• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:55h • 10 de outubro de 2024

Governo de SP lança campanha Outubro Rosa com Dia D de combate ao câncer de mama

Ações envolvem diversas iniciativas, entre elas as carretas da mamografia que ofertam exames gratuitos para mulheres de 50 a 69 anos nas cidades paulistas

Da Redação/Agência SP | Foto: Governo de SP

Carreta da Mamografia está entre ações de prevenção e combate ao câncer de mama oferecidas pelo Governo de SP
Carreta da Mamografia está entre ações de prevenção e combate ao câncer de mama oferecidas pelo Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas participou na quarta-feira (9), no Hospital da Mulher, na capital, do lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, com o Dia D de prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa reúne uma série de ações e serviços estaduais nas cidades paulistas voltados a sensibilizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde e os direitos de quem enfrenta a doença.

“Quantas pessoas são acometidas por câncer de mama porque não fazem uma mamografia ou são acometidas por um câncer de colo de útero porque não fazem um preventivo, porque não tomaram uma vacina do HPV. Nós temos que investir realmente nessa prevenção. Não podemos deixar para a última hora”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O evento teve a participação das secretárias estaduais Valéria Bolsonaro (Políticas para a Mulher) e Andrezza Rosalém (Desenvolvimento Social), além do secretário e da secretária executiva de Estado da Saúde, Eleuses Paiva e Priscilla Perdicaris, parlamentares estaduais e gestores de saúde, entre outras autoridades.

A campanha intersecretarial é promovida pelas Secretarias de Políticas para a Mulher, da Saúde, de Esportes e de Transportes, entre outras, além de órgãos como a Defensoria Pública do Estado. O objetivo é reforçar a sensibilização sobre a importância da realização da mamografia, já que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo.

Iniciativas e atividades

Em todas as regiões do estado, unidades de saúde se mobilizam para destacar a importância do autocuidado, da atenção aos sinais de alerta ao câncer e dos direitos à assistência adequada. Junto com a campanha, o Governo de São Paulo lança uma página oficial e uma cartilha para esclarecer as principais dúvidas das mulheres que ainda têm resistência em realizar o exame. O conteúdo aborda, também, os direitos das mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e pode ser conferido no endereço https://www.outubrorosa.sp.gov.br .

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) mobilizou um grupo de voluntariado para produção de almofadas de descanso para o braço de pacientes que realizaram mastectomia. Serão cerca de 300 unidades em formato de coração, confeccionadas pelas alunas de Costura do FUSSP para hospitais que realizam este tipo de cirurgia.

Já a Secretaria Estadual de Esportes promove, no próximo dia 13, o Circuito Mais Mulher. Com a iniciativa, a pasta quer incentivar a prática de atividade física e promover a autoestima da mulher. As inscrições para essa edição da corrida estão esgotadas.

Anualmente, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) convida pacientes a subirem em uma passarela para um desfile com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Este ano, o tradicional evento acontece no dia 29 de outubro.

Programas da Saúde

Completando 10 anos de existência, o programa Mulheres de Peito atende mulheres paulistas, com idades entre 50 e 69 anos, agendando exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Com três Carretas de Mamografia que percorrem diversas regiões do estado, o programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também oferece mamografia gratuita para pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.

A iniciativa do programa São Paulo Por Todas: Saúde e Empreendedorismo teve início há cerca de um mês no Vale do Ribeira e já percorreu os municípios de Apiaí e Eldorado. As carretas estão atualmente em Registro, e os serviços estarão disponíveis até o dia 11 de outubro, junto de cursos gratuitos do Sebrae e do Senac para promover a autonomia financeira. As próximas paradas serão as cidades de Ilha Comprida e Juquitiba. A população pode ter acesso ao itinerário das carretas da mamografia pelo site do Poupatempo e apps disponíveis para Android e iOS.

O Estado de São Paulo registrou um aumento de 33% no número de exames feitos pelas Carretas da Mamografia, em comparação com o ano passado. Em 2024, o projeto ampliou a cobertura do atendimento para 17 regiões, passando de duas para três carretas. Do dia 3 de janeiro até 28 de setembro deste ano, foram realizados 25.413. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar