• Portal Trampolim oferece 2,7 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
  • Curso de Medicina da FEMA alcança avaliação de excelência do Conselho Estadual de Educação
  • Fevereiro de 2026: veja como fica o funcionamento do comércio de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:07h • 13 de julho de 2025

Governo de SP lança plataforma para acompanhar casos de hepatite A

Ferramenta acompanha também outras doenças de transmissão hídrica e alimentar, como febre tifóide e pólio

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

As hepatites virais (causadas pelos vírus A, B e C) são infecções que atingem o fígado, muitas vezes de forma silenciosa, sem sintomas aparentes.
As hepatites virais (causadas pelos vírus A, B e C) são infecções que atingem o fígado, muitas vezes de forma silenciosa, sem sintomas aparentes.

O Julho Amarelo reforça a importância da prevenção, controle e vigilância das hepatites virais. Como parte das ações deste mês, o Governo de São Paulo lançou um painel para monitorar casos de hepatite A e outras doenças de transmissão hídrica e alimentar, como febre tifóide e pólio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também destaca a importância da vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluída no calendário infantil.

A nova ferramenta digital permite o acompanhamento em tempo real do número de casos, da taxa de incidência por 100 mil habitantes, além de dados por faixa etária, sexo e outros recortes. A plataforma está disponível em: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/dtha.

As hepatites virais (causadas pelos vírus A, B e C) são infecções que atingem o fígado, muitas vezes de forma silenciosa, sem sintomas aparentes. Elas podem causar alterações leves, moderadas ou graves, e evoluir para quadros crônicos como cirrose e câncer de fígado. Além das causas virais, há formas de hepatite associadas ao uso de medicamentos, álcool e drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

“A vacina é uma medida segura e eficaz para prevenir as infecções das hepatites virais. É fundamental que a população esteja atenta aos métodos de prevenção, como adoção de práticas seguras, para evitar o contágio e garantir o diagnóstico precoce das doenças”, explica Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES-SP.

A vacina contra a hepatite B para bebês oferece proteção imediata, já que a doença é grave e pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou o parto. Além disso, a doença também pode ser transmitida por contato com sangue e fluidos corporais, o que inclui até mesmo ambientes domésticos.

A imunização também é recomendada para recém-nascidos, independentemente da condição da mãe, já que a vacinação precoce é crucial para a prevenção da infecção crônica, que pode levar ao câncer de fígado e à cirrose.

Somente este ano, o estado de São Paulo registrou 949 casos de Hepatite A, um aumento de 90% quando comparado ao mesmo período de 2024, que registrou 498. Hepatite B registrou, no ano passado, 2.483 casos e até abril deste ano, foram 560. Já Hepatite C, foram 3.159 casos em 2024 e 641, até abril deste ano.

Hepatites virais

A hepatite A é transmitida por via fecal-oral, por meio de alimentos ou água contaminados, e pode ser prevenida com a vacina, a partir dos 12 meses de vida. Seus sintomas incluem febre, fadiga, náusea e icterícia. A hepatite B é transmitida principalmente por sexo desprotegido e compartilhamento de objetos pessoais, como lâminas e seringas. A prevenção é feita por uma vacina administrada em três doses.

Já a hepatite C é transmitida por contato com sangue contaminado, com sintomas geralmente ausentes, e também pode ser prevenida e tratada com o SUS, sendo importante realizar o teste para diagnóstico. A hepatite D é transmitida de forma semelhante à hepatite B, e seus sintomas são semelhantes aos das outras hepatites, como fadiga e icterícia. A principal forma de prevenção da hepatite D é a vacina contra a hepatite B, já que o vírus D depende do B para se multiplicar.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:35h • 22 de janeiro de 2026

Brasil avança para produzir genéricos de semaglutida após queda de patente

Preços devem cair cerca de 40% e ampliar o acesso a tratamentos para diabetes e obesidade

Descrição da imagem

Mundo • 11:12h • 22 de janeiro de 2026

IPVA 2026: placa final 9 tem prazo até quinta (22)

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

Descrição da imagem

Saúde • 10:53h • 22 de janeiro de 2026

Secretaria da Saúde alerta sobre cuidados para quem frequenta áreas de mata no verão

Planejamento, uso correto de repelentes e atenção a animais peçonhentos e carrapatos garantem lazer seguro; Paraná monitora doenças silvestres e reforça prevenção contra febre maculosa e febre amarela

Descrição da imagem

Esporte • 10:12h • 22 de janeiro de 2026

USP desenvolve ferramenta acessível para análise da largada no atletismo

Sistema de baixo custo e código aberto permite medir forças aplicadas pelos atletas no momento da largada e oferece feedback em tempo real para treinadores e equipes

Descrição da imagem

Educação • 09:29h • 22 de janeiro de 2026

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

Edição 2026 oferece 594 mil bolsas de estudos

Descrição da imagem

Saúde • 09:06h • 22 de janeiro de 2026

Estudo nacional alerta para riscos do uso prolongado de Omeprazol e similares

Pesquisa realizada em ratos reforça que inibidores da bomba de prótons, amplamente utilizados no tratamento de problemas estomacais, podem afetar absorção de minerais e comprometer a saúde óssea

Descrição da imagem

Educação • 08:44h • 22 de janeiro de 2026

Portal Trampolim oferece 2,7 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Vagas estão distribuídas entre Novo Emprego, voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em nova área ou iniciar nova carreira; e Meu Primeiro Emprego, para jovens de 16 a 24 anos que buscam a primeira oportunidade

Descrição da imagem

Saúde • 08:23h • 22 de janeiro de 2026

Aparência x qualidade: veja orientações para evitar desperdício de alimentos

Aparência um pouco marcada por fora e um formato menos bonito não significam que os produtos estejam impróprios para o consumo ou com o valor nutricional prejudicado. No Paraná, uma série de programas faz do estado destaque contra o desperdício de alimentos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar