Classificados • 09:13h • 23 de agosto de 2025
Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento
Edital contempla 12 vagas para o cargo e prevê a possibilidade de pessoas com deficiência e pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas
Agência SP | Foto: Divulgação
O Governo do Estado de São Paulo deu mais um passo importante para fortalecer a transparência e a eficiência da gestão pública. Foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (20) o edital 01/2025, que abre 12 vagas para o cargo de Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP).
A decisão representa um reconhecimento do papel estratégico desses profissionais na administração estadual. O Especialista Contábil atua na gestão e no controle das finanças públicas, assegurando que os recursos do Estado sejam aplicados com responsabilidade e em conformidade com a legislação.
Os profissionais interessados devem ter formação em Ciências Contábeis e registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O concurso oferece remuneração inicial de R$ 6.117,26.
Inscrições e etapas
As informações oficiais deste concurso serão divulgadas, além do Diário Oficial e do Portal de Concursos públicos do Estado, pelo Instituto Nosso Rumo, vencedor da licitação, e as inscrições serão realizadas pelo site www.nossorumo.org.br.
O período de inscrições será de 28 de agosto a 2 de outubro de 2025. Já a prova está marcada para o dia 2 de novembro de 2025. No cronograma completo, disponível no edital, estão previstas as datas para o envio de documentos, pagamento da taxa de inscrição, assim como o período para a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, e os demais prazos de recursos e divulgações do certame.
Atribuições do cargo
A carreira de Especialista Contábil envolve atividades de alta complexidade técnica, essenciais para a credibilidade das contas públicas e para a sustentabilidade fiscal do Estado.
Entre as atribuições previstas em lei e regulamentos profissionais, destacam-se:
• Organização e execução dos serviços de contabilidade em órgãos e entidades públicas;
• Escrituração contábil e elaboração de demonstrações financeiras, relatórios e balanços patrimoniais;
• Auditoria interna e externa, além de revisões de contas e registros contábeis;
• Perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, contribuindo para decisões administrativas e judiciais;
• Avaliação patrimonial, de fundos de comércio e de ativos tangíveis e intangíveis, garantindo precisão nas movimentações e registros do Estado;
• Controle de custos, elaboração e monitoramento de orçamentos, fundamentais para o planejamento estratégico da administração pública;
• Prestação de contas dos órgãos e entidades estaduais, assegurando transparência e conformidade;
• Atuação em conselhos fiscais, comitês e instâncias de governança, oferecendo suporte técnico qualificado para a tomada de decisão.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço