja transmitida entre humanos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco de mutações que possam facilitar esse tipo de contágio. A circulação do vírus entre aves, mamíferos e humanos, mesmo que pontual, levanta preocupações sanitárias globais.

Causada por um vírus altamente patogênico da influenza, a H5N1 já provocou a morte de milhões de aves no mundo e, em alguns casos, também afetou humanos com sintomas graves. Desde que foi detectada em 2003, foram 976 casos em humanos, com 470 mortes, segundo dados da OMS até maio de 2025. A taxa de letalidade é de 48,2%.

De acordo com o pesquisador Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan, ainda não há evidências de transmissão sustentada entre pessoas. “Mas o vírus já se transmite entre aves, mamíferos e, ocasionalmente, entre humanos. Se surgir uma linhagem capaz de se espalhar entre pessoas, o risco de pandemia será real”, afirma.

Expansão global e impacto nos animais

Desde 2020, variantes do H5N1 vêm causando surtos inéditos entre aves silvestres e domésticas em diversos continentes. A partir de 2021, a doença avançou da Europa para as Américas. Desde 2022, também foram registrados surtos entre mamíferos. No Brasil, não houve infecções humanas até agora, mas focos em aves já foram controlados pelo Ministério da Agricultura.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária é uma gripe zoonótica que atinge principalmente aves, mas pode infectar mamíferos, incluindo humanos. O vírus A (H5N1), um dos mais perigosos, é classificado como altamente patogênico por sua capacidade de causar surtos severos.

A infecção em humanos pode variar de sintomas leves a quadros graves e fatais. A transmissão ocorre principalmente por contato com aves doentes, e não há risco no consumo de carne de frango ou ovos, desde que bem cozidos.

Pandemias anteriores e o risco atual

Ao longo do século 20, o mundo enfrentou várias pandemias de gripe. A mais letal foi a gripe espanhola, em 1918, com mais de 50 milhões de mortes. A última pandemia foi a da gripe A (H1N1), em 2009, que teve alcance global, mas foi controlada com o uso de vacinas.

Embora a OMS considere o risco atual de pandemia por H5N1 baixo, os especialistas recomendam vigilância e preparo. O vírus continua evoluindo, e sua adaptação ao contágio humano não pode ser descartada.

Butantan avança em vacina contra H5N1

O Instituto Butantan desenvolveu uma candidata a vacina contra a gripe aviária com base na cepa H5N8, fornecida pelo CDC dos EUA. O imunizante mostrou eficácia em testes pré-clínicos e aguarda análise da Anvisa. A vacina usa a mesma tecnologia da influenza sazonal, já produzida pelo Instituto para o SUS.

Embora voltada ao H5N8, a formulação também oferece proteção cruzada contra o H5N1, já que ambos compartilham a mesma proteína hemaglutinina (H5). A vacina será aplicada em duas doses com adjuvante próprio, também desenvolvido pelo Butantan.

A produção em escala do adjuvante está prevista para o fim de 2025. Com isso, o Brasil poderá ter autonomia na produção da vacina em caso de emergência sanitária.

Riscos, prevenção e cuidados

Até o momento, não há evidências de que o vírus seja transmitido por consumo de frango ou ovos. Ainda assim, a recomendação é evitar contato direto com aves doentes. Leite cru também deve ser evitado, já que casos entre vacas leiteiras foram detectados em outros países.

A OMS reforça a importância de medidas preventivas e de vigilância global, especialmente em áreas onde há contato direto com animais. O vírus segue monitorado, e a resposta rápida pode ser decisiva para evitar uma nova pandemia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:38h • 23 de janeiro de 2026

Bilionários acumulam US$ 18,3 trilhões e ampliam desigualdade global, aponta IJF

IJF aponta concentração histórica de renda, impacto ambiental desproporcional e defende tributação progressiva dos super-ricos

Descrição da imagem

Policial • 19:29h • 23 de janeiro de 2026

Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista

Ação ocorreu após denúncia de exploração de jogos de azar em bar da região central do município

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar