• Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
  • Caso no BBB 26 expõe impactos psicológicos do assédio em contextos de superexposição
Novidades e destaques Novidades e destaques

Esporte • 16:15h • 16 de fevereiro de 2025

Governo de SP retoma curso de capacitação paralímpica para profissionais de educação física

São 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações)

Agência SP | Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.
Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.

A primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico de 2025, destinado aos profissionais de educação física, está com inscrições abertas. O projeto do Governo de São Paulo é uma iniciativa das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. São 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).

Na capital, o programa acontece de 18 a 21 de fevereiro, no Complexo Esportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca. A segunda cidade a receber o programa será Orlândia, de 25 a 28 de fevereiro, na ETEC Professor Alcídio de Souza Prado (veja calendário abaixo).

Os interessados podem se inscrever no site ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, de acordo com as vagas disponíveis.

O programa fomenta o esporte paralímpico e oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Além disso, a iniciativa oferece neste ano duas novas modalidades: basquete em cadeira de rodas e goalball.

Durante os quatro dias de aulas, os alunos serão submetidos à capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do paradesporto. Os participantes que completarem o período do curso receberão certificado.

“Garantir a integração de pessoas com deficiência nos esportes, em especial nas escolas, é de extrema importância não só como forma de incentivar o interesse dos jovens pelo paradesporto, mas também promover a inclusão”, ressalta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma ferramenta importante para fortalecermos a cultura do paradesporto no Brasil. Somos uma potência mundial, como mostrou o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, mas precisamos difundir cada vez mais o paradesporto na base, nas escolas, por isso é indispensável a qualificação em massa de profissionais na área”, destaca a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou mais de 11 mil profissionais de educação física em mais de 100 etapas, em 70 municípios no estado de São Paulo.

Em 2024, o programa teve números expressivos. Foram 36 etapas em 32 municípios do estado, e um recorde de adesão, com 4.211 profissionais qualificados.

Os profissionais capacitados poderão impactar mais de 891,7 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7,8% da população da capital paulista, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Confira o calendário:

São Paulo (Zona Leste) – de 18 a 21/2

Orlândia – de 25 a 28/2

Caraguatatuba – de 11 a 14/3

Pindamonhangaba – de 6 a 9/5

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:35h • 25 de janeiro de 2026

Mitos e verdades sobre a rosácea: o que é fato e o que exige cuidado

Dermatologista explica sintomas, fatores de risco e como controlar a doença inflamatória da pele

Descrição da imagem

Mundo • 11:06h • 25 de janeiro de 2026

Conheça os direitos das grávidas, mães e pais contratados nos regimes CLT e PJ

Estabilidade no emprego para as mulheres grávidas e licenças maternidade e paternidade, inclusive para pais adotivos, estão entre os direitos garantidos pela legislação trabalhista. Saiba quais são

Descrição da imagem

Cidades • 10:40h • 25 de janeiro de 2026

Caso em Bauru levanta debate sobre diferença entre morte aparente e real no atendimento pré-hospitalar

Perita em medicina legal aponta falhas na verificação de óbito e reforça que protocolos exigem avaliação rigorosa antes de qualquer declaração

Descrição da imagem

Variedades • 10:31h • 25 de janeiro de 2026

Por um número: Assis quase leva a Mega-Sena que agora paga R$ 92 milhões; confira as dezenas sorteadas

Aposta simples registrada na cidade acertou a quina e levou R$ 22,8 mil; região teve ao menos dez jogos premiados na quadra

Descrição da imagem

Saúde • 10:15h • 25 de janeiro de 2026

Programa de caminhadas aumenta atividade física e melhora sintomas em pessoas com asma, aponta estudo

Baseado em entrevistas motivacionais e metas semanais, intervenção estimulou pessoas com asma moderada e grave a realizarem caminhadas diárias

Descrição da imagem

Cidades • 09:41h • 25 de janeiro de 2026

Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria

Unidade participa pela primeira vez da seleção unificada do SUS-SP, fortalecendo a formação de especialistas e a assistência à infância na região

Descrição da imagem

Mundo • 09:09h • 25 de janeiro de 2026

Orelhões entram em fase de desativação, mas seguem onde não há outro serviço de voz

Fim das concessões marca transição definitiva da telefonia pública para as redes móveis

Descrição da imagem

Variedades • 08:41h • 25 de janeiro de 2026

Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região

De 18 a 24 de janeiro, reportagens destacaram descontos em tributos, prazos de matrícula, cursos gratuitos, alerta de saúde no verão, caso de maus-tratos e iniciativas culturais com impacto direto na rotina da população

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar