• Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital
  • Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 07:59h • 24 de junho de 2025

Gripe aviária acende alerta global e mobiliza Butantan para vacina preventiva

Não há até o momento notificação de caso de transmissão entre pessoas, mas mutações constantes do vírus aumentam chance de isso ocorrer

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Butantan | Foto: Butantan/Governo de SP

Vacinação contra gripe A (H1N1) foi capaz de conter a pandemia do vírus em 2009
Vacinação contra gripe A (H1N1) foi capaz de conter a pandemia do vírus em 2009

Embora a gripe aviária A (H5N1) ainda não seja transmitida entre humanos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco de mutações que possam facilitar esse tipo de contágio. A circulação do vírus entre aves, mamíferos e humanos, mesmo que pontual, levanta preocupações sanitárias globais.

Causada por um vírus altamente patogênico da influenza, a H5N1 já provocou a morte de milhões de aves no mundo e, em alguns casos, também afetou humanos com sintomas graves. Desde que foi detectada em 2003, foram 976 casos em humanos, com 470 mortes, segundo dados da OMS até maio de 2025. A taxa de letalidade é de 48,2%.

De acordo com o pesquisador Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan, ainda não há evidências de transmissão sustentada entre pessoas. “Mas o vírus já se transmite entre aves, mamíferos e, ocasionalmente, entre humanos. Se surgir uma linhagem capaz de se espalhar entre pessoas, o risco de pandemia será real”, afirma.

Expansão global e impacto nos animais

Desde 2020, variantes do H5N1 vêm causando surtos inéditos entre aves silvestres e domésticas em diversos continentes. A partir de 2021, a doença avançou da Europa para as Américas. Desde 2022, também foram registrados surtos entre mamíferos. No Brasil, não houve infecções humanas até agora, mas focos em aves já foram controlados pelo Ministério da Agricultura.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária é uma gripe zoonótica que atinge principalmente aves, mas pode infectar mamíferos, incluindo humanos. O vírus A (H5N1), um dos mais perigosos, é classificado como altamente patogênico por sua capacidade de causar surtos severos.

A infecção em humanos pode variar de sintomas leves a quadros graves e fatais. A transmissão ocorre principalmente por contato com aves doentes, e não há risco no consumo de carne de frango ou ovos, desde que bem cozidos.

Pandemias anteriores e o risco atual

Ao longo do século 20, o mundo enfrentou várias pandemias de gripe. A mais letal foi a gripe espanhola, em 1918, com mais de 50 milhões de mortes. A última pandemia foi a da gripe A (H1N1), em 2009, que teve alcance global, mas foi controlada com o uso de vacinas.

Embora a OMS considere o risco atual de pandemia por H5N1 baixo, os especialistas recomendam vigilância e preparo. O vírus continua evoluindo, e sua adaptação ao contágio humano não pode ser descartada.

Butantan avança em vacina contra H5N1

O Instituto Butantan desenvolveu uma candidata a vacina contra a gripe aviária com base na cepa H5N8, fornecida pelo CDC dos EUA. O imunizante mostrou eficácia em testes pré-clínicos e aguarda análise da Anvisa. A vacina usa a mesma tecnologia da influenza sazonal, já produzida pelo Instituto para o SUS.

Embora voltada ao H5N8, a formulação também oferece proteção cruzada contra o H5N1, já que ambos compartilham a mesma proteína hemaglutinina (H5). A vacina será aplicada em duas doses com adjuvante próprio, também desenvolvido pelo Butantan.

A produção em escala do adjuvante está prevista para o fim de 2025. Com isso, o Brasil poderá ter autonomia na produção da vacina em caso de emergência sanitária.

Riscos, prevenção e cuidados

Até o momento, não há evidências de que o vírus seja transmitido por consumo de frango ou ovos. Ainda assim, a recomendação é evitar contato direto com aves doentes. Leite cru também deve ser evitado, já que casos entre vacas leiteiras foram detectados em outros países.

A OMS reforça a importância de medidas preventivas e de vigilância global, especialmente em áreas onde há contato direto com animais. O vírus segue monitorado, e a resposta rápida pode ser decisiva para evitar uma nova pandemia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:13h • 03 de agosto de 2025

Do SMS falso ao vazamento bilionário: os maiores crimes cibernéticos do último ano

Relatório revela os principais golpes digitais do ano, os prejuízos causados a empresas e pessoas, e as operações que levaram cibercriminosos à Justiça

Descrição da imagem

Variedades • 19:14h • 03 de agosto de 2025

Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital

Com linguagem cinematográfica e bastidores reais, influenciadores constroem autoridade e aumentam engajamento em redes sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 03 de agosto de 2025

Do abandono à inovação: jovens de periferia criam soluções tecnológicas para animais de rua

Com apoio da SoulCode Academy, estudantes de ONGs participam de hackathon que une educação digital, consciência social e amor pelos pets

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:26h • 03 de agosto de 2025

Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular

Parceria entre Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor marca avanço inédito em sustentabilidade no setor cafeeiro nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 03 de agosto de 2025

Festa do Cateto em Cruzália terá Jeann & Júlio e Althair & Alexandre

Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com atrações musicais, praça de alimentação e espaço infantil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 03 de agosto de 2025

Cataratas do Iguaçu estão na corrida pelo Oscar do Turismo Mundial; votação está aberta

A votação está aberta ao público até domingo (3 de agosto). O conjunto de quedas d'água está concorrendo com atrações como Machu Picchu, no Peru, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outros destinos naturais, como o Deserto do Atacama, no Chile

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 03 de agosto de 2025

Mais antiga: farmácia mantém legado de quase dois séculos em funcionamento no interior de SP

Após reforma e reabertura em 2014, farmácia mais antiga do Brasil segue atendendo o público e preservando sua história

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 03 de agosto de 2025

Patrulha agrícola oferece apoio gratuito a pequenos produtores em Pedrinhas Paulista

Serviço da prefeitura disponibiliza maquinário e suporte técnico para agricultura familiar, com custo apenas de combustível

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?