• Quatá realiza emissão do primeiro título e regularização biométrica no dia 27 de janeiro
  • Fusca Clube de Assis comemora Dia Nacional do Fusca com encontro aberto no centro da cidade
  • Assis e região somam milhões com terceiro repasse de ICMS do ano
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:24h • 07 de outubro de 2025

Governo de SP reforça combate à falsificação de bebidas e apreende mais de 7 mil garrafas

Festa universitária, bares e adegas receberam ações na grande São Paulo e interior; polícia apreendeu bebidas em local com registro de vítima fatal

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Ação de fiscalização em São Caetano no fim de semana.
Ação de fiscalização em São Caetano no fim de semana.

O gabinete de crise montado pelo Governo de São Paulo contra a falsificação de bebidas por metanol intensificou suas ações na noite de sábado (4), com fiscalizações em festas universitárias, bares e adegas. A quantidade de garrafas apreendidas para averiguação desde segunda-feira (29) ultrapassa 7 mil, além das outras 50 mil recolhidas ao longo do ano em todo o estado. Desde o início de 2025, 41 pessoas foram presas – 19 delas na semana passada.

A Secretaria de Saúde confirma 14 casos de pessoas contaminadas por metanol, duas delas vieram a óbito. Outros 148 casos são investigados, sendo 7 mortes, em boletim divulgado na tarde de sábado.

A Polícia Civil segue com as unidades especializadas de investigação mobilizadas para identificar os envolvidos nas adulterações. Uma das linhas de investigação é de que a contaminação pode ter acontecido no momento da limpeza dos vasilhames com metanol.

Policiais estiveram na sexta-feira (3) em um estabelecimento na Casa Verde, na capital, onde uma vítima fatal suspeita teria adquirido bebida alcoólica. No local, foram apreendidas garrafas de bebidas com suspeita de adulteração e sem documentação comprobatória de origem, que seguem agora para perícia.

Na última semana, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, determinou o cancelamento da inscrição estadual de estabelecimentos que comprovadamente venderam bebidas adulteradas com metanol, o que equivale ao fechamento do local, como medida para coibir a venda de produtos perigosos e garantir a segurança do consumidor.

Fiscalizações do fim de semana

O estado de São Paulo segue com 11 estabelecimentos interditados cautelarmente. As autoridades realizam esse procedimento para colher amostras de bebidas e verificar suspeitas de contaminação por metanol, o que só acontece posteriormente pela Polícia Científica. Até lá, os estabelecimentos podem ser interditados por questões sanitárias, como falta de higiene no local e problemas no armazenamento de alimentos.

As equipes da força-tarefa de fiscalização estiveram em uma tradicional festa universitária em Araraquara na noite de sábado (4). As Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal, em parceria com a Polícia Civil, inspecionaram 1.400 garrafas de bebidas do estoque do evento, incluindo vodca e outros destilados.

Foram conferidos notas fiscais, lacres e rótulos dos produtos destinados ao consumo no local, com o objetivo de verificar a procedência e garantir a segurança dos participantes. Não foram identificados indícios de falsificação ou adulteração.

“As ações de fiscalização fazem parte da rotina das equipes e foram intensificadas diante das investigações relacionadas a casos de intoxicação por metanol. Nosso trabalho é preventivo e educativo. Buscamos orientar organizadores e fornecedores para que adotem práticas seguras e garantir que o público possa participar dos eventos com tranquilidade e confiança”, explica Ana Lúcia Spagnol Bose, diretora do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo em Araraquara.

No ABC, 10 estabelecimentos foram vistoriados na noite de sábado, seis em São Caetano e quatro em Santo André. As equipes conferiram estoques e a apresentação de notas fiscais. Não foram identificadas bebidas com indícios de adulteração nem realizadas novas interdições. Foram constatadas infrações leves com relação, por exemplo, ao Código de Defesa do Consumidor, como sinalização e cardápio, em ações do Procon-SP.

Recomendações aos consumidores

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda evitar o consumo de bebida destilada que não saiba a procedência, e que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 19:37h • 20 de janeiro de 2026

Presença em múltiplos canais se torna decisiva para a sobrevivência das empresas

Com avanço no fechamento de negócios no Brasil, ser encontrado em diferentes pontos de busca passa a influenciar diretamente a decisão do consumidor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:28h • 20 de janeiro de 2026

Brasil se consolida como o segundo maior mercado de shows do mundo

Estratégia, gestão e experiência ajudam a explicar por que alguns eventos viram fenômenos de público enquanto outros enfrentam dificuldades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:33h • 20 de janeiro de 2026

Praias com o selo Bandeira Azul se destacam como opções para o verão brasileiro

País conta com 50 praias com selo sustentável na temporada 2026; saiba quais destinos estão na lista

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 20 de janeiro de 2026

Conforto e autonomia mantêm o carro como principal escolha dos brasileiros em viagens

Conforto, liberdade para fazer paradas e flexibilidade de horários reforçam escolha pelo automóvel, especialmente no período de férias

Descrição da imagem

Cidades • 16:33h • 20 de janeiro de 2026

Prefeitura de Palmital organiza inscrições do Transporte Universitário para o novo semestre

Cadastro on-line segue até 15 de fevereiro e contempla calouros e veteranos

Descrição da imagem

Saúde • 16:01h • 20 de janeiro de 2026

Tremor na pálpebra pode ser o primeiro alerta de sobrecarga mental

Sintoma comum e pouco conhecido surge como sinal físico de sobrecarga emocional; oftalmologista explica quando observar, como prevenir e quando procurar ajuda

Descrição da imagem

Cidades • 15:30h • 20 de janeiro de 2026

Coleta seletiva reforça reciclagem e sustentabilidade em Florínea

Cronograma semanal orienta moradores sobre dias corretos para descarte de recicláveis

Descrição da imagem

Educação • 15:05h • 20 de janeiro de 2026

Retorno à rotina escolar intensifica estresse emocional em crianças e adolescentes

Transição das férias para a rotina escolar tem intensificado sinais de estresse, insegurança e dificuldade de adaptação entre crianças e adolescentes

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar